segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dias 50 e 51 - Macedo de Cavaleiros a Santa Comba de Rossas e Bragança

Projecto realizado com uma Specialized Crosstrail Deluxe Elite
Blogue actualizado com Magalhães 2

DESCRIÇÃO 18.07.2010
09:15h - Partida de Macedo de Cavaleiros
10:45h - Chegada a Santa Comba de Rossas
11:00h - Arranque de Santa Comba de Rossas
12:15h - Chagada a Bragança

Total do dia: 46 km em 2:30h
Total do projecto: 2211 km desde 22.05.2010

RELATO PESSOAL
Depois de um dia passado na praia fluvial da Albufeira do Rio Azibo, arranque para Santa Comba de Rossas com a equipa de cicloturismo do ACDR Bela Vista


- Planta e Perfil da etapa de hoje, utilizando http://www.ridewithgps.com/

- A foto de grupo, momentos antes do arranque

- Já na estrada nacional, agora com muito menos tráfego automóvel, desviado para o IP4

- Numa subida, perto de Santa Comba de Rossas

- Em Santa Comba de Rossas, paragem para reforço alimentar. Tempo para fotografar esta Garrafa/leitor de MP3 que veio a animar o grupo com musica popular portuguesa, alto e bom som.

Por indicação desta rapaziada, e por a aldeia de Santa Comba de Rossas ser pequena, não ter estruturas de apoio ao viajante, nem muita gente a viver lá permanentemente, optei por seguir para Bragança, adiantando assim um dia neste projecto. Ainda para mais, o caminho era maioritariamente a descer. Como informação útil, o facto de Santa Comba de Rossas ter sido durante muitos anos a estação de comboios a mais alta altitude, em Portugal, a cerca de 1000m acima do nível médio das águas do mar. Agora, está desactivada.

- Já a caminho de Bragança, um furo. Nada que não se resolva no local.

- A descer para Bragança

- Paragem para descanso. Por aqui, as fontes de água potável e fresca são um ponto de encontro entre cicloturistas, betetistas e viajantes. Aqui despedi-me dos cicloturistas do Bela Vista, que voltaram para Macedo de Cavaleiros e prossegui com outros 3 companheiros de pedaladas, que seguiam na direcção de Bragança.

- A entrada em Bragança fez-se por uma estrada com 3 vias de circulação. Pergunto-me se esta cidade, sede de um concelho com 35 000 habitantes terá assim tanto tráfego que justifique tanta área de ocupação de solo com betuminoso. Detectei também um passeio estreito e nada de corredores para bicicletas.

- Chegada ao ponto de encontro com a minha anfitriã em Bragança, a Céu.

- Castelo, Torre de Menagem e zona antiga de Bragança

-Rua reperfilada, com um só sentido de tráfego, passeios generosos, e obstáculos a evitar o estacionamento abusivo no passeio. O pavimento em blocos de basalto também ajuda a reduzir a velocidade dos automobilistas nesta zona do centro da cidade.

- Numa segunda-feira de manhã, este era o tráfego nesta artéria com 2 vias em cada sentido, mais via de stockagem para viragem à esquerda. Pergunto-me qual terá sido o critério para se construir tamanha via: tráfego para daqui a 40 anos? Questões estéticas? Querer passar a ideia de desenvolvimento? Estimular ainda mais a utilização do automóvel? Quanto terá custado a mais esta via? Quanto irá custar a nós, contribuintes, a manutenção da mesma, ao longo dos próximos anos?

- Vista para Norte-Nordeste. Vou lá amanhã, visitar Rio de Onor

- No interior do Castelo

- Via recentemente construída, para acesso à E.T.A.R. Acompanha o relevo, com uma inclinação mais suave. Assim, não são necessárias grandes escavações, aterros ou obras de arte (pontes ou viadutos)

- Outra rua no centro da cidade

- Boa solução de acalmia de tráfego. Equilibrio entre estética e acessibilidade

A cidade de Bragança tem, na sua generalidade, inclinações suaves para a utilização da bicicleta como meio de transporte. Contudo, as temperaturas elevadas que se fazem sentir nesta altura do ano, aconselham o seu uso apenas durante a manhã, ao final da tarde ou à noite. Não são visíveis no terreno medidas de promoção da bicicleta como meio de transporte.

DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Consumo de líquidos: 1 litros de água
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 1 par de meias
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 450
Novos amigos no Facebook: 15

Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.

