Projecto realizado com uma Specialized Crosstrail Deluxe Elite
Blogue actualizado com Magalhães 2
DESCRIÇÃO 18.07.2010
09:15h - Partida de Macedo de Cavaleiros
10:45h - Chegada a Santa Comba de Rossas
11:00h - Arranque de Santa Comba de Rossas
12:15h - Chagada a Bragança
Total do dia: 46 km em 2:30h
Total do projecto: 2211 km desde 22.05.2010
RELATO PESSOAL
Depois de um dia passado na praia fluvial da Albufeira do Rio Azibo, arranque para Santa Comba de Rossas com a equipa de cicloturismo do ACDR Bela Vista
- Planta e Perfil da etapa de hoje, utilizando http://www.ridewithgps.com/
- A foto de grupo, momentos antes do arranque
- Já na estrada nacional, agora com muito menos tráfego automóvel, desviado para o IP4
- Numa subida, perto de Santa Comba de Rossas
- Em Santa Comba de Rossas, paragem para reforço alimentar. Tempo para fotografar esta Garrafa/leitor de MP3 que veio a animar o grupo com musica popular portuguesa, alto e bom som.
Por indicação desta rapaziada, e por a aldeia de Santa Comba de Rossas ser pequena, não ter estruturas de apoio ao viajante, nem muita gente a viver lá permanentemente, optei por seguir para Bragança, adiantando assim um dia neste projecto. Ainda para mais, o caminho era maioritariamente a descer. Como informação útil, o facto de Santa Comba de Rossas ter sido durante muitos anos a estação de comboios a mais alta altitude, em Portugal, a cerca de 1000m acima do nível médio das águas do mar. Agora, está desactivada.
- Já a caminho de Bragança, um furo. Nada que não se resolva no local.
- A descer para Bragança
- Paragem para descanso. Por aqui, as fontes de água potável e fresca são um ponto de encontro entre cicloturistas, betetistas e viajantes. Aqui despedi-me dos cicloturistas do Bela Vista, que voltaram para Macedo de Cavaleiros e prossegui com outros 3 companheiros de pedaladas, que seguiam na direcção de Bragança.
- A entrada em Bragança fez-se por uma estrada com 3 vias de circulação. Pergunto-me se esta cidade, sede de um concelho com 35 000 habitantes terá assim tanto tráfego que justifique tanta área de ocupação de solo com betuminoso. Detectei também um passeio estreito e nada de corredores para bicicletas.
- Chegada ao ponto de encontro com a minha anfitriã em Bragança, a Céu.
- Castelo, Torre de Menagem e zona antiga de Bragança
-Rua reperfilada, com um só sentido de tráfego, passeios generosos, e obstáculos a evitar o estacionamento abusivo no passeio. O pavimento em blocos de basalto também ajuda a reduzir a velocidade dos automobilistas nesta zona do centro da cidade.
- Numa segunda-feira de manhã, este era o tráfego nesta artéria com 2 vias em cada sentido, mais via de stockagem para viragem à esquerda. Pergunto-me qual terá sido o critério para se construir tamanha via: tráfego para daqui a 40 anos? Questões estéticas? Querer passar a ideia de desenvolvimento? Estimular ainda mais a utilização do automóvel? Quanto terá custado a mais esta via? Quanto irá custar a nós, contribuintes, a manutenção da mesma, ao longo dos próximos anos?
- Vista para Norte-Nordeste. Vou lá amanhã, visitar Rio de Onor
- No interior do Castelo
- Via recentemente construída, para acesso à E.T.A.R. Acompanha o relevo, com uma inclinação mais suave. Assim, não são necessárias grandes escavações, aterros ou obras de arte (pontes ou viadutos)
- Outra rua no centro da cidade
- Boa solução de acalmia de tráfego. Equilibrio entre estética e acessibilidade
A cidade de Bragança tem, na sua generalidade, inclinações suaves para a utilização da bicicleta como meio de transporte. Contudo, as temperaturas elevadas que se fazem sentir nesta altura do ano, aconselham o seu uso apenas durante a manhã, ao final da tarde ou à noite. Não são visíveis no terreno medidas de promoção da bicicleta como meio de transporte.
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kgConsumo de líquidos: 1 litros de água
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 1 par de meias
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 450
Novos amigos no Facebook: 15
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Aos cicloturistas do ACDR Bela Vista, por me acompanharem nesta etapa
À Céu, por me albergar estes dias em Bragança
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
Não te esqueças de ir a Gimonde comer a Posta... Abraço.
ResponderEliminarJá estas a meio das etapas sim senhor tou a gostar ver, um abraço e força nas "canetas".
ResponderEliminarPaulo e Carlos, obrigado pelo vosso apoio. Sei que me seguem ao longe. Um grande abraço.
ResponderEliminarPaulo
Mais uma vez estou encantado com as fotos que são colocadas neste blog. Estive de férias e não segui por algum tempo as pedaladas, mas vejo que são pedaladas com bastante qualidade que me fazem inveja de não ter oportunidade de ficar a conhecer tão bem o País que temos "PORTUGAL".
ResponderEliminarVou recomendar a todos os que falarem mal de portugal que dêm uma vista de olhos por este blog, que para alêm das espetaculares paisagens, têm também, e neste blog é às claras a hospitalidade que o povo portugues sempre o soube ser, mas nem sempre reconhecer.
Já marquei na minha agenda o dia 22 de setembro para te acompanhar de Cascais a Lisboa.
Força (ENG.) Paulo
Boas pedaladas