(Blogue actualizado com Magalhães 2)
DESCRIÇÃO 08.06.2010
09:00h - Arranque de Loulé
10:15h - Chegada a Faro, EB 2,3 D. Afonso III
11:15h - Apresentação aos alunos
13:30h - Passeio por Faro
15:00h - Conversa com professores e directores da Escola Secudária Pinheiro e Rosa
17:00h - Arranque para Olhão
17:40h - Chegada a Olhão e passeio pela cidade
Total do dia: 62km em 3:30h
RELATO PESSOAL
Etapa com bastantes descidas, de Loulé para Faro. Vias de tráfego médio, e desta vez, com companhia nas pedaladas. Ainda em Loulé, duas situações que me despertaram a atenção.
- (Bom) Sinal de velocidade aconselhada de 30 km/h no centro de Loulé. Perfeito mesmo, seria se em vez de aconselhado, fosse um sinal de proibido andar a mais de ...
- Visão bonita: um pai vai levar o filho à creche ... de bicicleta. Em Loulé.
- Tempo para passar pelo elevador de acesso às minas de Salgema
- Carlos Cabrita, professor na Escola Secundária de Loulé, que me acompanhou nestes 25 km de pedaladas entre Loulé e Faro.
- Pelo caminho, "rapaziada" do clube de ciclismo do Louletano ainda nos acompanhou por alguns minutos, enquanto conversávamos sobre os "100 dias". Ficou a promessa de um novo encontro durante a tradicional Volta a Portugal em Bicicleta.
- Aqui, a berma poderia ter um corredor ciclável
- Aqui também
- Não resisti a fazer uma montagem rápida no Paint, com representação gráfica de uma possibilidade de marcação de um corredor para bicis.
- Carlos Cabrita e eu, na chegada a Faro.
- Na Escola D. Afonso III, em Faro, a bici de um aluno, em estacionamento do tipo "empena rodas", junto à portaria da escola.
- No auditório da escola, durante a apresentação que realizei para alunos e professores
- António Caetano, Ester (directora da escola) e Isabel
- Bicicleta-ambulância da Cruz Vermelha, ideal para zonas de grandes aglomerados de pessoas, como concertos e manifestações.
- Polícia a patrulhar de bicicleta, em Faro
A convite de outro professor, fui visitar a sua escola e conversar com colegas, sobre mobilidade.
- Ciclovia segregada do tráfego automóvel. Em zonas de velocidade superior a 50 km/h, a separação física da ciclovia é aconselhada. Não é necessária a pintura vermelha.
- Suposto passeio pintado a amarelo
- Estacionamento de bicis. Na realidade, a roda quase nem encaixa nesta estrutura.
- A "Poderosa" e a bicicleta do professor António Caetano, que desde há 3 anos, todos os dias se desloca de Olhão para Faro, onde dá aulas, de bicicleta.
- Conversa com professores da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, sobre mobilidade e bicicletas. Alguns, com experiência a pedalar na Holanda.
É incível como estou diariamente a descobrir informação sobre o nosso passado, inclusivé de Lisboa. Dois dos professores desta escola fizeram a sua vida académica na capital, no início da década de 70. Os seus relatos sobre o tráfego automóvel da altura, os engarrafamentos e os horas que demoravam a circular de autocarro, antes da existência dos corredores BUS, deixaram-me fascinado e fizeram-me perceber o quanto a cidade teve de mudar para conseguir receber tantos automóveis. Naturalmente, os reponsáveis pela cidade, na altura, tiveram de ceder à pressão, e redimensionar o espaço público, adaptando-o ao automóvel. Alargaram-se estradas, fizeram-se cruzamentos, rotundas, estacionamentos. Reduziram-se os passeios, os jardins, os largos, as praças. Roubou-se espaço aos peões (todos nós), para beneficiar os condutores (alguns de nós). Felizmente, a política actual é diferente. Agora, começa a reduzir-se o espaço para os automóveis, e a ganhar espaço para os peões.
- Aceitei o convite do António Caetano para pernoiar em sua casa e jantar com a sua familia. Ele mora em Olhão, a 8 km de Faro. Aqui, vamos a caminho, na EN125, numa zona sem berma. À direita, uma senhora com carrinho de bebé utiliza a estrada, por falta de passeio.
- Em Olhão, juntou-se a nós o Luís, num passeio pelo agradável centro da cidade.
- Mais uma visão bonita: um casal partilha a bicicleta. Reparem na marca da bici :)
CIDADE CICLÁVEL:
Inclinações e altitudes: cidade costeira, praticamente planaArruamentos: pavimentados com paralelos no centro histórico. Betuminoso nos arruamentos fora do centro e vias largas.
Rotundas: quanto baste, promotoras de velocidades baixas
Medidas de acalmia de tráfego: no centro histórico, e rotundas
Corredores para bicicletas: alguns, fora do centro
Estacionamento de bicicletas: poucos.
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Salas, sacos e alforges: 6, com um total de 20kgInclinação: Plano
Consumo de líquidos: 1/2 litro de água
Consumo de sólidos: 4 bolachas de cereais,
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Duches: 2, de aprox.10 minutos
Refeições: Almoço: Panados de Peixe
Jantar, Peru Estufado
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 1 par de meias, 2 camisas, 4 camisolas
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 500
Novos amigos no Facebook: 50
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao Carlos Cabrita pela agradável companhia a pedalar de Loulé a Faro.
Ao António Caetano e sua família, por me alojarem em sua casa.
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
716 km percorridos de bici em Portugal, desde 22.05.2010
Só por curiosidade, não voltaste a ter furos desde aqueles na chegada a Tróia? :)
ResponderEliminarOlá Paulo.
ResponderEliminarFelizmente não. Tive aqueles dois furos seguidos aos 100km, mas já vou em 750km e não furei de novo. Em todo o caso foram factores externos responsáveis pelos furos: numa roda, um vidro espetado, na outra, demasiada pressão rompeu a câmara de ar junto à vàlvula.
Um grande abraço.
Paulo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarBoa noite, só antes de ontem tomei conhecimento da iniciativa que desde já felicito. Tenho andado a ler o seu blogue desde o início e cheguei a Faro - amanhã continuo. Gosto de andar de bicicleta e desejaria que as nossas cidades fossem mais 'Bike friendly' mas infelizmente ainda temos um longo caminho a percorrer. Continuação de bom passeio e não necessita de responder pois já me apercebi que acaba por estar mais tempo no computador que na bicicleta (Hehehe!) Cumprimentos, Vitor Faro
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