07:20h - Arranque de Lamego
08:00h - Passagem por Peso da Régua
10:30h - Chegada a Vila Real
Total do dia: 41km em 2:50h
Total do projecto: 1920 km de bicicleta desde 22.05.2010
RELATO PESSOAL
Um dia interessante de pedaladas num sobe e desce constante, entre a cota do Rio Douro, a 100m de altitude, e o topo das serras, a mais de 500m, num total de 850m de altitude acumulada. Um dos percursos, teve 18 km de subida. Sinto que cada vez me ultrapasso mais. Mas o surpreendente, é que cada vez é mais fácil fazê-lo. Estarei a ficar vicicado, ao ponto de já ser normal subir e descer serras de bicicleta, com a "Poderosa" carregada com 25 kg de carga?
- Da janela do quarto, vista para nascente pelas 06:15h
- Os primeiros 12 km da etapa de hoje foram sempre a descer.
- Ainda em cotas mais elevadas, vista para a Serra do Marão que domina a paisagem
- 40 minutos de descida, e a Rio Douro avista-se pela primeira vez, neste projecto, em Peso da Régua
- Novamente a subir, num ponto alto, o maciço rochoso central da Serra do Marão
- Paragem a meio da subida para Santa Marta de Penaguião
- Um momento de contemplação
- Aqui tomei café na esplanada. No automóvel da foto, ouvia-se alto e bom som um "aperta, aperta com ela"
- A importância da vinha e do vinho é notória em cada metro que se percorre, nesta região
- A placa indica Vila Real a 7 km. A foto, mostra a cidade lá ao fundo
- Numa nova descida, moínhos de água
- As vinhas do Douro têm uma característica própria: acompanham as curvas de nível do terreno. Assim, conseguimos perceber a orografia, a forma das encostas e a sua evolução em altitude.
- Sou recebido em Vila Real com uma rotunda que não estimula o condutor a reduzir a velocidade, com ramos de entrada e saída a passar "ao lado" da placa central.
- Câmara Municipal de Vila Real
- Um centro comercial tem estacionamento para bicis, mas do tipo "empena rodas" e demasiado longe da entrada.
- Em Vila Real existe uma antiga linha férrea desactivada. Tem um potencial enorme como ciclovia ou ecopista.
- Para terminar o dia, fui visitar o Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Aqui, um garanhão para reprodução.
- Um burro de Miranda do Douro, em cativeiro para reprodução
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kgConsumo de líquidos: 1 litro de água
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 1 par de meias
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 400
Novos amigos no Facebook: 10
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao Nuno Trigo e seus colegas de apartamento, por me facilitarem a estadia por uma noite, em Vila Real
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário