8º Congresso Ibérico "A Bicicleta e a Cidade" aqui »»
EMISSÕES DE CO2, cálculadas pela OFF7
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DESCRIÇÃO 23.08.2010
11:00h - Arranque de Viseu
12:00h - Chegada a Tondela
12:30h - Almoço em Tondela
14:00h - Arranque para Santa Comba Dão
15:00h - Chegada a Santa Comba Dão
15:30h - Reunião na Câmara Municipal
17:00h - Passeio pela cidade
Total do dia: 43 km em 2:10h
Total do projecto: 3.426 km desde 22.05.2010
RELATO PESSOAL
Depois de uns dias de merecido descanso (fez 3 meses que ando neste projecto), arranquei de novo. Desta vez, a acompanhar o Rio Dão.
- Antes do (re)arranque de Viseu, com a família a apoiar-me, enquanto olhava uma última vez para o mapa.
Infelizmente, por questões de agenda política, técnica, e de férias de muita gente, não foi possível ser recebido na Câmara da cidade que me viu nascer, Viseu. Fica o desejo de, num futuro próximo, passar por lá, pois Viseu é uma cidade com muitas condições para a utilização da bicicleta como meio de transporte.
- Estrada Nacional 2, a mais longa de Portugal, que une Chaves a Faro. Li hoje nas notícias sobre o acidente na A25, que vitimou mortalmente 5 pessoas e feriu gravemente muitas mais. A EN2 tem pouco tráfego, pois o grosso do volume de automóveis é desviado para o IP3. Ás vezes, os IP's, IC's e Auto-estradas estimulam velocidades excessivas. Em dias de chuva e nevoeiro, qualquer acidente tem consequências devastadoras. Será assim tão importante passar de uma velocidade média de 80 km/h para 120 km/h? Seremos mais felizes por isso? Somos mais pontuais e desenvolvidos como povo por termos tantos quilómetros de Auto-estradas? Façamos estas perguntas aos familiares dos que morreram ou ficaram feridos com gravidade, hoje, nas estradas portuguesas. Eles sabem a resposta melhor que ninguém !!!
- Em Tondela, enquanto aguardava a chegada da família, que me iria fazer companhia ao almoço.
- Depois do almoço, antes de arrancar para Santa Comba Dão, despedida da famíla. A contar da esquerda, Carolina (Mãe), José Manuel (Pai), Sandra e François (Primos)
- A Poderosa, junto à Câmara Municipal de Santa Comba Dão
- Na Câmara, fui recebido pelo Hélder Costa, especialista em urbanísmo, mas que por força das circunstâncias, acaba por fazer o papel de especialista em mobilidade, segurança rodoviária e acalmia de tráfego. E fá-lo muito bem. Jovem, de ideias abertas, tem muita informação sobre estas matérias. Infelizmente, a mobilidade em Santa Comba Dão é mais um ícone político, do que medidas efectivas no terreno. Sem dúvida uma cidade pequena, muito bonita e bem arranjada, que vale a pena visitar. Contudo, a mobilidade não pode ser confinada ao alargamento de passeios, repavimentações ou rebaixamento de lancis. É mais, muito mais. Acima de tudo, mobilidade significa PESSOAS, a sua qualidade de vida e segurança rodoviária nas ruas e nos bairros da cidade onde vivem, estudam ou trabalham.
- Um exemplo do que se faz em Santa Comba Dão. Uma caixa Multibanco, no topo de 3 degraus, a impedir que cidadãos de mobilidade reduzida a possam utilizar. A caixa está colocada no próprio edifício da câmara.
- Aqui, um boa prática em matérias de acalmia de tráfego. Calçada grossa na via de circulação automóvel. Para além da estética, tem como função acalmar a velocidade dos automobilistas, mesmo que estes nem se apercebam conscientemente disso.
- A repavimantação de uma via deve ser imediatamente seguida da colocação da sinalização horizontal. A pintura de estrada é uma das componentes mais baratas de uma via, mas é muitas vezes menosprezada. Na foto, a sinalização vertical da via, sustentável energeticamente e bem visivel, não foi acompanhada do rebaixamento do lancil. A futura passagem de peões não vai ser facilmente transposta por cidadãos de mobilidade reduzida.
