quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dia 85 - (Nazaré) a Caldas da Rainha

HIPERLIGAÇÃO DO DIA
Bicicletas de uso partilhado nas Caldas da Rainha aqui »»

DESCRIÇÃO 01.09.2010
08:30h - Arranque da Praia da Pedra do Ouro
09:30h - Passagem pela Nazaré
10:30h - Passagem por São Martinho do Porto
11:30h - Passagem pela Foz do Arelho
12:30h - Chegada às Caldas da Rainha
15:00h - Reunião com o vereador da mobilidade
16:30h - Visita ao Museu do ciclismo
18:30h - Visita a um dos postos de entrega/recepção de "Raínhas"

Total do dia: 70 km em 4:30h
Total do projecto: 3.763 km desde 22.05.2010

RELATO PESSOAL
A cidade famosa pela sua originalidade em cerâmica, é também inovadora no modelo de negócio em bicicletas de uso partilhado.

- O Nuno, meu anfitrião por esta noite, acompanhou-me durante alguns quilómetros, nesta minha 85ª etapa da Praia da Pedra do Ouro às Caldas da Rainha.

- O Nuno é professor de educação física, e um grande adepto de desportos de mar. O surf é a sua grande paixão. Na foto, a despedirmo-nos.

- Desde a Praia da Vieira, mais a norte, existe uma ciclovia até à Nazaré

- Na foto, um utilizador da ciclovia, a correr. A ciclovia é, e a meu ver bem, partilhada com os peões.

- Santuário de Nossa Senhora da Nazaré

- A Poderosa e a cidade da Nazaré em baixo

- São Martinho do Porto

- Avenida marginal de São Martinho do Porto. A contar da esquerda: passeio, estacionamento automóvel e via de circulação (ambos em calçada grossa), ciclovia (betuminoso), passeio largo com estacionamento de bicis (em "U" invertido). Um excelente exemplo de acalmia de tráfego, mobilidade, urbanismo e qualidade de vida

- Um casal de utilizadores da ciclovia

- Um utilizador com uma criança a reboque. Note-se que circula no passeio. Em alguns países, a legislação permite, a quem transporta uma criança, circular de bicicleta no passeio.

- Uma boa prática em estacionamento para bicicletas: estrutura metálica em "U" invertido, que permite encostar e trancar com cadeado o quadro da bicicleta, em vez do encaixe da roda.

- A caminho da Foz do Arelho

- Num dia de boa visibilidade, as Berlengas avistam-se a cerca de 30 quilómetros da costa

- Foz do Arelho

- Da Foz do Arelho até às proximidades das Caldas da Rainha, existe uma ciclovia que acompanha a bonita lagoa.

- A lagoa, a alguns quilómetros da foz

- Pela tarde, em plena tertúlia, reunião com responsáveis da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, no centro da cidade, numa rua agora cortada ao trânsito

- Conversa com o Sr. Vereador da Mobilidade, Hugo Oliveira. Mais uma vez, percebe-se que somos nós, cidadãos e comerciantes, que muitas vezes dificultamos a vida aos autarcas, aos sermos muito resistentes a mudanças, principalmente na geometria das vias ou nos sentidos de tráfego da rua onde moramos.

- Jorge Rocha, mentor do projecto "Raínhas bike sharing", aqui também a partilhar da sua experiência

- Dois representantes da comunicação social local

- A Célia, na foto, é a assessora de imprensa da câmara e utlizadora regular de bicicleta. Todos os dias faz os cerca de 3 quilómetros que separam a sua casa do local de trabalho. Em conversa, percebe-se que ela e outras pessoas que se deslocam para a câmara de bicicleta não têm lugar condigno para a estacionar. Sugeri que colocassem, no próximo dia 22 de Setembro, um estacionamento para bicicletas mesmo em frente à câmara, para que as suas bicicletas possam ser vistas por toda a gente. Assim, dá-se o exemplo, que vem de cima, e promove-se a bicicleta como meio de transporte

- Jovens jornalistas da TV Caldas, no museu de ciclismo

- No museu de ciclismo, em conversa com o seu mentor, senhor Mário Lino, que me ofereceu um livro sobre a as origens da volta a Portugal.

- Uma velha glória, que tantas alegrias deu aos fãs do ciclismo em Portugal.

- Visita a um dos postos de levantamento/entrega das bicicletas de uso partilhada das Caldas da Rainha. Utilizando a rede de comerciantes local, este sistema permite levantar uma bicicleta num posto/loja, e entregá-la noutro. Após a aquisiçao do cartão de utilizador, com um custo de 20€/ano, a utilização da bicicleta não tem qualquer encargo. O horário de utilização é o mesmo das lojas. Algumas, estão abertas até à meia noite. Na foto, com o Sr. José Pedro, dona desta loja de bicicletas, que colabora no sistema de uso partilhado de bicicletas das Caldas da Rainha

- Visita à Escola Técnica Empresarial do Oeste. Na foto, com o professor Almerindo Almeida, que explicava como a escola ganha dinheiro com a venda de electricidade à rede, produzida pelos seus painéis solares que ganharam num concurso, no "Rock in Rio". Têm ainda uma horta biológica, cuidada por alunos e professores. "Aqui prepara-se o futuro", dizia-me com orgulho

- Triciclo eléctrico, desenvolvido por alunos e professores da ETEO

- Numa praça do centro das Caldas da Rainha, ainda reinam os carros estacionados.

