Mobilidade sustentável em Zaragoza
DESCRIÇÃO 09.08.2010
Dois dias de intensa interacção humana e partilha de experiências, com gente de vários quadrantes das gentes do Porto.
Total dos dois dias: 40 km em 2:30h
Total do projecto: 3045 km desde 22.05.2010
RELATO PESSOAL
Porto, cidade a dar novos passos para a sustentabilidade em mobilidade urbana.
. Ciclovia, com inicio na Avenida da Boavista, que liga o Parque da Cidade ao Rio Douro. Como estava alojado muito próximo, utilizei-a várias vezes. Tem inclinações suaves na maioria do trajecto.
- Ciclovia, com algumas centenas de metros, no eixo da Av. da Boavista. A Câmara tem um projecto de reperfilamento desta avenida, que inclui uma ciclovia. De resto, uma política que está a ser seguida na generalidade dos arruamentos do Porto, sempre que são alvo de obras.
- Paulo Torres, meu anfitrião, e Paulo Gama, ambos utilizadores de bicicleta como meio de transporte na cidade do Porto, com quem tomei um café na Foz, junto ao Castelo do Queijo.
- Percorremos a ciclovia da marginal, que liga o Castelo do Queijo à Ribeira do Porto, apenas com algumas interrupções pelo meio.
- Aqui, pintaram a ciclovia de verde. Disseram-me mais tarde quer era para a distinguir das outras, já que aqui era construída sob o passeio
- Sinal bonito e raro de observar: devido ao passeio estreito, aqui partilha-se o espaço público entre peões e ciclistas. Os peões têm prioridade.
- Aqui, são os peões que têm de ter cuidado, pois a ciclovia está sob o passeio.
- A Poderosa e a Ponte da Arrábida, projectada pelo Engº Edgar Cardoso
- A ciclovia que une o Parque da Cidade ao Rio Douro, tem diversos troços com caracteristicas diferentes. Aqui, um troço aos "s" com dois sentidos.
- Ciclovia ao eixo da via, com um sentido
- Ciclovia ao eixo da via, com dois sentidos
- Ciclovia na berma, com dois sentidos, e sinalizada com balizadores
- Reportagem para o PortoCanal. Na foto, com o Humberto
- Famíla Gamito, que estava de passagem pelo Porto, nas suas já tradicionais Férias a Pedalar. Ao meu lado, Manuel Barros, engenheiro electrotécnico, de 52 anos, que há dois meses começou a utilizar a bicicleta para se deslocar para o trabalho, na cidade do Porto. Diz-me que se inspirou em exemplos como o meu. Experimentou. Naturalmente sentiu dificuldades ao início. Mas gostou ... e continuou.
- No Majestic Café, na Rua de Santa Catarina.
- Despedi-me do Manuel Barros, que seguiu o seu caminho de bicicleta, e fui para a reunião na Câmara Municipal do Porto.
- Reunião na Câmara Municipal do Porto. Na foto, o senhor vereador da Mobilidade e Transportes, Gonçalo Gonçalves, Paulo Santos e Pinho Costa, do Departamento Municipal da Via Pública.
Numa conversa entre um político e dois técnicos, que partilham da mesma opinião sobre mobilidade e qualidade de vida, sugem ideias interessantes. A partilha de experiências com estes dois homens do norte revelou-se acima de tudo um debate norte-sul, com o regionalismo a vir ao de cima, sob a forma de humor. Lisboa e Porto têm rivalidades históricas, e por isso mesmo um alfacinha no meio de dois tripeiros tem de usar todas as armas para contrariar as investidas de humor sobre a superioridade do norte. No final, esta foi a foto para a posterioridade, com a certeza de que acima de tudo somos Portugueses dos bons, que querem o melhor para a sua cidade.
Desta conversa animada, percebe-se a enorme vontade de FAZER e MELHORAR. O campus do pólo universitário e hospital é um pólo de atração de cerca de 100 Mil pessoas por dia . Numa zona plana da cidade, faz todo o sentido promover a utilização da bicicleta como meio de transporte. Estão já na forja projectos para se avançar nesse sentido. Na zona da Rotunda da Boavista, servida pelo Metro do Porto, deve ser também estimulado o transporte da bicicleta no Metro, e sua utilização naquela zona de inclinações suaves da cidade. Há projectos para o futuro e questionamo-nos porque em Portugal é proíbido aos veículos de duas rodas utilizarem os corredores BUS, como acontece em muitos outros países.
Nota-se no sorriso destes homens que querem mesmo o melhor para a sua cidade e suas gentes. Obrigado pelo apoio à promoção da bicicleta como meio de transporte.
- O meu anfitrião, Paulo Torres, e eu, com a Ribeira em fundo. O Paulo foi incansável na sua hospitalidade, e mostrou-me os cantos mais bonitos da Cidade Invicta.
- A Poderosa na Sé do Porto. É daqui que partem os peregrinos para Santiago de Compostela
- Um eléctrico histórico
- Tomar um Porto branco seco, marca Churchil, ao final da tarde, no Solar do Vinho do Porto, com a Ponte da Arrábida em fundo, é algo de único e memorável.
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Consumo de líquidos: 1 litro de água
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Peças de roupa lavada: 5 camisolas, 1 camisa, 2 boxers
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 500
Novos amigos no Facebook: 10
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao Paulo Torres e namorada, pela hospitalidade e oferta de estadia.
Ao Paulo Gama, Manuel Barros, Família Gamito e Miguel pela partilha de experiências
Ao Sr. Vereador Gonçalo Gonçalves, da Câmara Municipal do Porto, pelo tempo dispensado
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
Foi com enorme prazer e orgulho que pude receber-te na Invicta. Pena é, que nestas coisas, 2 dias sabe sempre a pouco... parece que fica algo por dizer, visitar ou ver... No entanto foram momentos memoráveis, em que eu próprio revisitei e partilhei espaços (e de bike) onde já não ia há muito tempo. Espero que tenhas usufruido tanto quanto eu e que fiques com vontade de voltar. E tal como tu, que essa vontade se estenda a todos os que partilham estas crónicas... cá estarei com todo o gosto para mostrar a "minha" cidade. Boas pedaladas Paulo e toda a sorte do mundo, pois como se diz aqui no Burgo, tu és mesmo um gajo porreiro!
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