DESCRIÇÃO 08.09.2010
09:30h - Arranque de Abrantes
10:20h - Passagem por Constância
10:30h - Passagem por Praia do Ribatejo
11:00h - Passagem pelo Castelo de Almourol
11:30h - Passagem por Vila Nova da Barquinha
12:30h - Chegada ao Entroncamento
16:00h - Visita às praias da Barragem de Castelo de Bode
21:00h - Apresentação do projecto "100 dias" no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha
Dia seguinte:
10:00h - Reunião na Câmara Municipal do Entroncamento
11:00h - Passeio pela cidade
18:00h - Visita à localidade da Barroca
19:00h - Visita ao Parque do Bonito
Total dos 2 dias: 71 km em 2:30h
Total do projecto: 4.051 km desde 22.05.2010
RELATO PESSOAL
Na etapa que me levou à terra dos fenómenos, o ciclómetro ultrapassou a bonita marca dos 4.000 quilómetros percorridos de bicicleta nesta viagem a Portugal.
- Quatel dos Bombeiros Municipais de Abrantes, onde pernoitei
- A caminho do Entroncamento, vista sobre o Rio Tejo
- Vista sobre o Rio Zêzere, em Constância
- Encontro com um grupo de adeptos da bicicleta, que me acompanhariam até ao Entroncamento.
A contar da esquerda: Flávio, Armando, José Candeias, Vitor Alves e António Brogueira
- O grupo na passagem por uma escola na Praia do Ribatejo
- A passagem pela Praia do Ribatejo fez-se com uma mini-recepção do Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Praia do Ribatejo, que efusivamente apoia os modos suaves de transporte.
Por vezes, é preciso que determinadas restrições se verifiquem para que as pessoas reajustem o seu modo de estar na vida, ou mesmo de se deslocar no seu dia-a-dia. O encerramento ao tráfego automóvel na ponte rodoviária em Constância, obrigou as pessoas a procurarem alternativas. Umas passaram a dar uma volta maior no seu automóvel, outras atravessam de barco, mas há outras que começaram a usar a bicicleta como meio de deslocação entre margens, pois este a veículo continua a ser permitida a passagem pela ponte encerrada ao trânsito. Percorrer 10 quilómetros nesta zona do país é possível em pouco mais de meia hora, sem grande esforço.
- O veículo militar não deixa dúvidas: estamos em Tancos
- Esta etapa ficou marcada pela bonita marca dos 4.000 quilómetros percorridos de bicicleta.
- O registo fotográfico, um quilómetro depois, para a posteridade
- Campo de treino dos militares, em Tancos
- Castelo de Almourol
- Na foto, em cima à direita, vagãos de transporte de carvão a caminho da Central Termoeléctrica do Pego
- Em Vila Nova da Barquinha, foi com grande entusiasmo que o Sr. Vereador Fernando Freire me transmitiu um pouco do seu saber em matérias de mobilidade, acalmia de tráfego e qualidade de vida nesta bonita vila de Portugal. Obrigado a todos os que me acompanharam nesta etapa e me mostraram as belezas naturais da região, que são muitas, e que acima de tudo me deram muita força para levar este projecto a bom porto.
- Escola Dona Maria de Vila Nova da Barquinha, com a Sra. Directora do Agrupamento Antónia Coelho
- Já no Entroncamento, percurso sobre uma ciclovia, com alguns aspectos técnicos a melhorar
- Pela tarde, passeio pela região e visita às praias nas margens da Barragem de Castelo do Bode. É desta água que bebem alguns milhões de pessoas, nas suas casas, em Portugal
- Casas de tipologia T0, para arrendamento a turistas, de construção em madeira
- Piscina na albufeira da Barragem de Castelo de Bode
- Palestra sobre mobilidade e bicicletas, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha
- Reunião na Câmara Municipal do Entroncamento
- A poucos metros do local onde amarrei a Poderosa, existe esta estrutura metálica. Os estacionamentos para bicicleta devem ser do tipo que permite encostar e trancar o quadro da bicicleta, e não encaixar a roda. Além disso, deve respeitar o conceito porta-a-porta de utilização da bicicleta, e ser colocado mesmo ao lado da porta de entrada nos edifícios
- A senhora carteira deslocar-se-ía mais depressa se, em vez de andar a pé, se fizesse deslocar de bicicleta. Um colega seu confessou-me que, de bicicleta, consegue por vezes despachar todo o serviço de um dia em menos uma hora, comparativamente com o andar a pé ou de carro.
