09:15h - Arranque da C.M. de Cascais
10:45h - Chegada à Torre de Belém, em Lisboa
11:15h - Arranque da Torre de Belém
12:00h - Chegada à C.M. de Lisboa, na Praça do Município
13:00h - Almoço de confraternização
14:00h - Participação na sessão do Dia Europeu sem Carros, na C.M. de Lisboa
15:15h - Apresentação do projecto dos "100 dias" na C.M. de Lisboa
Total do dia: 38 km em 2:45h
Total do Projecto: 4.520 km de 22 de Maio a 22 de Setembro de 2010
RELATO PESSOAL
MISSÃO CUMPRIDA !!!
Entrada triunfal em Lisboa após 4 meses a pedalar em Portugal. Recepção honrosa por parte de familiares, amigos, conhecidos e adeptos das duas rodas a pedal, de Cascais à C.M. de Lisboa, na Praça do Município.
Deixo aqui os sinceros agradecimentos a todos os que acompanharam esta última etapa do projecto dos "100 dias", e que tornaram este dia memorável. Muitas das fotos seguintes foram tiradas por companheiros que participaram nesta 100ª etapa. E claro, MIL obrigados às centenas de pessoas com quem contactei ao longo destes 4 meses de pedaladas. Todos vós me fizeram crescer mais um pouco.
E por isso mesmo, e porque muitos foram os que pediram para não parar os relatos, fica aqui o compromisso de, pelo menos uma vez por semana, actualizar o blog com assuntos relacionados com Mobilidade, Qualidade de Vida, Paisagens de Portugal e claro ... BICICLETAS. Até porque as viagens de bicicleta em Portugal irão continuar nos próximos 6 meses, para recolher mais e melhor informação junto de algumas pessoas e instituições que conheci ao longo deste projecto.
Até um dia destes !!!
Paulo
- Os companheiros Vasco e Freitas que acompanharam a totalidade desta etapa, da C.M. de Cascais à C.M. de Lisboa
- No Estoril, mais dois companheiros juntaram-se a nós, o Carlos (que veio da Covilhã) e o Luís
- A percorrer a marginal, perto de Oeiras
- A meio da etapa, o registo de uma marca histórica: 4.500 km percorridos de bicicleta em Portugal Continental. Fica a esperança de poder, em breve, percorrer de bicicleta as Ilhas da Madeira e dos Açores
- Em Algés
- Chegada triunfal à Torre de Belém, onde muitas outras pessoas nos aguardavam nas suas bicicletas. Foi aqui que se iniciou este projecto, em 22 de Maio. 4 meses passaram desde então. E bem intensos.
- Na foto, a família Marvanejo veio de Campo Maior, onde montou em tempo recorde esta máquina. A contar da esquerda: João (filho), Joana, Paula e João (pai). Este último leva todos os dias os seus dois filhos à escola, numa bicicleta de 3 lugares, construída por si. Podem vê-los no relato do dia 29 no histórico deste blogue. Um exemplo de qualidade de vida e bem estar interior, que transmitem a quem os rodeia
- Batizada de "Super Poderosa 4", foram necessários 5 quadros de bicicleta, muitos cortes e horas de soldadura para a montar a tempo de participar na 100ª etapa deste projecto
- O arranque da Torre de Belém em direcção à Câmara Municipal de Lisboa, na praça do Município
- Recentemente foram colocados balizadores neste troço da ciclovia do rio. Antes da sua existência, alguns automobilistas menos atentos estacionavam aqui os seus carros indevidamente, obrigando os ciclistas a desviarem para a via de circulação automóvel. Parabéns à C.M. de Lisboa pela sua implementação no terreno
- Junto ao final da ciclovia do rio, no Cais-do-Sodré
- Na Rua do Arsenal, a 200 metros da meta, a família Marvanejo a pedalar a bom ritmo
- O resto do pelotão a pedalar com atenção redobrada por causa dos carris do eléctrico. Com algum cuidado e atenção, ultrapassa-se este obstáculo sem incidentes
- Chegada triunfal aos Paços do Concelho, em filme
- Com um ramo de flores oferecido por familiares, e com direito a aplausos por parte dos presentes
- A família Marvanejo e o Luís Almeida
- Com o Sr. Santos, pai do aventureiro. A mãe estava a tirar a foto :)
- Com o Luís Almeida. Este utilizador de bicicleta percorre todos os dias os 22 quilómetros que separam a sua casa em Caneças, do Marquês de Pombal onde trabalha. 44 quilómetros por dia, a subir e a descer serra. Este sim, é um verdadeiro exemplo de querer e fazer.
