domingo, 23 de maio de 2010

Dia de Arranque - Torre de Belém » Azeitão

O entusiasmante dia de arranque deste projecto.

DESCRIÇÃO
15:50h, Torre de Belém | 16:30h, Cais-do-Sodré | 17:15h, Seixal | 18:50h, Azeitão

- O grupo, momentos antes do arranque

Pelas 15:45h, e após a tradicional sessão de fotografias, deu-se início ao projecto "100 dias de bicicleta em Portugal". Acompanhado por amantes das bicicletas, amigos, familiares, representantes da Motovedras, Bio Future House e OFF7 (parceiros deste  projecto) e pelo Sr. Vereador José Sá Fernandes, em amena tertúlia e troca de ideias, pedalámos durante pouco mais de meia hora os 7 km que separam a Torre de Belém do Cais-do-Sodré.

- O km ZERO deste projecto

No Cais-do-Sodré, eu e a bicicleta seguimos de cacilheiro até ao Seixal, de onde pedalei, já sem os companheiros de partida, até Azeitão, em grande parte pela Estrada Nacional 10.

DADOS TÉCNICOS
Consumo de sólidos: 8 bolachas de cereais
Outros modos de transporte utilizados: Cacilheiro, 10 km
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Refeições: 1 jantar, entrecosto e picanha.
Peças de roupa lavada: zero
Horas de utilização de computador: 2:00h
Carregamento de telemóvel e lanterna: painél fotovoltáico

- A "Specialized" equipada a rigor

RELATO PESSOAL:
O dia começou ainda ontem, com os preparativos de todo o equipamento, testes com as malas, sacos e alforges. Decisão sobre o que levar e como levar. Os 3 fatos Pierre Cardin gentilmente cedidos pela DIMODA, roupa casual, roupa interior, PC Magalhães, ferramentas e supelentes, tiverem de ser bem acomodados nos 4 alforges, 1 mala e um saco disponíveis. 20 kg de carga é quanto esta "Specialized" cedida pela Motovedras carrega, para além dos meus 77 kg.

De manhã, pelas 08:30h, entrevista em directo na RTP1, no programa Bom Dia Portugal. Ver o minuto 37 »

De regresso a casa pelas 09:30h, mais alguns contactos de última hora, verificações finais na bici, e a seguir ao almoço, saido da garagem do prédio, percorri os 7 km que separam a minha casa, em Santos, da Torre de Belém. Percurso feito quase na íntegra na ciclovia do rio.

A pedido da minha mãe, e pela primeira vez na vida, benzi-me ao iniciar este projecto e murmurei: "Nossa Senhora de Fátima me acompanhe". Não sou católico praticamente, mas acredito na energia de quem reza ou tem pensamentos positivos por nós. Acredito que a boa energia da minha mãe, bem como a de muitas outras pessoas, acompanha-me neste projecto.
- Um futuro utilizador de bicicleta na cidade de Lisboa

Já na Torre de Belém, uma amena tertúlia de ideias, apoios e experiências sobre bicicletas animam uma hora bem passada de conversa com um grupo de 15 pessoas, entre amigos, familiares, utilizadores de bici e parceiros deste projecto. A chegada do Sr. Vereador José Sá Fernandes animou ainda mais a conversa sobre corredores cicláveis em Lisboa. Com muita atenção, o Sr Vereador ouviu as minhas opiniões sobre o que considero mais prioritário: corredores BICI entre a Baixa e o Campo Grande, o sistema de partilha de bicicletas e as medidas de acalmia de tráfego. Nada que ele não soubesse ou concordasse já. De resto, o seu relato sobre as próximas acções/intenções da Câmara vão nesse mesmo sentido.

- Foto com o Sr. Vereador José Sá Fernandes

Após a sessão de fotos para a posteridade, iniciámos as pedaladas até ao Cais-do-Sodré, a ritmo calmo (10 a 15 km/h). Descontraídamente, analisava-se o "bom" e o "a melhorar" nesta ciclovia. Chegados ao Cais-do-Sodré, os cumprimentos de despedida antes de apanhar o cacilheiro, e a promessa do Sr. Vereador em fazer uma recepção no meu regresso a Lisboa, dia 22 de Setembro, para promoção da bicicleta como meio de transporte a análise do relato deste projecto.

- 2 amigos de longa data, a dar um grande apoio.

Durante a viagem de cacilheiro, fui acompanhado por um utilizador de bici em Lisboa, que todos os dias faz Caneças - Marquês de Pombal de bici, para ir para o seu trabalho. Mais de 40km entre ir e voltar. Excelente exemplo de mobilidade. No Seixal, ele regressou para Lisboa e eu segui de bici em direcção a Coina. À procura da direcção certa para a EN10, fui acompanhado durante 4 km por um utilizador de bici, que vinha do seu trabalho e dirijia-se para casa. Mais um bom exemplo de mobilidade urbana e utilização de modos suaves de transporte.

- Estrada junto à antiga Siderurgia Nacional

Um pouco mais à frente, algo me despertou os sentidos: a imensidão da que já foi a Siderurgia Nacional. Impressionates, as instalações deste complexo industrial.

Este projecto começou logo de início a mexer com os 5 sentidos: há muito tempo que não sentia o cheiro a "campo" enquanto pedalava. Infelizmente, devido à poluição, Lisboa não tem este cheiro. Que bom que foi pedalar em bermas de estradas por entre pinhais.

- Mais 2 grande amigos e amantes da bicicleta e da cidade de Lisboa

Outra sensação a que não estava acostumado: sentir os veículos a passar por mim a 80km/h. Em Lisboa, a minha velocidade média é de cerca de 15 km/h. Quando os veículos me ultrapassam a 50km/h, o diferencial de velocidade entre mim e os veículos é de 35km/h. Aqui, em estrada, extra-urbano, o diferencial é de 65 km/h. Um diferencial maior, sem dúvida, mas compensado pela maior distância entre mim e veículos, graças à existência de bermas.

- A Raquel, que veio dar o seu apoio incondicional

À chegada à Quinta do Conde, novamente companhia: o Paulo Vaz aguardava-me com a sua bicicleta de montanha, para me acompanhar até Azeitão. Pedalámos juntos durante 7 km, enquanto nos cruzávamos com outros utilizadores de bicicleta por aquelas estradas.

- Representantes da MOTOVEDRAS e OFF7, parceiros deste projecto

Asssim correu o dia de arranque deste projecto de promoção da bicicleta como meio suave de transporte nos centro urbanos.

Os meus agradecimentos a todos os que, incondicionalmente, me apoiam nesta pequena aventura por terras Lusas e me têm no seu pensamento.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
Sr. Vereador José Sá Fernandes, da C.M. de Lisboa.
MotoVedras, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pela oferta do fato que hoje utilizei.
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelos painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanternal.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Margarida Abreu e Paulo Vaz, pela hospitalidade em sua casa, em Azeitão, e oferta de refeição quente.

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.