DESCRIÇÃO 06.09.2010
11:00h - Arranque de Leiria
12:30h - Chegada a Fátima e visita ao Santuário
16:40h - Arranque para Tomar
19:00h - Chegada a Tomar
Total do dia: 79 km em 5:20h
Total do projecto: 3.943 km desde 22.05.2010
RELATO PESSOAL
Um dia dedicado ao espírito e à reflexão, em agradecimento a todos os que apoiam este projecto
- À chegada a Fátima, percebe-se que a mobilidade dos peregrinos faz-se por bermas como esta
- A Poderosa no Santuário
- Uma perspectiva
- Para a posteridade, após quase 4000 km a pedalar sem um único acidente. A praça do Santuário de Fátima é lindíssima. Uma das razões: não tem automóveis. É certamente um dos espaços públicos em Portugal, com mais área dedicada aos peões e ciclistas.
- Pagamento de promessas no Santuário de Fátima
- Um utilizadora de bicicleta, Portuguesa, junto à Igreja da Santíssima Trindade, a nova obra do Santuário
- 3 viajantes Dinamarqueses, que percorrem Portugal como eu, nas suas bicicletas
- Outra perspectiva
- A saída de Fátima fez-se por um passeio partilhado entre peões e ciclistas, com prioridade para os primeiros. Exceptuando a zona envolvente do santuário, não me apercebi de medidas de acalmia de tráfego relevantes, ou mesmo um forte promoção da bicicleta como meio de transporte, apesar de muitos peregrinos percorrerem o caminho de Fátima de bicicleta.
- Uma família a pedalar na berma da estrada
- Castelo de Ourém em fundo, no caminho para Tomar
- As vias secundárias na região centro do país permitem percorrer praticamente a mesma distância entre cidades, mas com tráfego reduzido e com uma envolvente paisagística de elevada beleza
- Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
- Regresso ao passado
- Castelo de Tomar, com o Convento de Cristo no seu interior
- A cidade de Tomar, vista do Castelo. Tomar pareceu-me uma cidade boa para se pedalar, do ponto de vistas das inclinações, para os seus 12.000 habitantes. Faltam medidas de acalmia de tráfego e corredores para bicicletas.
- Um serão, ao som das teclas do piano do meu anfitrião, o Francisco. Choro Brasileiro e clássicos do cinema animaram o momento, enquanto acttualizava este blogue.
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Horas de utilização de computador: 3:00h
Total de visualizações do blogue: 42.570
Amigos no Facebook: 1.590
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao José Candeias, da Antena 1, pelo apoio a este projecto
À Maria e Francisco, por me albergarem por uma noite em Tomar
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
Olá Amigo Paulo, gostava de partilhar uma notícia sobre a volta a S. Antão em bicicleta.
ResponderEliminarhttp://www.rtc.cv/index.php?paginas=45&id_cod=6149&data=2010-09-05
Curioso a falta de um pódio!
Joaquim cunha
Campeão tas na recta final, Tomar é uma cidade bonita estive ai a 15 dias nas minhas férias deu uma volta de BTT com o pessoal dai que foi excelente.Um Abraço Carlos Gabriel V.N. de Foz Cõa.
ResponderEliminarJoaquim, muito curioso mesmo. Com poucas condições, esta gente consegue fazer algo.
ResponderEliminarCarlos, um grande abraço para ti e toda a rapaziada do BTT Foz Côa.
Paulo