- A grande velocidade, os veículos passam na ponte do IP3 sobre a albufeira criada pela Barragem de Aguieira.
- Albufeira da Barragem da Aguieira. Desaproveitada turisticamente, tem um potencial enorme a este nível. Relembro aqui o exemplo dos responsáveis autárquicos de Macedo de Cavaleiros, que criaram duas praias fluviais na Barragem do Rio Azibo, já premiadas pela sua qualidade.
- A mobilidade passa acima de tudo por dar prioridade ao peão. Na foto, uma passadeira a grande distância da rotunda, ao fundo. Além disso, demasiado próxima do final do pavimento em betuminoso, onde os veículos poderão ainda circular em velocidades excessivas.
- Ficou mal na foto, esta travessa a duas ruas, impossível de transpor por cidadãos de mobilidade reduzida, grupo onde se incluem pessoas com carrinhos de bebé. Para ciclistas também não é fácil.
- Hoje pernoitarei no quartél de Bombeiros de Santa Comba Dão, comando das operações aéreas de salvamento e combate a incêndios de toda a região centro do país. Hoje, com o acidente da A25, os Helis do INEM não paravam de descolar e aterrar.
Em Santa Comba Dão, todos aguardam a inauguração da Ecovia do Dão, que ligará com a de Viseu, utilizando o antigo troço da linha férrea, agora desactivada. E vai ficar bem bonita, com guardas de segurança em madeira e outros pormenores de interesse. Ficamos a aguardar.
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kgOutros modos de transporte utilizados: nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Horas de utilização de computador: 3:00h
Total de visualizações do blogue: 37.831
Amigos no Facebook: 1.550
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao José Candeias, da Antena 1, pelo apoio a este projecto
Ao Hélder Costa, da C.M de Santa Comba Dão, pela simpatia e partilha de experiências.
Ao primo François, pela boleia que deu à Poderosa, no seu carro, até Viseu.
A toda a família que me apoiou mais uma vez, no decurso deste projecto
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
Ola Paulão, reparei que foste á "maquina zero", e nao te fizeste rogado no corte...lololololololol
ResponderEliminarfaço votos de boa continuação na descida até Lisboa e sempre com a mão de Nossa Senhora de Fatima.
bjs deste Alentejo
Com esta sua aventura, cria um guia que incentiva a visitarem o nosso belo País. De bicicleta ou noutro transporte.
ResponderEliminarAs fotos dão a conhecer o que temos por aí fora cá dentro.
Boas pedaladas e bons contactos do povo acolhedor.
Abraço
Ei! Incluíste a tua bicicleta na foto de família? ;-)
ResponderEliminarObrigado a todos pelo apoio a este projecto.
ResponderEliminarFalta menos de um mês para nos encontrarmos em Lisboa :)
Paulo
Olá Paulo, então como vai isso, parece-me k está a oscilar um pouco, não desanime, sei k está muito calor k ñ ajuda nada mas, eu estou a torcer por si, envio um link c/ um artigo sobre bikes e fiscalidade, achei interessante divulgar.
ResponderEliminarhttp://www.fpcub.pt/portal/documentos/artigo%20expresso.bmp
Um Grande Abraço e boas pedaladas.
Joaquim Cunha
Joaquim, eu a oscilar? :)
ResponderEliminarAgora, mais do que nunca, a energia para acabar este projecto é muita. A quantidade de informação que já tenho dá para um livro, e agora que me aproximo de Lisboa pela zona oeste vai ser mais descontraída a viagem. E para garantir que a chegada é só dia 22 de Setembro, tenho mais dias de descanso planeados, já desde o início do projecto.
Um grande abraço.
Paulo
Um verdadeiro ciclista puro e duro nunca oscila, e o Paulão é um desses lolololololo...
ResponderEliminarForça, vou estar á tua espera em Lisboa... queres champanhe ou um tinto Alentejano ? lolololol