- A jantar com o Jorge Rocha, num restaurante da Lagoa de Óbidos. Este jovem, que abandonou a carreira de bancário em Lisboa, encontrou a sua paixão na vida: mobilidade em bicicleta. Foi incansável na organização de um dia cheio de eventos e encontros para que este viajante pudesse absorver o máximo de informação. Os meus agradecimentos a ele.

- Uma "Rainha", modelo urbano e resistente. Os caldenses contam para já com 50 bicicletas destas, número que certamente aumentará em breve. De acordo com a empresa que gere o sistema, já foram percorridos mais de 13.500 km com estas bicicletas, tendo sido evitados 2295 kg de CO2 lançados à atmosfera.

DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Horas de utilização de computador: 3:00h
Total de visualizações do blogue: 41.200
Amigos no Facebook: 1.570
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao José Candeias, da Antena 1, pelo apoio a este projecto

Ao Jorge Rocha, pela inesgotável energia com que me acompanhou ao longo de todo este dia.

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos

2 comentários:

  1. Paulo, parece que a tua passagem pelas Caldas da Rainha foi das mais profícuas a nível de contactos realizados, troca de ideias, e atenção dispensada pelos media. :)

    Dá uma enorme satisfação perceber que já há zonas em Portugal onde a bicicleta tem a importância merecida. O litoral é sem dúvida propício à utilização da bicicleta, como tu próprio comprovas - parece-me que nas últimas semanas tens andado em autêntico "modo de passeio" pelas fantásticas ciclovias costeiras. :) Resta fazer com que estas boas práticas ganhem momento e se espalhem pelo resto do país.

    Já agora, é Foz do Arelho e não do "Orelho", apesar do nome alternativo ter a sua piada. :)

    ResponderEliminar
  2. Afinal na Caldas além dos cara....s lolololololo também se investe nas biclas, daqui o meu forte abraço ás Caldas da Rainha, foi lá na ESE que me formei...

    ResponderEliminar

Dia 1 - Moita Dia 2 - Setúbal Dia 3 - Alcácer do Sal Dia 4 - Grândola Dia 5 - Santiago do Cacém Dia 6 - Sines Dia 7 - Vila Nova de Mil Fontes Dia 8 - Zambujeira do Mar Dia 9 - Aljezur Dia 10 - Sagres Dia 11 - Lagos Dia 12 - Portimão Dia 13 - Silves Dia 14 - Albufeira Dia 15 - Loulé Dia 16 - Faro Dia 17 - Tavira Dia 18 - Vila Real de Santo António Dia 19 - Alcoutim Dia 20 - Mértola Dia 21 - Serpa Dia 22 - Beja Dia 23 - Moura Dia 24 - Portel Dia 25 - Évora Dia 26 - Arraiolos Dia 27 - Estremoz Dia 28 - Elvas Dia 29 - Campo Maior Dia 30 - Portalegre Dia 31 - Nisa Dia 32 - Vila Velha de Ródão Dia 33 - Castelo Branco Dia 34 - Idanha-a-Nova Dia 35 - Fundão Dia 36 - Covilhã Dia 37 - Belmonte Dia 38 - Guarda Dia 39 - Celorico da Beira Dia 40 - Aguiar da Beira Dia 41 - Moimenta da Beira Dia 42 - Lamego Dia 43 - Vila Real Dia 44 - Tabuaço Dia 45 - Carrazeda de Ansiães Dia 46 - Vila Nova de Foz Côa Dia 47 - Vila Flôr Dia 48 - Mirandela Dia 49 - Macedo de Cavaleiros Dia 50 - Santa Comba de Rossas Dia 51 - Bragança Dia 52 - Vinhais Dia 53 - Valpaços Dia 54 - Chaves Dia 55 - Vila Pouca de Aguiar Dia 56 - Cabeceiras de Basto Dia 57 - Vieira do Minho Dia 58 - Póvoa de Lanhoso Dia 59 - Guimarães Dia 60 - Braga Dia 61 - Ponte de Lima Dia 62 - Valença Dia 63 - Caminha Dia 64 - Viana do Castelo Dia 65 - Esposende Dia 66 - Póvoa de Varzim Dia 67 - Porto Dia 68 - Espinho Dia 69 - Ovar Dia 70 - Murtosa Dia 71 - Aveiro Dia 72 - Águeda Dia 73 - Sever do Vouga Dia 74 - Oliveira de Frades Dia 75 - São Pedro de Sul Dia 76 - Viseu Dia 77 - Tondela Dia 78 - Santa Comba Dão Dia 79 - Coimbra Dia 80 - Montemor-o-Velho Dia 81 - Figueira da Foz Dia 82 - Pombal Dia 83 - Leiria Dia 84 - Nazaré Dia 85 - Caldas da Raínha Dia 86 - Rio Maior Dia 87 - Alcobaça Dia 88 - Fátima Dia 89 - Tomar Dia 90 - Abrantes Dia 91 - Entroncamento Dia 92 - Alpiarça Dia 93 - Santarém Dia 94 - Coruche Dia 95 - Salvaterra de Magos Dia 96 - Alenquer Dia 97 - Torres Vedras Dia 98 - Mafra Dia 99 - Cascais Dia 100 - Lisboa Image Map Passe com o rato sobre as localidades e aguarde 1 segundo. ...........................................................