08:15h - Arranque de Belmonte
09:30h - Encontro com Rui Sousa, em Benespera
11:00h - Chegada à Guarda
16:30h - Reunião na C.M. da Guarda
Total do dia: 31 km em 2:25h
Total do projecto: 1697 km desde 22.05.2010
RELATO PESSOAL
Subida à cidade mais alta de Portugal. Com cotas a ultrapassar os 1000m na cidade da Guarda, significa que terei de "escalar" 500m de altitude, partindo de Belmonte.
- Pelas 07:30h, quando arranquei do quartel de bombeiros de Belmonte, ainda se descansava o sono dos justos, pois o dia anterior tinha sido de luta, contra os incêndios florestais. Os meus agradecimentos pelo galhardete de lembrança, e pelo apoio incondicional a este projecto.
- Um desvio de 800m de distância, leva-me a visitar as ruínas da torre e vila romana de Centum Cellas.
- Pelo caminho, com o leito do Rio Zêzere a acompanhar-me, e a sua água a correr no sentido oposto.
- Com 11 quilómetros percorridos, desviei para a localidade de Benespera, por uma estrada municipal com tráfego reduzido. Mais uma potencial candidata a fazer parte da futura rede de Ecopistas Portuguesas.
- Num café da localidade, marquei encontro com o meu anfitrião desta noite: O Rui Sousa, utilizador de bicicleta na cidade da Guarda.
Para quem não sabe, ou não se recorda, o Rui Sousa é o herói que venceu, no passado dia 22 de Setembro de 2009 (Dia Europeu sem Carros), a corrida promovida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, entre um Ferrari, um táxi, um autocarro, o metropolitano e a bicicleta. Arrancando do Campo Grande, diversas pessoas deslocaram-se em diferentes modos de transporte. Naturalmente, o Rui ganhou, sem dificuldade, a corrida. Fica aqui a hiperligação para a reportagem televisiva » Rui Sousa
Actualmente, o Rui tem uma empresa de distribuição de rações para cães e gatos, na cidade da Guarda, onde faz a distribuição porta-a-porta, em casa dos seus clientes, utilizando a sua bicicleta com um atrelado de carga.
- A bicicleta do Rui Sousa, e o respectivo atrelado, onde chega a transportar cargas de 20 quilos, no sobe e desce da cidade da Guarda.
- Paragem para refrescar
- As autoestradas obrigam muitas vezes a cortes enormes no terreno, para restabelecer ligações cortadas pela mesma. Aqui, um talude de escavação revestido a betão e reforçado com ancoragens.
- Aterro em rocha, na A23, a poucos quilómetros da Guarda
- Avistamento da Guarda, a cidade dos 5 F's: FARTA, FORTE, FRIA, FIEL e FORMOSA
- Outros modos de transporte, à entrada da cidade da Guarda
- Depois de um duche em casa do Rui Sousa, pelas 16:30h deslocámo-nos à Câmara Municipal da Guarda para uma conversa animada e motivadora com o Rui Nascimento, responsável pelo departamento de Desporto.
O Rui Nascimento é uma pessoa acessível e bem informada, licenciado em desporto, ex-praticante de uma série de desportos, amigo das bicicletas. Em conversa, surgem naturalmente as dificuldades da cidade: vários meses de frio, chuva, gelo e neve, as altitudes e inclinações elevadas. Contudo, o novo Parque Urbano no Rio Diz, a 3 km, promete uma ligação em ciclovia ao centro da cidade para breve. Fica também a nota para a criação no futuro de um parque medicalizado, onde as pessoas poderão medir diversos indicadores de saúde, como a percentagem de massa gorda, peso, batida cardíaca e pressão arterial, etc ...
Mais uma vez, ouvi um responsável a falar do "boom" nos últimos 2 anos de gente a andar a pé, ao final da tarde, por toda a cidade, e da quantidade de adeptos do pedal, como meio desportivo. Praticantes de BTT, BMX, estrada ou mero lazer, vêem-se em grandes quantidades, nomeadamente ao fim-de-semana.
O Rui Sousa, pela experiência e conhecimento que tem da cidade, argumentou que os maiores empregadores da cidade são a Câmara Municipal, o Hospital e as escolas, que oferecem condições para um utilizador de bicicleta poder tomar duche ao chegar ao local de trabalho. Além disso, existem percursos entre aldeias no concelho, que são muito suaves ou planos em termos de inclinações.
- Ao final da tarde, tempo para um visita ao centro da cidade, onde captei esta foto: passadeira demasiado estreita, e sem qualquer sinalização vertical. Situações destas podem induzir o condutor em erro, pela reduzida visibilidade.
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Consumo de líquidos: 2 litros de água
Outros modos de transporte utilizados: nenhum.
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 1 par de meias
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 500
Novos amigos no Facebook: 10
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao Rui Sousa e Marta, pelo tecto por uma noite.
Ao Rui Nascimento, do Desporto da C.M. da Guarda, pela partilha de ideias e experiências
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
Boas! Agora é que vai ser bom! Sempre a descer :) (ou talvez não) Boa viagem!
ResponderEliminarOlá.
ResponderEliminarTive muito gosto em te receber aqui pela cidade da Guarda.
Espero que a tua viagem sirva para abrir muitas mentes por este país fora.
Muitas vezes é preciso vir alguém de fora para apontar as virtudes e qualidades de uma região, especialmente nestas zonas do interior, onde muita gente daqui só vê calhaus!
Fica aqui o meu pequeno relato:
http://vivercidadeguarda.blogspot.com/2010/07/100-dias-de-bicicleta-em-portugal.html
Fiz essa subida de Benespera até à Guarda há menos de um mês, também com o Rui Sousa, e carregando um atrelado carregado com mais de dez quilos.
ResponderEliminarÉ obra! Todavia é a melhor maneira de termos a consciência plena da altitude da Guarda.
O Rui é um ciclista nato e é o melhor aliado da mobilidade em bicicleta que se pode ter na Guarda, tal como já o foi em Lisboa.
Sérgio, depois da Serra da Estrela, tudo é praticamente plano :) Excepto a Srª da Graça, que, em princípio, também conto subir. Como estão essas pedaladas por terras do Tio Sam?
ResponderEliminarRui, tu és acima de tudo uma inspiração. Existem duas formas de pressionarmos as autoridades competentes: Refilando e estando constantemente no "bota abaixo" sentados no nosso sofá, ou agindo e dando o exemplo. Eu, tu e muitos outros, optamos pela segunda. Boas pedaladas pela Guarda.
Pedro Oliveira, para além de tudo isso, o Rui é um excelente guia turístico. Com o seu GPS, leva-nos para fora das estradas principais, e mostra-nos as nossas maravilhas naturais e arquitectónicas.
Boas pedaladas a todos.
Paulo