- Estes dois ciclistas são Canadianos. Chegaram a Portugal há uns dias e vão percorrer o sul do país durante cerca de um mês nas suas bicicletas. Ainda no Canadá, liam diariamente as crónicas deste blogue e viam as fotografias que retratam o país. Assim, planearam a sua viagem de bicicleta com maior detalhe, e sabem exactamente o que querem ver. Fizeram questão de participar nesta última etapa e apoiar-me até ao fim. Senti-me honrado com este seu testemunho. A bicicleta é um ponto de encontro entre culturas de diferentes países e pode ser um ponto de viragem no turismo em Portugal.
- Carolina (mãe) e José Manuel (pai) a serem entrevistados pelo José Candeias da Antena 1, que já há algum tempo vem a fazer um trabalho extraordinário no apoio à promoção da bicicleta como meio de transporte, em Portugal. Por isso mesmo, foi recentemente galardoado com o Prémio da Mobilidade atribuído anualmente pela F.P.C.U.B. As bicicletas estão definitivamente a ocupar o seu merecido espaço na sociedade portuguesa.
- Esta senhora, de 74 anos, fez questão de dar o seu apoio a este projecto. Deu um valente tombo à chegada à Câmara, mas sem hesitações levantou-se e voltou a montar na bici. A grande arte não está em saber cair, mas sim na forma como nos conseguimos levantar.
- Os "Camisola Amarela", estafetas em Lisboa que entregam as encomendas dos seus clientes .... de bicicleta, participaram nesta etapa. Na foto, em entrevista para o José Candeias.
- O almoço foi mesmo ali ao lado, na Rua dos Douradores. Sendo uma rua estreita, com muito estacionamento automóvel, sobrava pouco espaço para estacionar as bicis. Gentilmente, a empresa dos "Go Cars" cedeu-nos por uns minutos um canto da sua loja para deixarmos as bicis em segurança. Ficam aqui os agradecimentos
- Após o almoço, participação na sessão de apresentação do mapa online com a rede ciclável de Lisboa. Na foto, ao centro, o Sr. Vereador José Sá Fernandes, da Câmara Municipal de Lisboa
- Apresentação ao público presente do projecto dos "100 dias de Bicicleta em Portugal"
- Oferta de 10 bicicletas à Polícia Municipal, por parte da FPCUB. Na foto, a contar da esquerda, Sr. Vereador José Sá Fernandes, Sr. José Caetano da FPCUB, e o Sr. Subintendente da Polícia municipal de Lisboa, André Gomes (que me confessou ser Transmontano e ter adorado ver algumas fotos da sua região)
- Ao final da tarde, depois da despedida dos companheiros e apoiantes das pedaladas, vem a despedida dos pais, que voltariam ainda hoje para a aldeia de Dornelas de Aguiar, na Beira Alta. Obrigado por me terem apoiado incondicionalmente e, como pais, terem sofrido diariamente com receio dos perigos que se enfrentam em algumas estradas de Portugal. Tudo correu bem, sem um único acidente rodoviário ou problema mecânico na bicicleta. Bem hajam.
- No regresso a casa (a 1 km de Câmara), já com a Poderosa no estacionamento do prédio, toda a carga transportada nestes 4 meses de pedaladas: 4 alforges, uma mala solar e um saco-cama, num total de 25 kg de roupa desportiva, casual e fatos, calçado, ferramentas e supelentes, impermeáveis, saco de primeiros socorros, computador, mapas, águas, colete reflector, necessaire, pequenos objectos de utilidade pontual e claro, ofertas que se foram acumulando pelo caminho como livros, medalhas, galhardetes, camisolas e até caixas de vinho tinto (que foram ficando pelo caminho :))
- Para a posteridade, fica o registo: 4.520 quilómetros percorridos em 4 meses. O que não se vê é todo o gozo e trabalho de preparar e realizar um projecto como este, todas as pessoas com quem partilhei momentos únicos, todas as paisagens naturais que vi e vivi, todas as dificuldades ultrapassadas, toda a informação técnica que acumulei nas conversas com autarcas e técnicos superiores das Câmaras Municipais por esse país fora, onde fui recebido. Fica a promessa de um relato em papel, com os principais acontecimentos, peripécias, conclusões e sugestões, a lançar na próxima primavera. As vossas sugestões e ideias são bem vindas. Fica lançado o desafio.
Um grande abraço a todos !!!!
