DESCRIÇÃO 05.06.2010
11:30h - Arranque de Portimão, Rocha
13:00h - Chegada a Silves, 22km
17:00h - Passeio pela cidade.
Total: 34 km em 1:45h
RELATO PESSOAL
A saída de Portimão fez-se com uma nova passagem pelo centro, para apreciar mais cores da típica sinalização de indicação da cidade.
- "Centro" cor-de-rosa, escuro
É importante que os responsáveis nas Câmaras pelas áreas da mobilidade, segurança rodoviária e qualidade de vida respeitem as normas em vigor, no que toca a sinalização horizontal e vertical de vias de comunicação. Para bem de todos.
A caminho de Silves, deparo-me com uma recta. Será?
- Conseguem ver um rotunda ao fundo? Eu não!
- Já se vê qualquer coisa ali de lado.
- Afinal não é uma recta, mas uma entrada numa rotunda. E temos de dar prioridade.
Aprendi com os meus professores um conceito sobre o meu comportamento enquanto condutor: a geometria das vias define, em muitos casos, a forma como me comporto na estrada. Em recta, acelero. Em curva, abrando. Se à entrada de uma rotunda, tenho de ceder a prioridade, reduzir a velocidade ou até mesmo parar, não faz sentido criar uma entrada e saída da rotunda em recta. Vai estimular em mim a sensação que a via onde circulo tem prioridade, o que não acontece. E neste exemplo, em determinadas condições, posso mesmo nem ver a rotunda, entrando nela perigosamente, sem os devidos cuidados.
O eixo das vias que dão acesso às rotundas deve ser em curva, para o centro da mesma, com um raio de transição adequado.
- Parque aquático, próximo de Portimão
- A ciclovia do Algarve
Nesta via, onde veículos com mais de um tonelada circulam a 80 km/h, não é seguro colocar veículos com uma inércia (15 kg) e velocidade (20km/h) substancialmente inferiores, a partilhar o mesmo espaço. Ainda para mais, com a existência de uma berma generosa. O corredor para bicicletas deveria estar do lado oposto da guia.
- Parque de merendas no caminho. Muito bom para viajantes como eu pararem 5 minutos para recuperar energia.
- Aquela curiosa guia azul, de novo. O que representará?
- Chegada a Silves
- Conversa com a Ana Paula, presidente do clube de BTT de Silves.
Na zona ribeirinha, foi criado um parque e jardim, ao longo de quase 1 km. Um zona com diversas infraestruturas, como Complexo de Piscinas e Pavilhão de Exposições. Aqui, uma ciclovia, a única da cidade, foi criada a pensar no lazer e passeios de final de tarde.
- Ciclovia no parque, com estacionamento para bicis. Pena ser desadequado, pois é do tipo "empena rodas"
- Ciclovia no parque, com largura suficiente para ser partilhada por peões e ciclistas.
- Agora, está a berto o caminho para a criação de mais corredores para bicicletas, por toda a cidade. Aqui, no lado oposto ao do parque, um passeio separado da via por espaço verde, oferece condições para ser partilhado entre peões e bicicletas.
Uma boa notícia para quem quer aproveitar o parque ao máximo: a Câmara Municipal de Silves disponibiliza gratuitamente algumas dezenas de bicicletas a quem quiser pedalar pelo parque da cidade. Esperamos que se estenda em breve por toda a cidade.
- Sistema de empréstimo gratuito de bicicletas, no parque da cidade
- Medida de acalmia de tráfego: pavimento em cubos de basalto, zona pedonal à mesma cota da via e elementos paisagisticos urbanos, como canteiros. Assim, os veículos circulam mais devagar.
- Ribeira do Arade, junto ao parque da cidade
- No terraço da residencial "Ponte Romana", eu e o Magalhães 2, com o castelo de Silves em fundo.
- Bailarico nos Bombeiros Voluntários de Silves, à noite
CIDADE CICLÁVEL:
Inclinações e altitudes: cidade ribeirinha, em grande parte plana, com algumas inclinações na zona histórica.Arruamentos: pavimentados com paralelos no centro histórico. Betuminoso nos arruamentos fora do centro e vias bastante largas.
Rotundas: quanto baste, mas que promovem velocidades excessivas na sua aproximação.
Medidas de acalmia de tráfego: no centro histórico
Corredores para bicicletas: apenas no parque da cidade, mas desenquadrados de uma rede ciclável.
Estacionamento de bicicletas: apenas no parque da cidade, e do tipo "empena rodas"
SENTIMENTOS, EMOÇÕES, PENSAMENTOS E OUTRAS CAROLICES
Gostei de conversar com a Ana Paula, Presidente do clube de BTT Xilb, de Silves.
Notou-se um grande entusiasmo e paixão pelas bicicletas, e deu para perceber que em Silves o tráfego automóvel não é intenso, mesmo durante a semana. Existem alguns utilizadores de bicicleta, por toda a cidade, mas nenhum corredor para bicicletas. Contudo, diversas medidas de acalmia de tráfego estimulam as pessoas a deslocar-se a pé e de bicicleta.
CURIOSIDADE DO DIA
- Detesto este sinal.
HIPERLIGAÇÃO DO DIA
Clube de BTT de Silves DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Salas, sacos e alforges: 6, com um total de 20kg
Inclinação: Suave
Consumo de líquidos: 1/2 litro de água
Consumo de sólidos: 4 bolachas de cereais,
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Refeições: Almoço: Frango grelhado
Jantar, Frango assado
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 1 par de meias
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 500
Novos amigos no Facebook: 50
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
591 km percorridos de bici em Portugal, desde 22.05.2010
A tua mãe também se chama Carolina ? Deve ser uma rica senhora :D
ResponderEliminarEstou a gostar de te acompanhar...força nisso.
Quando passares por Abrantes, estarei atenta.
Ah!!! Alguém que lê o blog até ao final :)
ResponderEliminarObrigado Carolina. Vai dando notícias. Vêmo-nos em Abrantes dia 7 de Setembro. Abraço.