Bicicleta oferecida por Motovedras
DESCRIÇÃO 2010.06.30
08:00h - Arranque de Idanha-a-Nova
11:00h - Início da subida da Serra da Gardunha
12:00h - Chegada ao Fundão
14:30h - Entrevista na Rádio Cova da Beira
16:00h - Reuião com Rui Quelhas, da C.M. do Fundão
Total do dia: 50 km em 3:45h
Total do projecto: 1546 km desde 22.05.2010
RELATO PESSOAL
Saída de Idanha-a-Nova de manhã, em direcção ao Fundão. Pelo meio, uma barreira natural: a Serra da Gardunha, percorrida pela estrada nacional. 4 km a subir com inclinação média superior a 5%.
- À saída de Idanha-a-Nova, a paisagem a lembrar-me que estou na Beira Baixa. A Serra da Estrela espreita ao fundo, por trás da Serra da Gardunha
- Na localidade da Orca, um utilizador de bicicleta vem da sua quinta, com carga.
- Um estrada florida. Nao se está em comunhão com esta beleza, quando conduzimos o nosso automóvel, nas estradas portuguesas.
- Cada vez mais próximo da Serra da Gardunha
- O início da subida, para atravessar a Serra da Gardunha
- À medida que se sobe, a 6 km/h, a vista é cada vez mais deslumbrante
- Quase no topo, a virar para a Cova da Beira
- Uma única curva, larga, muda a paisagem totalmente. Finalmente, a Serra da Estrela e a Cova da Beira
- Tive companhia nos últimos quilómetros desta etapa. O Rui Oliveira, Lisboeta, que se apaixonou pelo Fundão há uns anos, e se mudou para cá com a sua família, é um utilizador da bicicleta como meio de transporte. Vai todos os dias à sua quinta, a 12 km do Fundão, de bicicleta. Pelo meio, tem de subir e descer a Serra da Gardunha.
- O Rui Oliveira, meu companheiro de pedaladas, utilizador de bicicleta como meio de transporte, e meu anfitrião por uma noite.
- Depois do almoço, visita pela cidade do Fundão
- As bicicletas, estacionadas à porta da Rádio Cova da Beira
- Em estúdio, com a jornalista Paula.
Pelas 16:00h, reuní com o Rui Quelhas, responsável pela divisão do Desporto, da C.M. do Fundão. Conversa agradável com pessoa de espírito aberto, e que apoia as bicicletas como meio desportivo, de lazer e de transporte. Para um futuro próximo, existe a intenção de criar uma ciclovia a unir o parque desportivo da cidade com o futuro parque de lazer na serra, a 3 km.
Em termos de inclinações, distâncias e tráfego, o Fundão é uma cidade com elevado potencial ciclável. Não tem neste momento rede ciclável, ou parte dela, implementada no terreno.
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Consumo de líquidos: 3 litros de água
Outros modos de transporte utilizados: automóvel, de boleia, em 25km, com 4 passageiros
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 3 par de meias, 3 camisas, 4 camisolas, 4 boxers
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 400
Novos amigos no Facebook: 10
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao Rui Oliveira, pela companhia durante o dia, e pelo tecto por uma noite.
À Radio Cova da Beira, pelo apoio à promoção da bicicleta como meio de transporte
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
Continuação de boa viagem e coragem para as subidas e calor que se avizinham.
ResponderEliminarBoa sorte e continuação de uma optima jornada.
Nunca desanimar !
ResponderEliminarO calor custa mas um cicloturista aguenta tudo.
Continuação de boa viagem, por essas estradas fora.