Aos cicloturistas do ACDR Bela Vista, por me acompanharem nesta etapa
À Céu, por me albergar estes dias em Bragança

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos

4 comentários:

  1. Não te esqueças de ir a Gimonde comer a Posta... Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Já estas a meio das etapas sim senhor tou a gostar ver, um abraço e força nas "canetas".

    ResponderEliminar
  3. Paulo e Carlos, obrigado pelo vosso apoio. Sei que me seguem ao longe. Um grande abraço.

    Paulo

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez estou encantado com as fotos que são colocadas neste blog. Estive de férias e não segui por algum tempo as pedaladas, mas vejo que são pedaladas com bastante qualidade que me fazem inveja de não ter oportunidade de ficar a conhecer tão bem o País que temos "PORTUGAL".
    Vou recomendar a todos os que falarem mal de portugal que dêm uma vista de olhos por este blog, que para alêm das espetaculares paisagens, têm também, e neste blog é às claras a hospitalidade que o povo portugues sempre o soube ser, mas nem sempre reconhecer.

    Já marquei na minha agenda o dia 22 de setembro para te acompanhar de Cascais a Lisboa.

    Força (ENG.) Paulo
    Boas pedaladas

    ResponderEliminar

Dia 1 - Moita Dia 2 - Setúbal Dia 3 - Alcácer do Sal Dia 4 - Grândola Dia 5 - Santiago do Cacém Dia 6 - Sines Dia 7 - Vila Nova de Mil Fontes Dia 8 - Zambujeira do Mar Dia 9 - Aljezur Dia 10 - Sagres Dia 11 - Lagos Dia 12 - Portimão Dia 13 - Silves Dia 14 - Albufeira Dia 15 - Loulé Dia 16 - Faro Dia 17 - Tavira Dia 18 - Vila Real de Santo António Dia 19 - Alcoutim Dia 20 - Mértola Dia 21 - Serpa Dia 22 - Beja Dia 23 - Moura Dia 24 - Portel Dia 25 - Évora Dia 26 - Arraiolos Dia 27 - Estremoz Dia 28 - Elvas Dia 29 - Campo Maior Dia 30 - Portalegre Dia 31 - Nisa Dia 32 - Vila Velha de Ródão Dia 33 - Castelo Branco Dia 34 - Idanha-a-Nova Dia 35 - Fundão Dia 36 - Covilhã Dia 37 - Belmonte Dia 38 - Guarda Dia 39 - Celorico da Beira Dia 40 - Aguiar da Beira Dia 41 - Moimenta da Beira Dia 42 - Lamego Dia 43 - Vila Real Dia 44 - Tabuaço Dia 45 - Carrazeda de Ansiães Dia 46 - Vila Nova de Foz Côa Dia 47 - Vila Flôr Dia 48 - Mirandela Dia 49 - Macedo de Cavaleiros Dia 50 - Santa Comba de Rossas Dia 51 - Bragança Dia 52 - Vinhais Dia 53 - Valpaços Dia 54 - Chaves Dia 55 - Vila Pouca de Aguiar Dia 56 - Cabeceiras de Basto Dia 57 - Vieira do Minho Dia 58 - Póvoa de Lanhoso Dia 59 - Guimarães Dia 60 - Braga Dia 61 - Ponte de Lima Dia 62 - Valença Dia 63 - Caminha Dia 64 - Viana do Castelo Dia 65 - Esposende Dia 66 - Póvoa de Varzim Dia 67 - Porto Dia 68 - Espinho Dia 69 - Ovar Dia 70 - Murtosa Dia 71 - Aveiro Dia 72 - Águeda Dia 73 - Sever do Vouga Dia 74 - Oliveira de Frades Dia 75 - São Pedro de Sul Dia 76 - Viseu Dia 77 - Tondela Dia 78 - Santa Comba Dão Dia 79 - Coimbra Dia 80 - Montemor-o-Velho Dia 81 - Figueira da Foz Dia 82 - Pombal Dia 83 - Leiria Dia 84 - Nazaré Dia 85 - Caldas da Raínha Dia 86 - Rio Maior Dia 87 - Alcobaça Dia 88 - Fátima Dia 89 - Tomar Dia 90 - Abrantes Dia 91 - Entroncamento Dia 92 - Alpiarça Dia 93 - Santarém Dia 94 - Coruche Dia 95 - Salvaterra de Magos Dia 96 - Alenquer Dia 97 - Torres Vedras Dia 98 - Mafra Dia 99 - Cascais Dia 100 - Lisboa Image Map Passe com o rato sobre as localidades e aguarde 1 segundo. ...........................................................