09:30h - Saída da Guarda
10:45h - Descanso na Lajeosa do Mondego
12:15h - Chegada a Celorico da Beira » ver percurso
Total do dia: 37 km em 2:30h
Total do projecto: 1734 km desde 22.05.2010
RELATO PESSOAL
A descida da Guarda pela estrada nacional, até Celorico da Beira é fantástica. 10 quilómetros a acompanhar o vale do Rio Mondego deixam-nos extasiados com a paisagem serrana, suas aldeias, linhas de água e recortes rochosos.
- A saída da Guarda faz-se passando pelo seu ponto mais alto, de onde se avista o Torre da Serra da Estrela
- Descida com vista sobre o Vale do Rio Mondego
- Pequeno desvio para a Aldeia Viçosa, por arruamento secundário de reduzido tráfego automóvel
- Praia Fluvial, em Aldeia Viçosa
- Eu e o Rui Sousa, meu anfitrião na passada noite, que gentilmente me acompanhou nesta etapa e mostrou alguns segredos desta região do país.
- Praia Fluvial na Lajeosa, onde parámos para descanso
- Desvio por outro arruamento secundário, para Vale de Azares
- Eu e o Rui, a pedalar a velocidade descontraída (menos de 20km/h) em plano
- Aqui, fugimos de Vale de Azares, desviando para Celorico da Beira
- Primeiro avistamento de Celorico da Beira, com o seu castelo e torre
- Passagem sob a A25, antigo IP5, agora reperfilado
- A "Poderosa", oferecida pela Motovedras, com Celorico da Beira em fundo
- Conquistado o castelo de Celorico da Beira, e vista para a vila
- Depois de me despedir do Rui Sousa, que regressou de comboio inter-regional até à Guarda mais a sua bicicleta, e tomado um duche no complexo de piscinas de Celorico da Beira, altura para reunir com técnicos da Câmara Municipal de Celorico da Beira
O Rui Sousa acompanhou-me nestes mais de 30 quilómetros, maioritariamente a descer, e por uma razão de gestão de tempo, regressou de comboio inter-regional até à Guarda mais a sua bicicleta. Relembro que a CP é, em Portugal, das transportadoras mais amigas da bicicleta. É possível fazermo-nos transportar, gratuitamente, com a nossa bicicleta, em todas as composições, e em qualquer horário e sentido, nos comboios suburbanos, regionais e interregionais deste país. Parabéns à CP.
- Depois de uma hora de excelente partilha de informação e experiências com técnicos da câmara, tempo para um momento de descontração. Na foto, a contar da esquerda: Ivo, Delfina, Paulo, Catarina, Marco, João Carlos. Obrigado pelas minis :)
Numa conversa descontraída com cerca de 6 pessoas da câmara, percebe-se a energia e a vontade de fazer algo. Existe um projecto de uma ciclovia com 7 km, a ligar a Lajeosa a Celorico da Beira, que se prevê estar no terreno em 2011. Como técnico e utilizador de bicicleta, gostei do que vi no papel, tendo-me permitido a dar algumas (pequenas) sugestões de melhoria.
Apercebi-me também de que, há semelhança de outras vilas e cidades, também Celorico da Beira teve, nos últimos dois anos, uma explosão de gente a fazer caminhas pela cidade, e fora dela, como forma de combater o sedentarismo e a obesidade. Questionando-os sobre o "porquê", veio imediatamente a resposta: os médicos têm feito um trabalho extraordinário ao "receitarem" aos seus pacientes, como forma de melhorarem a sua saúde e evitarem certas doenças, andarem a pé o mais possível. Muita gente segue religiosamente os seus conselhos. A Câmara ajuda, criando e promovendo percursos pedestres, na vila e nas matas e serras circundantes. Lembrei-me, com esta conversa, que os médicos poderão ser também um excelente veículo de promoção da utilização da bicicleta como forma desportiva, de lazer e claro, de deslocação para o trabalho. Fica a ideia para o futuro.
Meio a brincar, meio a sério, falou-se também da importância dos padres, nestas zonas do país. As pessoas respeitam e seguem as suas sugestões. Porque não falar de bicicletas nas missas deste país, e de como é possível utilizá-las para ir para o trabalho, para a quinta, para a escola ou para a fábrica?
- De volta à Câmara, ainda privei alguns momentos com o Sr. Presidente da C.M. de Celorico da Beira, José Francisco Monteiro, que me ofereceu uma caixa com 3 bons produtos da região: vinho tinto, queijo da serra e doce de abóbora.
Normalmente recuso amavelmente tais ofertas, por não as poder transportar na bicicleta, mas desta vez aceitei, quer pela excelente qualidade dos produtos, quer sabendo que amanhã poderei deixá-la em Aguiar da Beira, terra dos meus pais. Mesmo assim, tenho na mente a preocupação de como a colocar e fixar na "Poderosa", que já carrega mais de 25 kg de carga. A ver vamos.
- Nos bombeiros voluntários de Celorico da Beira, onde me foi oferecida guarida por uma noite, nas camaratas de serviço. A contar da esquerda: a bombeira Fátima, a Engenheira Delfina e eu
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kgConsumo de líquidos: 2 litros de água
Outros modos de transporte utilizados: nenhum.
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 1 par de meias
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 500
Novos amigos no Facebook: 10
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao Presidente da C.M de Celorico da Beira, pela hospitalidade.
À Delfina e toda a sua equipa de gente jovem e dinâmica da C.M., pela partilha de ideias e experiências.
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
Olá.
ResponderEliminarA gestão do tempo foi mais o pensar fazer toda aquela subida com o calor que estava :)
Mas o percurso Guarda-Celorico foi muito agradável. Deu para perceber que aqui no distrito há muitos locais planos e sem trânsito onde a bicicleta é utilizada como meio de transporte!
Rui Sousa