DESCRIÇÃO 15.09.2010
09:00h - Arranque de Salvaterra de Magos
09:40h - Embarque em Escaroupim
10:00h - Atracagem em Valada
12:00h - Chegada a Alenquer
Total do dia: 50 km em 3:30h
Total do projecto: 4.276 km desde 22.09.2010
RELATO PESSOAL
Para encurtar caminho, eu e a Poderosa atravessamos o Tejo numa barcaça de pescadores locais. 15 minutos de contemplação da natureza nesta zona do país a lembrar que existem locais não explorados turisticamente, que merecem uma visita
- Arranque de Salvaterra de Magos, com o meu anfitrião desta noite a acompanhar-me até ao Carregado. O António é um verdadeiro campeão do BTT. Realiza provas de resistência de 12h ou 24h, com resultados muito acima da média dos outros atletas.
- Em Escaroupim, o Luís, jovem da terra, aguardava-nos para nos transportar até à outra margem do Rio Tejo. O ponte mais próxima fica a cerca de 8 km, e desta forma chegamos ao outro lado em 15 minutos.
- O Luís, aos comandos do "navio"
- Eu e o António, a segurarmos as bicis, para prevenir acidentes
- O cais de Valada estava cheio, pelo que tivemos de atracar num cais improvisado
- Já na outra margem, são e salvos, sem um único salpico. Obrigado Luís, pela condução atenta e a velocidade reduzida
- Nas Lezírias Ribatejanas, apanha-se agora o tomate. Tomatais enormes, a perder de vista, ocupam a paisagem, a poucos quilómetros da Azambuja
- Não resisti a provar este saboroso fruto, maduro e suculento. Grande parte da produção vai para a indústria transformadora instalada na região, de onde saiem os molhos de tomate e outros derivados.
- Estrada Ribatejana, a caminho da Azambuja
- Na Azambuja juntou-se a nós outro ciclista, de Alenquer. Na foto, já à entrada do Carregado, a despedir-me do António Henriques, que seguiría para Vila Franca de Xira e depois regressaria a Salvaterra de Magos
- Em Alenquer, a zona das margens do Rio de Alenquer proporciona vias de inclinação muito suave
- As vias de Alenquer foram alvo de intervenção recente, nomeadamente ao nível da alteração de sentidos de circulação. Aqui, uma via com largura para pesados e espaço para um corredor ciclável
- Vista para a zona histórica da Vila Presépio
- Rio de Alenquer
- Foto de família, após a reunião com responsáveis técnicos e políticos da Câmara Municipal de Alenquer. Na foto, à minha esquerda, o Sr. Vereador João Hermínio.
- Há semelhança de outras cidades portuguesas que se desenvolvem em colinas, Alenquer está a crescer urbanisticamente para zonas mais suaves em termos de inclinação. Num horizonte de tempo a 20 ou 40 anos, grande parte da população da vila estará localizada nas zonas planas do concelho. Deve-se por isso planear e colocar no terreno, desde já, medidas de promoção á utilização de modos suaves de transporte.
- Parece mas não é. Mas já foi. Projectada e construída para ser uma ciclovia, foi proíbida a circulação de bicicletas nesta via em pavimento betuminoso. O argumento é o de que é perigosa a circulação de bicicletas devido ao risco de acidente com uma porta de automóvel, ao abrir.
- O Sr. Carlos, tem 76 anos e é o mais antigo mecânico de bicicletas na vila de Alenquer, com quem troquei umas palavras sobre o passado, o presente e o futuro das bicicletas em Portugal
- A casa do meu anfitrião está bem guardada por este canídeo. Parece mansinho, não é?
- Ora toma lá, que ninguém te manda fazer festas a cães, sem perguntar aos donos se não mansinhos ou não. Mas não é grave, é só um furinho de 1 centímetro, e o António Maurício, meu anfitrião, é enfermeiro experiente :)
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Outros modos de transporte utilizados: barco a motor, durante 1 km
Horas de utilização de computador: 3:00h
Total de visualizações do blogue: 45.540
Amigos no Facebook: 1.614
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao José Candeias, da Antena 1, pelo apoio a este projecto
Ao António Henriques e António Maurício, por me acompanharem nesta etapa
Ao Luís, por me ter transportado na sua barcaça até ao outro lado do Tejo
À Câmara Municipal de Alenquer, por me receber
Ao António Maurício e família, pela hospitalidade por uma noite em Alenquer
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
Não acredito.... quer dizer não tiveste felizmente nenhum acidente com a blica, tem corrido tudo bem... e vem um cão e pimba !!! Ehehehehehe já sabes que não são compatíveis !!!
ResponderEliminarUm abraço e já falta mesmo pouco para a META !!!
Jorge Gambutas - Estremoz
Hehehe... é bem verdade! Eu já sabia que os canídeos ladram, correm e fazem tudo para nos incomodar... não sabia é que depois de (quase)100dias ainda havia ciclistas que não o sabiam. Pois é Sr Paulo, mais uma lição. Abraço e vigia isso!
ResponderEliminarÀs vezes os cães até ajudam ao "treino"... É dar ao pedal para fugir deles! ;)
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