08:30h - Saída de Albufeira
10:00h - Chegada a Loulé » ver percurso
Total do dia: 26 km em 1:50h
- Saída de manhã, de Albufeira
RELATO PESSOAL
Mais uma manhã a pedalar. Cada dia que passa saio mais cedo. O calor aperta, e assim de manhã padalo com temperaturas a rondar os 20ºC. De tarde, mais de 30ºC assustam qualquer ciclista.
- Pela N125, em zona com berma
- Pela N125, em zona sem berma.
A N125 e uma via, basicamente, remendada aqui e ali com intervenções sempre orientadas para dois parâmetros: velocidade e escoamento de tráfego. Na figura anterior, num determinado troço, aquando da beneficiação da via, foi realizado o aumento de uma para duas vias de circulação. Naturalmente, o espaço foi ganho à custa da supressão da berma. Nem sobrou espaço para um passeio. Reparem no sinal de paragem de BUS. Tenho pena de quem tiver de estar ali à espero do autocarro. Tenho pena também, que não haja berma para ciclistas.
- Outra zona com 2 vias no mesmo sentido, sem berma
- Um sinal que me agradou: indicação do nome da via e da distância ao destino.
Em todo o caso, não aconselho a N270 neste troço. Demasiado tráfego de pesados, devido à pedreira próxima. E sem berma, o que a torna perigosa para ciclistas.
- Ao fundo, a pedreira e cimenteira
- A "Poderosa", sob a Via do Infante de Sagres
- O perigo é a recta que vem a seguir à curva, que promove velocidades excessivas, mesmo à passagem de um entroncamento com via de muito tráfego. Em vez do sinal, seria mais eficaz adoptar medidas de acalmia de tráfego na zona da passagem junto ao entroncamento e garantir velocidades menos agressivas.
- Já em Loulé, via no centro da cidade. O pavimento em paralelos promove velocidades mais baixas nos veículos.
- Uma avenida nova, com duas vias em cada sentido, junto à escola secundária. Promovem-se velocidades elevadas junto de concentração de jovens estudantes. Sugestão: passadeira sobreelevada, à cota do passeio, forçando a redução da velocidade dos veículos na passagem junto à escola.
- Alunos e professores, no ginásio da escola, momentos antes da apresentação.
- Durante a apresentação
- Na sala de professores, a actualizar o blogue, a responder a e-mails e a conversar com outros utilizadores no facebook. Tudo no Magalhães 2.
CIDADE CICLÁVEL:
Inclinações e altitudes: cidade a 10 km do mar, com inclinações suaves na zona histórica. Inclinações médias para sair e entrar da cidade.Arruamentos: pavimentados com paralelos no centro histórico. Betuminoso nos arruamentos fora do centro e vias bastante largas.
Rotundas: quanto baste, promotoras de velocidades baixas.
Medidas de acalmia de tráfego: no centro histórico, e rotundas
Corredores para bicicletas: Não tem
Estacionamento de bicicletas: Não vi nenhum.
HIPERLIGAÇÃO DO DIA
Eu Pedalo
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Salas, sacos e alforges: 6, com um total de 20kg
Inclinação: Média, na Serra da Pedreira
Consumo de líquidos: 1/2 litro de água
Consumo de sólidos: 4 bolachas de cereais,
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos, com água aquecida por painel solar térmico
Refeições: Almoço: Vitela Estufada
Jantar, Bife de Peru
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 1 par de meias, 2 camisas, 4 camisolas
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 500
Novos amigos no Facebook: 50
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
À Isabel por me acolher na casa em Loulé.
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
654 km percorridos de bici em Portugal, desde 22.05.2010
Passas-te á minha porta.
ResponderEliminarParabéns Paulo