Paulo Guerra dos Santos e Poderosa
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kgOutros modos de transporte utilizados: nenhum
Horas de utilização de computador: 3:00hTotal de visualizações do blogue: 48.950
Amigos no Facebook: 1.632
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SÁ COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao José Candeias, da Antena 1, pelo apoio a este projecto
A todos os que acompanharam esta última etapa do projecto, fazendo sentir que valeu mesmo a pena
À C.M. de Lisboa pelo convite endereçado para participar no dia Europeu sem Carros.
A todos os que, desde sempre, apoiaram este projecto, aqui e no Facebook
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Ao meu pai.
Paulo Guerra dos Santos
Paulo parabéns pela tua odisseia, aqui esta um bom registo do que temos em Portugal, fotografias que até eu fiquei encantado e vontade de ir visitar, bem haja campeão.
ResponderEliminarAté um dia destes, Abraço Carlos Gabriel, V.N. de Foz Côa
Obrigado Carlos, por todo o apoio das gentes de Foz Côa, uma localidade que me agradou bastante, até porque é plana ;)
ResponderEliminarAbraço.
Paulo
Olá Paulo! Parabens. O vosso projecto mostrou que Portugal e portugueses têm andado de costas voltadas para as BICI, mas estou convencido que nestes 4 meses muito se inverteu, e nós os resistentes cá estamos para provar que Portugal pode ser muito melhor com uma cultura de mobilidade bici.
ResponderEliminarUm abraço
António Caetano
Algarve - Olhão
Caro António, são precisas mais pessoas como o meu amigo, que acima de tudo FAZEM, dando o seu exemplo. Professor consciente, que educa os seus alunos através do exemplo que deve sempre vir de cima.
ResponderEliminarUm grande abraço para Olhão
Paulo
Sem palavras...obg pelos momentos que deixas-te que vivesse-mos ctg!!Beijokas do Alentejo e fico á espera das próximas aventuras!!
ResponderEliminarPS: Avisa quando sair o livro, quanto a relações publicas, conta cmg para o que der e vier!!!hehehehehehehehe
Boa tarde professor Paulo.Foi com enorme interesse que acompanhei todas as etapas deste projecto, dia a dia sem excepção, através deste diário. É com muita alegria que vejo que o objectivo foi cumprido com sucesso. É bom que esta mensagem começe a ficar mais vincada e que todos percebam que se pode fazer muito para melhorar tudo o que nos rodeia, com efeitos muito benéficos para a saúde. Desde há poucos dias também eu comecei a pedalar à beira mar ao final do dia no paredão da Costa de Caparica...e não é que a sensação é ótima e no fim me sinto muito melhor!??
ResponderEliminarObrigado pelo relato diário desta aventura.
Grande abraço
Pedro Farinha
Parabéns Paulo e cá te esperamos ;)
ResponderEliminarBolotinha, as próximas aventuras agora vão ser no sofá :) Mas fica a promessa de outras acções para promover a utilização da bicicleta como forma de viajar, seja no dia-a-dia ou de férias.
ResponderEliminarCaro Pedro, espero que o mundo da topografia te esteja a dar as realizações que procuravas. E os meus parabéns por essas primeiras pedaladas pela Costa da Caparica. Penso que existe por aí uma ciclovia, estou correcto?
Vitor, como devem imaginar, gostava de ir aí este fim-de-semana. Mas o descanso chama mais alto e o corpo pede: "Por favor, mexe-te o menos possível" :)
Voltarei a Alpiarça com muito gosto, para retirar mais ideias sobre o livro que vou agora começar a esboçar.
Um muito obrigado a todos.
Paulo
Muitos Parabéns,
ResponderEliminarPor este longo percurso que chegou agora ao fim.
Acompanhei toda a sua viagem e deliciei-me ao ver as magníficas paisagens deste nosso Portugal.
Mas agora que terminou, já sinto saudades de não poder vir aqui saber por qual bonita e pitoresca localidade portuguesa anda, e quais as experiências que por lá viveu.
Esta extensa viagem até pode ficar por aqui, mas acredite que ajudou a mudar perspectivas, através do seu incentivo ao uso da bicicleta. Aprendi imenso sobre mobilidade, foi um grande crescimento.
Agradeço-lhe por dar a conhecer esta maravilhosa experiência, esperando mais aventuras em breve.
Um grande abraço.
Andreia Silva
Boas,
ResponderEliminarParabéns Paulo, pela concretização do teu projecto.
Espero que a tua mensagem tenha passado e que muitos sigam o teu exemplo.
Espero também que continues com o teu blog e vás colocando qualquer coisa sobre este mundo fantástico das bicicletas.
