08:30h - Arranque do Parque Biológico de Vinhais
09:00h - Reunião com técnicos da Câmara Municipal, em Vinhais
10:40h - Arranque para Valpaços
13:00h - Chegada a Valpaços
16:00h - Reunião na Câmara Municipal de Valpaços
Total do dia: 63 km em 3:15h
Total do Projecto: 2384 km desde 22.05.2010
- Planta e perfil da etapa de hoje, utilizando http://www.ridewithgps.com/
RELATO PESSOAL
Depois de acordar ao som dos burros, gansos e galos, esperava-me uma etapa com mais de 50 km, mas com metade deles numa valente descida.
- De manhã, à saída da casa de madeira onde pernoitei, oferta do Parque Biológico de Vinhais
- Na Câmara Municipal de Valpaços, com técnicos superiores, depois de uma reunião em que se partilhou acima de tudo experiências de vida.
- É algo que adoro ver: uma fonte com água de nascente, fresca, na berma da estrada. Parei para atestar o cantil.
- Paisagem Transmontana, em plena Terra Fria
- À esquerda: beneficiação da E.N.
À direita, troço antigo da mesma
Existem vários critérios para se beneficiar uma estrada. Desde pavimento em mau estado, a curvas apertadas, ao elevado tráfego de ligeiros e pesados, elevada taxa de acidentes rodoviários, novo perfil transversal, etc...
Contudo, por vezes, a beneficiação sairia muito mais barata e teria muito menos impacte ambiental se se mantivesse o eixo original. Na foto, para se cortar uma curva, que me pareceu ter raio suficiente para ser percorrida em segurança a 80 km/h, realizou-se uma escavação com mais de 8 metros de profundidade ao longo de dezenas de metros. Para se poupar uns segundos, na deslocação do ponto A ao ponto B, encareceu-se a obra, deixou-se uma marca no solo muito maior. Será que o Azeite se estraga, se demorar mais 5 minutos a chegar ao loncal de destino? Seremos um povo mais desenvolvido, por nos deslocarmos um pouco mais depressa? Tenho dúvidas que assim seja.
- Paisagem Transmontana, que se observa a 900m de altitude
- Paisagem bem diferente, cá em baixo junto ao Rio Rabaçal
- Ao fundo, Valpaços
- Parei num restaurante para almoçar, em Valpaços. Na televisão passava o Jornal da Tarde, da SIC. Que giro foi ver a reacção das pessoas ao verem a reportagem sobre este projecto na TV, e repararem que eu estava mesmo ao lado delas. Eu, e a "Poderosa".
- Acabou por naturalmente surgir uma conversa, inclusivé com os donos de restaurante, que acabaram por me oferecer o almoço ... e convidar para jantar, que aceitei de muito boa vontade. Obrigado ao Restaurante Oliveira de Valpaços.
- Este vai ser o meu quarto para esta noite: o pavilhão de desportos dos Bombeiros de Valpaços. Tenho, só para mim, 400 m2 de área :) Alguém tem um quarto maior?
- Um colchão e o saco-cama, num dos cantos deste quarto improvisado
- Câmara Munipal de Valpaços, com a fachada em limpeza
- Que melhor local para amarrar a bici, que no andaime, mesmo ao lado da porta da câmara? Um previlégio só ao alcance de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte
Na Câmara Municipal, fui recebido por técnicos de diversas áreas. É comum observar-se uma certa relutância em relação à promoção da bicicleta como meio de transporte. O preconceito e o estatuto, a falta de experiência nestas matérias, e o receio de se ser apontado, impedem muitas vezes estas pessoas de agirem no bom sentido. Quando lhes digo que o exemplo pode, e deve vir de cima, tendo as autarquias, os seus políticos e técnicos, o dever de sensibilizar e informar as populações, e até o dever de dar o exemplo, nota-se que receiam mexer demasiado com os hábitos das pessoas, e até de serem apontados na rua. "Mais vale fazer o que eles querem, do que dizer-lhes o que fazer" parece ser este o mote.
- Igreja Matriz de Valpaços, uma cidade ciclável em termos de inclinações e tráfego.
Valpaços aparenta, numa primeira análise, ser uma cidade ciclável do ponto de vista das inclinações e do tráfego.
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kgConsumo de líquidos: 1 litro de água
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 1 par de meias
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 400
Novos amigos no Facebook: 10
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Aos técnicos da C.M. de Valpaços, pela reunião e troca de experiências
Aos Bombeiros de Valpaços, por me albergarem uma noite.
Ao Restaurante Oliveira, em Valpaços, pelas refeições oferecidas.
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
O Restaurante Oliveira de Valpaços deseja que esta pedalada dê muitos frutos no futuro.
ResponderEliminarProprietários e funcionários desejam toda a sorte do mundo em todas as pedaladas da sua vida.
Beijos grandes.
Caríssimos, um grande abraço para todos no Restaurante Oliveira. Foi também graças a vocês que a minha passagem por Valpaços foi muito agradável. Fiquei surpreendido com a simpatia das gentes, pela boa comida e impressionado com facto de uma boa parte daquilo que comi ser da região: azeite, vinagre, feijão, batata e azeitonas eram produtos da região. A isso chama-se sustentabilidade, pelo facto de utilizarem alimentos produzidos localmente. Assim, esta viagem é ainda mais amiga do ambiente.
ResponderEliminarVão dando notícias.
Paulo
boas! apanhei este blog agora, e vou começar a seguir. continuação de boa viagem.
ResponderEliminar