- A Poderosa vista do gabinete da presidência da Câmara Municipal do Entroncamento
- Sr. Presidente da C.M. do Entroncamento, Jaime Ramos
- Estação dos Caminhos de Ferro do Entroncamento
- Locomotiva a vapor, a lembrar que no Entroncamento existe o Museu Nacional Ferroviário
- Pela tarde, a caminho da Barroca, este caminho esconde por baixo uma conduta adutora com 2 metros de diâmetro, que transporta água da Barragem de Castelo do Bode para a Grande Lisboa.
- Paragem para apanhar e comer figos maduros
- A tomar café com o José Pedro, invisual, que acompanha este projecto através do relato semanal na Antena 1, todas as segundas-feiras pelas 06:45h, com o José Candeias. Desde a primeira etapa que o José Pedro me envia mensagens escritas para o telemóvel, de apoio e motivação para continuar. Mereceu esta visita, numa localidade a 4 quilómetros do Entroncamento, a Barroca.
- No Parque do Bonito, no Entroncamento
- No parque de desportos radicais do Entroncameno, onde nos divertimos que nem crianças durante meia hora, num sobe e desce de rampas e degraus criados para o efeito
- No ginásio ao ar livre, junto ao parque radical
- Um objecto de design industrial, de utilidade duvidosa
- À porta de um super mercado, com as bicis amarradas uma à outra, sem utilizar o estacionamento tipo "empena rodas"
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Horas de utilização de computador: 3:00h
Total de visualizações do blogue: 43.670
Amigos no Facebook: 1.600
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao José Candeias, da Antena 1, pelo apoio a este projecto
Ao Flávio, Armando, José Candeias, António e Vitor Alves, por me fazerem companhia nesta etapa
Ao Armando e família Eiras por me albergar por estas duas noites
Ao Sr. Presidente da Junta de Praia do Ribatejo, pela simpatia
Ao Sr. Vereador Fernando Freire da C.M da Barquinha pelo convite para uma palestra
Ao Sr. Presidente da Câmara do Entroncamento, por me receber.
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
Olá!
ResponderEliminarA cada dia que visito o blog mais me admiro por toda esta caminhada/pedalada :) que nos vai revelando/recordando a diversidade do país e as muitas pessoas que diariamente o constroem, com empenho e perseverança criativa!
Parabéns e que seja um projecto 'sem final' apesar da necessidade da meta...
Muitos parabéns pelos 4000 Km, é sem dúvida uma marca interessante. ;)
ResponderEliminarJá agora, que tal se tem portado a bicicleta com este uso intensivo quase diário? Precisaste de fazer algum tipo de manutenção, recorrendo a oficinas nos sítios por onde foste passando?
O teu projecto é desde já um grande sucesso, e já falta muito pouco para ficar concluído. Força e boas pedaladas!
Nídia, obrigado. Ao fim de mais de 4000 kms as forças estão mesmo a precisar de apoios como esse.
ResponderEliminarRibeiro, a Poderosa é extraordinária. Não tive um único problema mecânico nestes mais de 4000 kms pedalados por Portugal. Apenas furos, muitos furos pelo erro na escolha de pneus lisos no início da viagem. Mas esse erro já foi corrigido com os novos pneus com rasto e de secção larga.
Abraço.
Paulo
Paulo, o fim avista-se cada vez mais perto e agora não se pode desanimar, pois vai saber-te tão bem pisar de novo o teu territorio com a satisfação de dever cumprido...
ResponderEliminarForça nessas pernas rapaz e Nossa Senhora de Fatima esteja ctg até ao fim!!!