Se sair algo em livro avisa pois tenho intenções de o adquirir.
Gostei bastante de pedalar ao teu lado do Vimieiro a Estremoz e de Estremoz a Elvas, deu para sentir de perto a tua envolvência e sinceridade em relação ao que defendes. Espero que mais pessoas tenham a tua atitude e comecem a pedalar para um mundo melhor.
Já sabes tudo o que precisares e estiver ao meu alcance diz.
Grande Abraço
Nelson Gonçalves
Estremoz
Obrigado Andreia por todo esse apoio. Realmente Portugal era-me completamente desconhecido, apesar de eu pensar o contrário. Prometo que vou continuar a dar notícias, pelo menos uma vez por semana, sobre mobilidade, qualidade de vida, paisagens de Portugal e bicicletas. Acredito que é com o exemplo que se influencia os outros, e não com palavras. FAZER e MOSTRAR.
ResponderEliminarAbraço.
Paulo
Obrigado Nelson. A Etapa de Estremoz foi das mais activas em termos de participantes. Todos os clubes ligados à bicicleta apoiaram este projecto. Juntos, teremos sempre mais força do que individualmente. Um grande abraço para todos os Estremocenses.
ResponderEliminarPaulo
Parabéns e venha a próxima aventura !
ResponderEliminarObrigado Carlos, mas para já ... venha o descanso :)
ResponderEliminarPaulo
Parabéns Paulo! Que fantástica aventura para recordar! Exigimos a publicação de um livro o mais rapidamente possível!
ResponderEliminarOlá Miguel. Farei tudo para que essa exigência seja cumprida até à Primavera que vem :) Um grande abraço para Gaia.
ResponderEliminarPaulo
Paulo,
ResponderEliminarMil parabéns, e muito obrigado pelo que fez, em prol do incentivo ao uso da Bicicleta, como meio de transporte amigo do Ambiente, da saúde, e também da carteira dos Portugueses.
Obrigado, pelo exemplo, pelo que nos mostrou deste Portugal, pelos conselhos, pelos momentos de convívio.
Um grande abraço, e até sempre.
Manuel Barros
Paulo:
ResponderEliminarMuitos parabéns pela concretização deste projecto.
Acompanhei-o sempre a partir do momento em que esteve connosco na Escola D. Manuel I em Tavira e nada me escapou. Estou certo que tem ainda muito por contar destes 4 meses passados a pedalar. Ficamos à espera dessas histórias escritas e de outras aventuras.
Fica a minha admiração pela sua capacidade de comunicação e naturalmente pela sua coragem devidamente comprovadas neste blogue e que eu próprio pude testemunhar.
Um abraço e venha a próxima.
Duarte Custódio
Boa!!! :-)
ResponderEliminarVemo-nos por aí, pela rua :-)
Gostava de te encontrar no Bicycle Film Festival, já em Outubro -- é o grande acontecimento da cultura da bicicleta em Portugal: http://massacriticapt.net/?q=node/1150
Paulo, és o maior! :)
ResponderEliminarBom dia novamente.
ResponderEliminarA topografia é e continua a ser uma grande e saborosa descoberta.
Aqui pela Costa de Caparica existe ciclovia construída durante a recente qualificação através do programa pólis! Fica o convite para um dia apanhar atravessar o rio de barco até à trafaria, na companhia da poderosa, e vir conhecer um pouco esta zona. Também terei muito gosto em fazer um dia o trajecto contrário até belém, para que me dê a conhecer as ciclovias da capital.
Grande abraço
Pedro Farinha
PARABÉNS amigo Paulo pela coragem, pela doidice, pela insistência, pela paciência, pela aventura, pela... "lição de vida" aquando da passagem por Coimbra! Um grande abraço e até uma próxima oportunidade. Filipe (ANAQUIM)
ResponderEliminarBoa tarde, lembro-me da reportagem em que se deu a conhecer esta iniciativa mas....nunca mais soube nada.....até hoje. Fico muito contente que tenha corrido bem e acima tudo que tenha dado a conhecer aos portugueses que temos um país bonito e visto de bicicleta os pormenores são ainda mais intensos.
ResponderEliminarEm 2010 fiz Porto - Santiago Compostela e foi uma das experiências mais marcantes e que espero repetir um dia com o meu filho.
Precisamos estar mais próximos das nossas gentes, conhecer o nosso Portugal e tudo isto de uma forma saudável e sustentável.
Obrigado por ter partilhado, obrigado por levar às escola o seu exemplo, obrigado por acreditar....Bem Haja.
Cumprimentos,
António Caiado