Cálculo da poupança e das emissões de CO2 associadas ao projecto dos "100 dias". Mais informação aqui
DESCRIÇÃO 17.08.2010
11:00h - Arranque de Águeda
12:15h - Chegada a Branca
Total do dia: 23 km em 1:15h
Total do projecto: 3270 km desde 22.05.2010
RELATO PESSOAL
Um telefonema inesperado, logo após a entrevista semanal para o José Candeias, na Antena 1, fez-me desviar 20 km da minha rota, até à localidade da Branca, a 10 km de Albergaria-a-Velha
- Á saída de Águeda, uma senhora deslocava-se para a cidade, na sua bicicleta, com os auscultadores nos ouvidos.
- Os vistígios das fábricas de motos de outros tempos.
- Alguém sabe o resto das letras que faltam neste reclamo? :)
- A Estrada Nacional 1 (ou IC2 em alguns troços) tem uma berma generosa. Pode ser que a EP, que agora se iniciou na construção de ciclovias nas estradas nacionais, comece a olhar mais para o potencial das bermas.
- Não sou o único a usar a berma da nacional, para me deslocar de bicicleta
- Numa zona em obras, o alargamento ainda está vedado ao trânsito. Para mim, funcionou como uma ciclovia segregada e com separador
- Os incêndios deste Verão criam ambientes de destruição da floresta
- Um vendedor de estrada. Em conversa, disse-me que o melão era de Vila Franca de Xira, e que só vende fruta da época. O ano inteiro! Bom e barato, é o que vos digo, do melão com mais de 2 kg que lhe comprei, para levar para casa das minhas anfitriãs para o almoço.
- A convite destas duas senhoras, Maria de Lurdes (em grande plano) e Maria de La-Salette (em fundo) fiz um desvio ao meu caminho. Ouviram falar do meu projecto no programa do José Candeias, na Antena 1 e ligaram-me. Da primeira vez recusei amavelmente o convite, por me obrigar a um desvio de rota. Da segunda vez insistiram e, perante tanta simpatia, aceitei o convite para almoçar com elas. E que bela surpresa tive. Eram viajantes como eu. Durante grande parte da vida, a Maria de Lurdes viajou por todo o mundo. "Excepto África" disse-me com alguma pena no olhar. Falou-me dos filhos e netos, com o natural orgulho de mãe e avó, e nem mesmo os seus 84 anos e a doença de Alzeimer lhe tiram o brilho nos olhos de cada vez que falava do Brasil. Gostei do almoço, fiquei para o lanche, e sem me aperceber, começou a escurecer. O convite para pernoitar em sua casa surgiu naturalmente. Aceitei.
- Maria de La-Salette, de 64 anos, é a governanata da casa. Já não se lembra há quantos anos para aqui veio. Apenas sabe que foi ficando e cuidando da "senhora". Agora, são como família inseparável. Mostra-me com orgulho os seus bordados. Tapetes de Arraiolos, feitos na Branca, diz a brincar. E a brincar também, mostrou-me alguns desenhos de tapetes e perguntou qual deles gostava de ver pendurado na minha parede de casa. Fico a aguardar por uma surpresa ...
- Fim de dia na Branca, com o céu nebulado
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kgOutros modos de transporte utilizados: nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Horas de utilização de computador: 3:00h
Total de visualizações do blogue: 36.123
Amigos no Facebook: 1.538
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao José Candeias, da Antena 1, pelo apoio a este projecto
À Maria de Lurdes e Maria de La-Salette, pelo convite para as visitar.
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
Boa noite. Foi um prazer visitar o seu blog. A ver se passo mais vezes, o tempo é escasso... Mas ainda assim, gostaria muito de lhe apresentar o meu novo blog. As aventuras de um Empregado Gourmet! Se possivel divulgue. Obrigado!
ResponderEliminarhttp://ohpirussas.blogspot.com/
Paulo,
ResponderEliminarContinuo a seguir a sua odisseia, por terras de Portugal.
Agora, que está a abandonar a "Ilha dos Amores", julgo que não vai aparecer nenhum Adamastor, que o faça desviar da sua rota.
Tive conhecimento de uma petição que está a ser feita, tendente a alterar o código da Estrada, de modo a torná-lo mais amigável para os peões e ciclistas, aqui:
http://www.peticao.com.pt/codigo-da-estrada-ciclistas-peoes
Aproveito, esta oportunidade para incentivar, quem concordar, a assinar e divulgar.
Um grande abraço, e continuação de boas pedaladas.
Manuel Barros
Caro Paulo,
ResponderEliminarAinda bem que aceitou fazer o desvio! E em relação ao painel publicitário, obviamente é da grande Zundapp!
Não acredito que a EP esteja, no seu todo, sensibilizada para a construção de ciclovias e a prova disso é o reasfaltamento e arranjo de bermas e mudanças de direcção no IC2/EN1 para Sul de Coimbra. Há casos em que as bermas generosas dão lugar a uma nova faixa de rodagem e, noutros casos, a uma faixa central para mudança de direcção. Quando nem se prevê uma berma decente para os milhares de peregrinos que se deslocam para Fátima nessa estrada (a pé e também de bicicleta), continuando a colocá-los em perigo, pergunto-me se quem projecta estas obras conhece totalmente a realidade deste país ou o que é melhor para ele.
ResponderEliminarPelo teu trajecto, Paulo, da Figueira da Foz vais para Pombal, por isso, não irás verificar estes exemplos que só são bons numa perspectiva automobilística.
Grande abraço
JP Queirós
Pirussas, obrigado pela partilha do seu blogue.
ResponderEliminarManuel, irei certamente assinar esta petição. Peço a todos que o façam também.
João, assim é batota. Gente da terra, sabe que a resposta é mesmo ZUNDAPP :)
Queirós, nada nesta vida começa por ser 100% bom. Temos acima de tudo de valorizar e congratular quem, na EP, já está a dar os primeiros passos nestas matérias da mobilidade para peões e ciclistas. Os outros, provavelmente gente sem sensibilidade ou experiência (quer de bicicletas quer de peregrinação), não só são cada vez menos, como começam a ser ultrapassados por quem realmente se preocupa. Sou da opinião que se deve promover os bons exemplos, em vez de se perder tempo com os maus. Uma espécie de "não vale a pena chorar sobre o leite derramado"
Abraço a todos e obrigado pelos vossos comentários.