quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dia 96 - Salvaterra de Magos a Alenquer

Faltam 7 DIAS para o final do projecto !

DESCRIÇÃO 15.09.2010
09:00h - Arranque de Salvaterra de Magos
09:40h - Embarque em Escaroupim
10:00h - Atracagem em Valada
12:00h - Chegada a Alenquer

Total do dia: 50 km em 3:30h
Total do projecto: 4.276 km desde 22.09.2010

RELATO PESSOAL
Para encurtar caminho, eu e a Poderosa atravessamos o Tejo numa barcaça de pescadores locais. 15 minutos de contemplação da natureza nesta zona do país a lembrar que existem locais não explorados turisticamente, que merecem uma visita

- Arranque de Salvaterra de Magos, com o meu anfitrião desta noite a acompanhar-me até ao Carregado. O António é um verdadeiro campeão do BTT. Realiza provas de resistência de 12h ou 24h, com resultados muito acima da média dos outros atletas.

- Em Escaroupim, o Luís, jovem da terra, aguardava-nos para nos transportar até à outra margem do Rio Tejo. O ponte mais próxima fica a cerca de 8 km, e desta forma chegamos ao outro lado em 15 minutos.

- O Luís, aos comandos do "navio"

- Eu e o António, a segurarmos as bicis, para prevenir acidentes

- O cais de Valada estava cheio, pelo que tivemos de atracar num cais improvisado

- Já na outra margem, são e salvos, sem um único salpico. Obrigado Luís, pela condução atenta e a velocidade reduzida

- Nas Lezírias Ribatejanas, apanha-se agora o tomate. Tomatais enormes, a perder de vista, ocupam a paisagem, a poucos quilómetros da Azambuja

- Não resisti a provar este saboroso fruto, maduro e suculento. Grande parte da produção vai para a indústria transformadora instalada na região, de onde saiem os molhos de tomate e outros derivados.

- Estrada Ribatejana, a caminho da Azambuja

- Na Azambuja juntou-se a nós outro ciclista, de Alenquer. Na foto, já à entrada do Carregado, a despedir-me do António Henriques, que seguiría para Vila Franca de Xira e depois regressaria a Salvaterra de Magos

- Em Alenquer, a zona das margens do Rio de Alenquer proporciona vias de inclinação muito suave

- As vias de Alenquer foram alvo de intervenção recente, nomeadamente ao nível da alteração de sentidos de circulação. Aqui, uma via com largura para pesados e espaço para um corredor ciclável

- Vista para a zona histórica da Vila Presépio

- Rio de Alenquer

- Foto de família, após a reunião com responsáveis técnicos e políticos da Câmara Municipal de Alenquer. Na foto, à minha esquerda, o Sr. Vereador João Hermínio.

- Há semelhança de outras cidades portuguesas que se desenvolvem em colinas, Alenquer está a crescer urbanisticamente para zonas mais suaves em termos de inclinação. Num horizonte de tempo a 20 ou 40 anos, grande parte da população da vila estará localizada nas zonas planas do concelho. Deve-se por isso planear e colocar no terreno, desde já, medidas de promoção á utilização de modos suaves de transporte.

- Parece mas não é. Mas já foi. Projectada e construída para ser uma ciclovia, foi proíbida a circulação de bicicletas nesta via em pavimento betuminoso. O argumento é o de que é perigosa a circulação de bicicletas devido ao risco de acidente com uma porta de automóvel, ao abrir.

- O Sr. Carlos, tem 76 anos e é o mais antigo mecânico de bicicletas na vila de Alenquer, com quem troquei umas palavras sobre o passado, o presente e o futuro das bicicletas em Portugal

- A casa do meu anfitrião está bem guardada por este canídeo. Parece mansinho, não é?

