Pavilhão da Dinamarca na Expo de Xangai 2010 » ver aqui
DESCRIÇÃO 29.07.2010
08:00h - Saída de Vieira do Minho
08:50h - Chegada a Póvoa de Lanhoso
09:30h - Reunião da Câmara da Póvoa de Lanhoso
11:00h - Arranque para Braga
12:00h - Chegada a Braga
Total do dia: 53 km em 3:30h
Total do Projecto 2694 km desde 22.05.2010
RELATO PESSOAL
Póvoa de Lanhoso é uma localidade com um modo de vida calmo, agitado apenas em dias de feira. Mais trânsito e mais pesssoas na rua fazem-na fervilhar de actividade humana.
- A Poderosa estacionada na galeria de fotos do quartél de Bombeiros de Vieira do Minho
- Em 50 minutos cheguei ao meu destino de hoje. Na foto, Tribunal e Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso
- Uma ribeira, na Póvoa de Lanhoso
- Largo e jardim no centro de Póvoa de Lanhoso
- Estacionamento exclusivo para veículos de duas rodas. Bonito de se ver, pois promove a utilização de veículos menos poluentes e que contribuem positivamente para uma melhor gestão da mobilidade urbana, em parte pelo reduzido espaço que ocupam, comparativamente aos automóveis
- Já é altura de se começar a tratar a bicicleta pelo seu nome: BICICLETA.
- A Poderosa estacionada dentro da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. A simpatia dos funcionários para com a bicicleta sensibilizou-me.
- Em reunião com o Sr. Presidente da Câmara de Póvoa de Lanhoso, José Manuel Baptista
- Conversa agradável com responsáveis autárquicos e técnicos superiores da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso. Há projectos na manga, para um futuro próximo.
- A contar da esquerda: Bruno, Sónia, José Manuel Baptista, Paulo e Eurico
- Despois da reunião, em direcção a Braga, onde tenho já garantida estadia em casa de amigos de amigos, sigo pela berma generosa em termos de largura.
- A entrada em Braga, essa já foi um pouco mais agressiva. Avenidas com características de via rápida, sem berma e em alguns troços com pavimento degradado. Um porta de entrada muito pouco bonita, na cidade.
- Num pequeno Snack-bar de Braga, enquanto almoçava, estes 3 jovens arquitectos Bracarences abordaram-me, curiosos com a Poderosa, tão carregada. Quando lhes falei do projecto, apaixonaram-se imediatamente pela ideia. Acabaríamos por passar o resto do dia juntos, mostraram-me a cidade e jantámos no centro da cidade. A contar da esquerda: Eva, Jorge e Pedro
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kgConsumo de líquidos: 1 litro de água
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 1 par de meias
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 500
Novos amigos no Facebook: 10
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao Jorge e ao Pedro, por terem partilhado comigo bons momentos de conversa e troca de experiências pessoais e profissionais.
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
Boa noite mais uma vez. Envio-lhe 2 links do youtube pois lembrei do seu projecto de imediato e poderia ser uma ideia para complilar o seu.
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=lzRKEv6cHuk
e o 'making of'
http://www.youtube.com/watch?v=cp8t27oT_ww
Cumprimentos e continuação de bom passeio por Portugal, Vitor.
Olá, tenho reparado nas boas fotos com k ilustra esta empreitada, por curiosidade poderia dizer qual a marca e modelo, é k eu além da bicicleta adoro fotografia, parabéns pelas fotos, Joaquim Cunha
ResponderEliminarVitor, excelente filme o do link. Infelizmente, para o fazer são precisas pelo menos duas pessoas e eu ... viajo sózinho.
ResponderEliminarJoaquim, a máquina é uma "bridge" perfeitamente banal. A beleza está mesmo nos sítios que ela e os meus olhos captam.
Abraço a ambos.
Paulo
Da única vez que visitei Braga fiquei mal impressionado com a autêntica muralha de vias rápidas que rodeia a cidade... Apesar de haver tantas estradas e todas com 2 ou mais faixas de rodagem, o trânsito à hora de ponta era muito intenso, parecendo-me na altura pior até do que em Lisboa.
ResponderEliminarAcho que é um exemplo paradigmático de como se incentiva a utilização individual do automóvel neste país...
Ora cá estou de regresso :). Vejo que continuas em grande apesar dessa má entrada em Braga. É uma pena uma Cidade e um Concelho com tanta tradição no ciclismo e no btt não ter aproveitado essas vias de acesso recentemente construidas para "anexar" umas ciclovias. Ainda agora vim lá de "baixo" e venho admirado com a região Oeste e com as dezenas de km de ciclovias construidas e em construção. É incrivel.
ResponderEliminarUm abraço e boas pedaladas.
Paulo Ribeiro, aguarda pelo meu post de Braga. Verás que concordo contigo, mas há boas surpresas.
ResponderEliminarPaulo Torres, estou ansioso por passar pela zona do Oeste, para ver essas ciclovias.
Abraço.
Paulo