terça-feira, 22 de junho de 2010

Dia 25 - Évora

DESCRIÇÃO 19.06.2010
18:30h - Arranque de évora
19:30h - Regresso a Évora

Total do dia: 5 km em 1:00h
Total do Projecto: 1100 km

RELATO PESSOAL
Ontem pedalei mais do que o usual. Através do couchsurfing, consegui estadia em Évora, pelo que optei por pedalar ao final do dia mais 50 km do que o previsto. Hoje, compenso com um bom descanso, e planeio pedalar apenas ao final da tarde, para Arraiolos, a apenas 22 km. Durante a tarde visito Évora e a sua história.

- Rua tradicional em Évora, com calçada grossa e estreita

- Estacionamento para bicicletas. Localizado em zona de menor importância, tem um encaixe para a roda (não aconselhável)

- Évora, há semelhança do Algarve, também tem vias com um linha azul pintada no chão. Esta não é uma ciclovia, mas sim um linha indicadora do percurso de uma carreira de autocarro, que circula na cidade, e pára onde o utilizador quiser.

- Um grupo de amigos de Lisboa fez-me uma surpresa, e foi almoçar comigo ao "Lavrador", em Évora. A contar da esquerda: Jorge, Álvaro, Filipe (meu anfitrião), eu, Pedro, Pedro e Fernando. Esta rapaziada encontra-se todos os Sábados na Tasca da Rosa, em S. Apolónia, Lisboa, para sardinhadas e petistos.

- Mais um estacionamento, desta vez bem sinalizado. E para que não haja dúvidas: motas, bicicletas e motorizadas.

A poucos metros do estacionamento anterior, duas bicis amarradas a um sinal de trânsito, consequência de má localização deste último.

- Praça de Giraldo, em Évora

Ao final da tarde, já equipado, preparava-me para arrancar para Arraiolos e despedi-me dos amigos que me visitaram.

- Ao entrar na ecopista de Évora, duas surpresas desagradáveis: dois furos seguidos. E já não tinha mais câmaras de ar.

Ao longo deste projecto tenho tentado vencer as dificuldades sózinho. Sempre que possível, devemos ser autónomos, e tentar resolver os problemas por nós próprios. Mas por vezes, a vida é de longe mais fácil quando, em vez de indepência e autonomia, pedimos ajuda. Poder contar com os outros é uma dávida, e saber usá-la nas situações extremas enriquece e fortalece os laços de amizade e camaradagem. Um telefonema para um conhecido num clube de BTT de Estremoz, uns minutos de espera, e tinha comigo duas câmaras de ar novinhas em folha, às portas de Évora. Substituí-as numa estaçao de serviço, e como já estava a escurecer, optei por ficar mais um noite em Évora, em casa do meu anfitrião da noite anterior, que gentilmente me abriu as portas de sua casa mais uma vez.

- Eu e o meu anfitrião, a despedirmo-nos, minutos antes de eu furar. Acabaria por voltar a sua casa, para mais uma noite de estadia.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.

Ao Filipe, por me albergar duas noites na sua casa, nas Portas de Avis, em Évora
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos

1 comentário:

  1. Caramba, parece que só foi preciso eu perguntar-te se não tinhas voltado a ter furos desde Tróia para voltares a furar uma série de vezes seguidas. :) Às vezes há coincidências destas. Ainda por cima furas sempre aos pares!

    Enfim, tudo isto faz parte da vida de um ciclista! ;)

    ResponderEliminar

Dia 1 - Moita Dia 2 - Setúbal Dia 3 - Alcácer do Sal Dia 4 - Grândola Dia 5 - Santiago do Cacém Dia 6 - Sines Dia 7 - Vila Nova de Mil Fontes Dia 8 - Zambujeira do Mar Dia 9 - Aljezur Dia 10 - Sagres Dia 11 - Lagos Dia 12 - Portimão Dia 13 - Silves Dia 14 - Albufeira Dia 15 - Loulé Dia 16 - Faro Dia 17 - Tavira Dia 18 - Vila Real de Santo António Dia 19 - Alcoutim Dia 20 - Mértola Dia 21 - Serpa Dia 22 - Beja Dia 23 - Moura Dia 24 - Portel Dia 25 - Évora Dia 26 - Arraiolos Dia 27 - Estremoz Dia 28 - Elvas Dia 29 - Campo Maior Dia 30 - Portalegre Dia 31 - Nisa Dia 32 - Vila Velha de Ródão Dia 33 - Castelo Branco Dia 34 - Idanha-a-Nova Dia 35 - Fundão Dia 36 - Covilhã Dia 37 - Belmonte Dia 38 - Guarda Dia 39 - Celorico da Beira Dia 40 - Aguiar da Beira Dia 41 - Moimenta da Beira Dia 42 - Lamego Dia 43 - Vila Real Dia 44 - Tabuaço Dia 45 - Carrazeda de Ansiães Dia 46 - Vila Nova de Foz Côa Dia 47 - Vila Flôr Dia 48 - Mirandela Dia 49 - Macedo de Cavaleiros Dia 50 - Santa Comba de Rossas Dia 51 - Bragança Dia 52 - Vinhais Dia 53 - Valpaços Dia 54 - Chaves Dia 55 - Vila Pouca de Aguiar Dia 56 - Cabeceiras de Basto Dia 57 - Vieira do Minho Dia 58 - Póvoa de Lanhoso Dia 59 - Guimarães Dia 60 - Braga Dia 61 - Ponte de Lima Dia 62 - Valença Dia 63 - Caminha Dia 64 - Viana do Castelo Dia 65 - Esposende Dia 66 - Póvoa de Varzim Dia 67 - Porto Dia 68 - Espinho Dia 69 - Ovar Dia 70 - Murtosa Dia 71 - Aveiro Dia 72 - Águeda Dia 73 - Sever do Vouga Dia 74 - Oliveira de Frades Dia 75 - São Pedro de Sul Dia 76 - Viseu Dia 77 - Tondela Dia 78 - Santa Comba Dão Dia 79 - Coimbra Dia 80 - Montemor-o-Velho Dia 81 - Figueira da Foz Dia 82 - Pombal Dia 83 - Leiria Dia 84 - Nazaré Dia 85 - Caldas da Raínha Dia 86 - Rio Maior Dia 87 - Alcobaça Dia 88 - Fátima Dia 89 - Tomar Dia 90 - Abrantes Dia 91 - Entroncamento Dia 92 - Alpiarça Dia 93 - Santarém Dia 94 - Coruche Dia 95 - Salvaterra de Magos Dia 96 - Alenquer Dia 97 - Torres Vedras Dia 98 - Mafra Dia 99 - Cascais Dia 100 - Lisboa Image Map Passe com o rato sobre as localidades e aguarde 1 segundo. ...........................................................