- Ora toma lá, que ninguém te manda fazer festas a cães, sem perguntar aos donos se não mansinhos ou não. Mas não é grave, é só um furinho de 1 centímetro, e o António Maurício, meu anfitrião, é enfermeiro experiente :)

DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Outros modos de transporte utilizados: barco a motor, durante 1 km
Horas de utilização de computador: 3:00h
Total de visualizações do blogue: 45.540
Amigos no Facebook: 1.614
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao José Candeias, da Antena 1, pelo apoio a este projecto

Ao António Henriques e António Maurício, por me acompanharem nesta etapa
Ao Luís, por me ter transportado na sua barcaça até ao outro lado do Tejo
À Câmara Municipal de Alenquer, por me receber
Ao António Maurício e família, pela hospitalidade por uma noite em Alenquer

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos

3 comentários:

  1. Não acredito.... quer dizer não tiveste felizmente nenhum acidente com a blica, tem corrido tudo bem... e vem um cão e pimba !!! Ehehehehehe já sabes que não são compatíveis !!!
    Um abraço e já falta mesmo pouco para a META !!!
    Jorge Gambutas - Estremoz

    ResponderEliminar
  2. Hehehe... é bem verdade! Eu já sabia que os canídeos ladram, correm e fazem tudo para nos incomodar... não sabia é que depois de (quase)100dias ainda havia ciclistas que não o sabiam. Pois é Sr Paulo, mais uma lição. Abraço e vigia isso!

    ResponderEliminar
  3. Às vezes os cães até ajudam ao "treino"... É dar ao pedal para fugir deles! ;)

    ResponderEliminar

Dia 1 - Moita Dia 2 - Setúbal Dia 3 - Alcácer do Sal Dia 4 - Grândola Dia 5 - Santiago do Cacém Dia 6 - Sines Dia 7 - Vila Nova de Mil Fontes Dia 8 - Zambujeira do Mar Dia 9 - Aljezur Dia 10 - Sagres Dia 11 - Lagos Dia 12 - Portimão Dia 13 - Silves Dia 14 - Albufeira Dia 15 - Loulé Dia 16 - Faro Dia 17 - Tavira Dia 18 - Vila Real de Santo António Dia 19 - Alcoutim Dia 20 - Mértola Dia 21 - Serpa Dia 22 - Beja Dia 23 - Moura Dia 24 - Portel Dia 25 - Évora Dia 26 - Arraiolos Dia 27 - Estremoz Dia 28 - Elvas Dia 29 - Campo Maior Dia 30 - Portalegre Dia 31 - Nisa Dia 32 - Vila Velha de Ródão Dia 33 - Castelo Branco Dia 34 - Idanha-a-Nova Dia 35 - Fundão Dia 36 - Covilhã Dia 37 - Belmonte Dia 38 - Guarda Dia 39 - Celorico da Beira Dia 40 - Aguiar da Beira Dia 41 - Moimenta da Beira Dia 42 - Lamego Dia 43 - Vila Real Dia 44 - Tabuaço Dia 45 - Carrazeda de Ansiães Dia 46 - Vila Nova de Foz Côa Dia 47 - Vila Flôr Dia 48 - Mirandela Dia 49 - Macedo de Cavaleiros Dia 50 - Santa Comba de Rossas Dia 51 - Bragança Dia 52 - Vinhais Dia 53 - Valpaços Dia 54 - Chaves Dia 55 - Vila Pouca de Aguiar Dia 56 - Cabeceiras de Basto Dia 57 - Vieira do Minho Dia 58 - Póvoa de Lanhoso Dia 59 - Guimarães Dia 60 - Braga Dia 61 - Ponte de Lima Dia 62 - Valença Dia 63 - Caminha Dia 64 - Viana do Castelo Dia 65 - Esposende Dia 66 - Póvoa de Varzim Dia 67 - Porto Dia 68 - Espinho Dia 69 - Ovar Dia 70 - Murtosa Dia 71 - Aveiro Dia 72 - Águeda Dia 73 - Sever do Vouga Dia 74 - Oliveira de Frades Dia 75 - São Pedro de Sul Dia 76 - Viseu Dia 77 - Tondela Dia 78 - Santa Comba Dão Dia 79 - Coimbra Dia 80 - Montemor-o-Velho Dia 81 - Figueira da Foz Dia 82 - Pombal Dia 83 - Leiria Dia 84 - Nazaré Dia 85 - Caldas da Raínha Dia 86 - Rio Maior Dia 87 - Alcobaça Dia 88 - Fátima Dia 89 - Tomar Dia 90 - Abrantes Dia 91 - Entroncamento Dia 92 - Alpiarça Dia 93 - Santarém Dia 94 - Coruche Dia 95 - Salvaterra de Magos Dia 96 - Alenquer Dia 97 - Torres Vedras Dia 98 - Mafra Dia 99 - Cascais Dia 100 - Lisboa Image Map Passe com o rato sobre as localidades e aguarde 1 segundo. ...........................................................