DESCRIÇÃO 07.09.2010
10:15h - Reunião com elementos da C.M. de Tomar
14:00h - Visita pela cidade de Tomar
14:30h - Arranque para Abrantes
16:30h - Chegada a Abrantes
16:45h - Reunião com elementos da C.M. de Abrantes
18:00h - Visita à cidade de Abrantes
Total do dia: 37 km em 2:30h
Total do projecto: 3.980 km desde 22.05.2010
RELATO PESSOAL
Tudo como dantes, no Quartel de Abrantes. No dos bombeiros, claro, onde pernoitei
- Ainda em Tomar, com a Sofia e o Ricardo. O Ricardo é um grande adepto da mobilidade e da qualidade de vida. Recebeu-me ontem à chegada a Tomar, e hoje mostrou-me a cidade.
- No complexo das piscinas municipais, com o jornalista Mário e com a Diva, chefe da divisão do desporto da C.M. de Tomar.
Uma das informações retiradas desta conversa é a de que existe uma nova vaga de mães em Portugal: as que entram no balneário masculino para dar banho, vestir e calçar os seus filhos de 10 anos de idade. Sem pudor, misturam-se com os restantes utilizadores masculinos porque os seus filhos não têm capacidade para se lavar sozinhos. Assim vai a educação em Portugal.
- Num passeio pela cidade, observa-se parte de uma rua em obras que foi isolada, criando um verdadeiro corredor ciclável.
- Câmara Municipal de Tomar
- Açude no Rio Nabão, no centro de Tomar
- Ponte antiga sobre o Rio Nabão
- Já no caminho para Abrantes, fui visitado por um amigo, o Flávio, que me acompanhou até à Barragem de Castelo do Bode
- A caminho, com o impermeável colocado, por prevenção. Não voltaria a ser necessário até ao final da etapa de hoje.
- Na Barragem da Castelo do Bode
- O Flávio, a experimentar a Poderosa, no tabuleiro rodoviário da Barragem de Castelo do Bode
- Avistamento do Rio Tejo, a caminho de Abrantes. A última vez que o tinha cruzado foi em Vila Velha de Ródão, em direcção ao norte de Portugal.
- Quartel de Abrantes, hoje Escola Prática de Cavalaria
- Na Cidade Desportiva de Abrantes, em reunião com o Sr. Vereador do Urbanismo e Desporto da C.M. de Abrantes, Manuel Valamatos e o Luís Valente, técnico da vereação.
O Sr. Vereador revelou-se uma pessoa bastante activa e dinâmica nas questões da mobilidade urbana. Professor de educação física durante muitos anos, utilizava com frequência a bicicleta para se deslocar até à escola onde leccionava. Tem pena de a cidade de Abrantes não ser suave em termos de inclinações. Mas há uma boa notícia: a cidade está a crescer e a desenvolver-se para a zona baixa da cidade, muito pouco inclinada. Num horizonte temporal a 20 ou 40 anos, é para lá que provavelmente se irá deslocar grande parte da população, indústria e serviços. Por isso, pode começar-se já a fazer o traçado da rede ciclável de Abrantes. E claro, a ligação em ciclovia do Parque Urbano à zona ribeirinha que, contornando a colina do castelo, terá inclinações também muito suaves.
- Troço de ciclovia em Abrantes, que liga a Escola Prática de Cavalaria ao Parque Urbano. Abrantes é uma cidade que em termos de orografia tem duas zonas distintas: a zona histórica, que se desenvolve ao longo da colina do castelo, e a zona baixa a norte, muito suave em termos de inclinações.
- Zona ribeirinha, recentemente intervencionada, e com mais projectos de reabilitação para o futuro
- Na enfermaria dos Bombeiros Municipais de Abrantes, onde pernoitei. Mas não se preocupem que estou bem de saúde. É que este era o úníco espaço disponível para estender o saco-cama.
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Horas de utilização de computador: 3:00h
Total de visualizações do blogue: 42.900
Amigos no Facebook: 1.594
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao José Candeias, da Antena 1, pelo apoio a este projecto
Ao Ricardo e à sua esposa Sofia, pela companhia pela cidade
À Diva da C.M. de Tomar
Ao Sr. Vereador Manuel Valamatos e Luís Valente, da C.M de Abrantes
Ao Flávio, pela companhia durante 15 minutos, nesta etapa
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
Boa sorte em Abrantes. É uma cidade muito bonita, quanto mais não seja porque é onde vive a minha avó.
ResponderEliminarCumprimentos, Paulo ;)
Na foto onde legenda "Na barragem do Alqueva" não será "Castelo do Bode"?
ResponderEliminarBoas pedaladas até à "meta" desejada!
Cumprimentos
José
Paulo, Abrantes tem realmente uma frente ribeirinha muito agradável.
ResponderEliminarJosé, corrigido! Muito obrigado pelo reparo.
Um abraço a todos.
Paulo