09:30h - Arranque de São Teotónio
10:00h - Chegada a Zambujeira do Mar » ver percurso
10:15h - Apresentação na EB1 da Zambujeira
11:15h - Arranque para Aljezur
13:30h - Chegada a Aljezur » ver percurso
15:00h - Apresentação na EB1/J.I., de Aljezur
17:00h - Visita à vila e às praias da zona
Total: 43 km em 2:30h
- Vista da Arrifana, Aljezur, com maresia
RELATO PESSOAL
Começou bem este dia, que representou a entrada no reino dos Algarves.
De manhã despedi-me do propríetário da pensão onde fiquei albergado, em São Teotóneo. Gente que gosta de falar com "estrangeiros". Segui para a Escola Básica 1º Ciclo da Zambujeira do Mar, a 7 km quase sempre a descer. 20 minutos de bicicleta, a "esgalhar" a 35 km/h.
Na escola, esperavam-me duas turmas da primária. Miúdos dos 6 aos 9 anos, com uma atenção redobrada, tal era a curiosidade com o "senhor da bicicleta". A "poderosa" equipada com 5 malas também os impressiona.
- Na sala de aula da primária da Zambujeira do Mar
- Pergunta "Quem daqui tem bicicleta?"
- No final, a natural curiosidade de ver ao perto e tocar a "poderosa", gentilmente cedida pela MOTOVEDRAS para este projecto
Feita a apresentação, os alunos vêm ao recreio despedir-se de mim ao portão, acenando com o braço.
O sentimento de dever cumprido assola-me, e parto para a próxima escola, sentindo que esta primeira experiência com miúdos da primária correu bem.
- Pelo caminho, vejo esta relíquia, abandonada, da extinta Junta Autónoma de Estradas. A placa em azulejos mostra a data de 1933.
- Estradas do Algarve, com pavimento regular, mas praticamente sem berma em todo o percurso
- Ponte de Odeceixe, limite administrativo entre Alentejo e Algarve
- Num país desenvolvido, a via que vêm à direita seria certamente uma ciclovia paralela à estrada nacional, em todo o seu traçado. Aqui, é apenas um curto acesso rural.
- Estradas do Algarve, com rectas a perder de vista, mas sem ciclovias
Na chegada à Escola, em Aljezur, deparei-me com algo: a estrada que dá acesso è entrada principal da escola, que já teve dois sentido, foi reformulada de forma a ter apenas um sentido, e mais estacionamento para automóveis. Assim, sobrou espaço para um corredor para bicicletas. Infelizmente, não está lá definido, nem sequer em pintura.
- Arruamento com largura suficiente para ter um corredor para bicicletas
- Junto à entrada da escola, no exterior, uma bicicleta amarrada. De quem será?
- O auditório da escola, com 120 alunos e professores
- Um aluno a testar o mini gerador eólico da Bio Future House
- Pergunta: "Quem tem uma bicicleta em casa?"
- Na tela, um ciclista a transportar um bebé, no atrelado da sua bicicleta, na Moita
- E aqui está: o Maurice, dono da bicicleta amarrada no exterior da escola. Faz todos os dias 7 km de sua casa à escola, muitas vezes acompanhado pelo pai. Excelente exemplo.
Nota: tenho insistido com os responsáveis das escolas que, por razões de visibilidade, segurança e promoção do uso da bicicleta como meio de transporte, as estruturas para estacionamento de bicicleta devem estar no interior da escola, junto à portaria. E nunca do tipo "empena rodas"
- A natural curiosidade dos miúdos, para ver e tocar a "poderosa"
- Alunos a "dominar" o Magalhães 2, na internet.
Ao final da tarde, por convite de uma professora da escola, fui conhecer a vila de Aljezur, e as praias da Amoreira, Monte dos Clérigos e Arrifana. Lindíssimas e selvagens, num dia com maresia.
- Rochedo, na praia da Arrifana
SENTIMENTOS, EMOÇÕES, PENSAMENTOS E OUTRAS CAROLICES
Hoje o dia foi de uma intensidade estonteante. Visitas a duas escolas e respectivas apresentações. Pelo meio, mais de 40 km pedalados, visitas à vila e praias de Aljezur e actualização do blogue. Com tudo isto, tenho dormido 6 horas diárias.
Hoje, pela primeira vez na vida, pediram-me autógrafos. E este pedido, vindo de crianças dos 6 aos 9 anos, teve um gostinho muito especial. É que eles são do mais inocente e sincero que há. Se pediram autógrafos, é porque realmente gostaram de mim, da apresentação e do tema da mesma. Venham mais escolas. Venham mais adeptos da bicicleta.
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Salas, sacos e alforges: 6, com um total de 20kg
Inclinação: parte suave, parte serra.
Consumo de líquidos: 1 litro de água
Consumo de sólidos: 4 bolachas de cereais
Outros modos de transporte utilizados:
Duches: 1, de aprox.20 minutos, aquecida por painél solar térmico
Refeições: Almoço: Bitoque
Jantar, Pizza
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 1 par de meias
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 500
Novos amigos no Facebook: 20
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos que me cedeu.
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Aos professores da escola, que simpaticamente me ofereceram o almoço e me deram guarida esta noite.
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
426 km percorridos de bici em Portugal, desde 22.05.2010
Paulo, vejo que está a correr bem. Parabéns. Junto às escolas também se pode optar por colocar lombas e outros mecanismos de redução de velocidade. Assim o ciclista pode ser integrado normalmente na estrada. É muito importante a tua sugestão dos parqueamentos de bicicleta no interior das escolas e se possível debaixo de um telheiro. E em formato de U invertido. As escolas têm espaços e não se justifica que a bicicleta fique meio abandonada no exterior. Uma curiosidade: o que falas nas apresentações nas escolas? do projecto, dos benefícios de andar de bicicleta?
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarAssim que se lê o título do artigo publicado no suplemento DN Gente (29.05.2010) é quase impossível não assobiar 'Verão Azul' :)
Escrevo para felicitar por esta iniciativa pedalada e pela opção quotidiana da bicicleta! As mudanças sociais são lentas mas vale a pena continuar a acreditar.
Os exemplos (as sementes) animam e cedo ou tarde frutificam :)
Vivo em Leiria e talvez possa assistir à passagem do Paulo por cá, mas até lá desejo ânimo e que tudo siga pelo melhor!
Nídia
O facto de passar pela minha santa terrinha [Santa Comba Dão] fez com que eu descobrisse esta iniciativa [através alerta google]. Na impossibilidade de fazer melhor dei uma pequena pedalada no sentido de ajudar, divulgando no meu Voz do Seven.
ResponderEliminarSaudações
Neves, AJ
Olá Paulo!
ResponderEliminarÉ com agrado que tenho acompanhado, quase diariamente, esta tua jornada.
Revejo na tua aventura algo que gostaria de fazer um dia , aliás qualquer amante de bicicletas o gostaria de fazer.
Pode ser que , lá mais para a frente ou mais próximo da nossa terrinha , dê para te acompanhar numa etapa.
Desejo-te a melhor das sortes e uma boa viagem por este nosso País.
Um abraço.
Gabriel
Crítical, Nídia e Neves, obrigado pelo vosso apoio.
ResponderEliminarPaulo
Gabi, um grande abraço. Passo por dornelas a 9 de Julho. Pode ser que estejas por lá.
ResponderEliminarPaulo