Dia 1 - 22.05.2010, Lisboa » Azeitão, 27 km
Dia 2 - 23.05.2010, Azeitão » Moita, 39 km
Dia 3 - 24.05.2010, Moita » Setúbal, 35 km
Dia 4 - 25.05.2010, Setúbal » Alcácer do Sal, 67 km
Dia 5 - 26.05.2010, Alcácer do Sal » Grândola, 37 km
DESCRIÇÃO
08:30h - Arranque de Alcácer do Sal
09:50h - Chegada a Grândola » ver percurso
11:20h - Apresentação aos alunos
13:30h - Almoço
- Vista à saída do quarto onde pernoitei, ainda em Alcácer do Sal
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 20kg
Distância total percorrida: 37km
Tempo total a pedalar: 2:10h
Inclinação média: suave, com alguns troços inclinados
Consumo de líquidos: 1/2 litro de água
Consumo de sólidos: 4 bolachas de cereais
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Refeições: 1 Almoço: Favas com chouriço
1 Jantar, Sopa de tomate com peixe, Carne de porco com fruta
Peças de roupa lavada: 1 par de meias, 1 calções de ciclismo
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 400
Novos amigos no Facebook: 50
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
RELATO PESSOAL
Grândola Vila Morena
Dia bastante mais calmo que ontem, em termos de pedaladas. De Alcácer do Sal a Grândola são 23km. O único senão são as bermas do IC1, muito danificadas.
- Ainda em Alcácer, em fundo, bicicleta com cesto de carga
- IC1, com bermas largas, mas bastante danificadas em todo o percurso
- Chegada a Grândola, enquanto espero pelo meu contacto
Combinei com o professor Emílio Galhego, encontrar-me com ele na Rotunda de entrada em Grândola.
- Chegada do professor Emílio ao ponto de encontro
Grândola já há muito que tem uma tradição na utilização da bicicleta como meio de transporte. Por iniciativa própria, novos e velhos deslocam-se de bicicleta por toda a cidade, apesar de a autarquia não ter propriamente uma politica no terreno de promoção à utilização da bicicleta. Praticamente não existem ciclovias ou corredores para bicicletas. Os poucos estacionamentos que existem não são os mais aconselhados (podem empenar o aro das rodas da bicicleta) e nem por isso se notam no terreno medidas efectivas de acalmia de tráfego.
- Utilizador e bicicleta, típicos em Grândola
É pena, pois com uma política de promoção à utilização da bicicleta, ou seja, criação no terreno de medidas efectivas de apoio ao ciclista, Grândola poderia muito bem ser uma cidade mais amiga das pessoas e das bicicletas.
Contudo esta vila, de pequena dimensão, tem tráfego reduzido, se comparado com uma grande metrópole, o que por si só cria condições naturais de estímulo à utilização da bicicleta.
Infelizmente, de acordo com o relato de alguns professores, nota-se um aumento do número de veículos junto à escola, de pais que vão levar e buscar os seus filhos às aulas. Pena que assim seja.
Mas há boas notícias. Em breve será colocado estacionamento adequado para bicicletas, em local bem visivel e dentro do complexo da escola, junto à portaria.
- Bicicletas de alunos, encostadas à parede, dentro da escola
- Balneário, onde tomei duche, na escola
- Alunos na sala de apresentação sobre mobilidade e bicicletas
Esta foi uma experiência nova para mim: 120 jovens do 6º ano a assitir a uma apresentação.
Todos sempre muito curiosos com aquele senhor de fato, com uma bicicleta carregada de malas.
E são sempre muito engraçadas e inesperadas as perguntas que eles fazem:
- De onde vem? Para onde vai?
- Onde dorme?
- O fato vem na bicicleta?
- Não tem medo de se perder no caminho?
A apresentação consiste numa série de fotografia, sempre relacionadas com mobilidade e saúde.
- O senhor do fato e a sua bicicleta, na sala de multimédia
- O Magalhâes 2, que acompanha esta viagem, ligado a um LCD
- Almoço na cantina da escola, com o professor Emílio
Hoje tive a tarde livre. Passeei um pouco por Grândola, e aproveitei para por a escrita dia, no que toca a contactos e actualização de informação no blogue. À noite, surgiu o convite para jantar com um grupo de professores da escola e partilhar um momento agradável de troca de experiências.
- Jantar com professores, no restaurante "Canal Caveira"
- À esquerda, professor José Pedro, que gentilmente me albergou esta noite
Estou perplexo com a intensidade deste últimos dias. Desde as pedaladas em si, entre cidades, às visitas a câmaras, às apresentações nas escolas, à logística do alojamento, responder aos 30 a 40 e-mails por dia e actualizar o blogue e o Facebook, tudo me acupa o tempo de uma forma extenuante. Mas muito gratificante!
Com isto, tenho dormido apenas 6 horas por noite. Felizmente, graças ao exercício físico, assim que desço a cabeça na almofada, apago imediatamente.
CURIOSIDADE DO DIA
- Ainda tenho muito que pedalar ...
Eu Pedalo
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MotoVedras, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos que me cedeu.
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Professor Emílio Galhego, pela organização da sala e promoção do evento
Professor José Pedro, por me albergar em sua casa.
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma velinha de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
PRÓXIMAS ETAPAS
Dia 6 - 27.05.2010, Grândola a Santiago do Cacém, arranque pelas 10:00h
Dia 7 - 28.05.2010, Santiago do Cacém a Sines, arranque pelas 08:00h
Dia 8 - 29.05.2010, Sines a Vila Nova de Mil Fontes, arranque pelas 10:00h
Dia 9 - 30.05.2010, V.N.M.F a Zambujeira do Mar, arranque pelas 10:00h
Paulo Guerra dos Santos
205 km percorridos de bici em Portugal, desde 22.05.2010
Paulo
ResponderEliminarEspero que a sua viagem esteja a ser boa.
Pelo que li têm tido uma boa aceitação por parte da malta jovem.
Beijinhos e boa viagem.
Arquinha, muito obrigado por todo o apoio, e pela vossa gentil hospedagem a este pobre ciclista :)
ResponderEliminarAs escolas têm sido uma experiência extraordinária.
Um grande abraço