sábado, 29 de maio de 2010

Dia 6 - V.N. Santo André » Sines

DESCRIÇÃO
09:00h - Arranque de Vila Nova de Santo André
10:00h - Chegada a Sines» ver percurso
10:30h - Apresentação aos alunos da EB 2,3 Vasco da Gama
12:00h - Passeio pela cidade
13:00h - Almoço na cantina da escola
14:30h - Reunião na C.M. de Sines
17:00h - Chegada a casa dos meus anfitriões

20:30h - Jantar na Costa do Norte, Praia do Canto do Mosqueiro

Total: 35 km em 2:15h



RELATO PESSOAL
Pela manhã, fresca, com algumas nuvens, arranquei até Sines. Da casa onde fiquei hospedado, em Santo André, até à escola EB 2,3 em Sines são cerca de 17 km.


- Saída de V.N. de Santo André

A via rápida para Sines passa mesmo ao largo desta cidade. Sempre pela berma, inicío as pedaladas a cerca de 12 km/h, e só passado 20 minutos acelero para 25 km/h. Isto em plano, pois nas subidas faço acima de tudo uma boa gestão do esforço, reduzindo muitas vezes para menos de 10 km/h. Com 20 kg de carga, mais 15 kg da bicicleta, para garantir um esforço mínimo, reduzir a velocidade é a melhor opção.

- Via Rápida entre V.N. de Santo André e Sines, com guias sonoras

A meio do percurso, um pequeno aguaceiro obrigou-me a vestir o impermeável. Felizmente, a chuva parou ao fim de 10 minutos.

- O impermeável, gentilmente oferecido pela MOTOVEDRAS

Pelas 10:00h cheguei à EB 2,3 Vasco da Gama, em Sines, onde parecia que toda a gente estava à minha espera.
Uma professora que passava reconheceu-me, encaminhou-me à porteira, que me disse estar à minha espera, que me redireccionou para o ginásio, onde me aguardava outra auxiliar, que me ajudou a colocar a bicicleta nos balneários onde tomei um duche.
Pelas 10:30h, já de fato, encaminharam-me para o auditório da escola, onda a miudagem já me aguardava, com a energia típica das idades entre os 11 e os 13 anos. Energia essa que aumenta, quando vêm entrar a "Poderosa" equipada com 4 alforges, 1 mala e um saco cama. A euforia é total, quando me vêm tirar o Magalhães 2 da mala e ligá-lo ao projector de LCD.

- No auditório, vista da plateia

- No auditório, vista do orador

- Após a apresentação, os miúdos interessados em ver e tocar

- Foto para a posteridade

Após a apresentação, e cumprimentados diversos alunos, funcionários, cozinheiras, professores e responsáveis da escola, tempo antes do almoço para uma visita guiada ao centro da cidade.

- Eu e o Yury, homem da terra, e utilizador de bicicleta

Guiado pelo Yury (que apesar do nome é 100% Sineense) e acompanhados das nossas bicis, pedalámos pelo centro da cidade, enquanto ouvia relatos, antigos e recentes, da história desta cidade. O Yuri é um homem da terra. Filho do eleitor número 1 de Sines, é difícil andar 10 metros sem que alguém o cumprimente. 

- Visita guiada pela cidade, com o Yuri. Aqui, no Castelo de Sines, onde nasceu Vasco da Gama

- Vista da cidade

- Outra vista da cidade

- De volta à Escola, aqui, com um jovem adepto das pedaladas e, esperemos, futuro utilizador da bicicleta como meio de transporte

O almoço foi oferecido pela escola (o qual agradeço), após o qual, pelas 14:30h reuni com a Senhora Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sines. Um boa hora de conversa sobre mobilidade, modos suaves de transporte, experiências pessoais e claro, mentalidades.

- Eu e a Marisa dos Santos, Vice-Presidente da C.M. de Sines, durante uma agradável conversa

O actual executivo da C.M. de Sines é um movimento independente. Tendo sido uma Câmara ligada à CDU durante décadas, este grupo de "dissidentes" conseguiu mobilizar a população e ter um forte apoio nas últimas eleições autárquicas. A Marisa, além de Vice-Presidente é também Vereadora. Contudo, não é este facto que a torna peça importante neste projecto "100 dias". Mas sim o facto de a Marisa ser, também ela, uma utilizadora diária de bicicleta como meio de transporte, que se desloca de casa para a Câmara Municipal na sua bici.

- Eu, a Marisa, e respectivas bicicletas

- Paulo, Marisa e Sandra, todos utilizadores diários de bici como meio de transporte


A Câmara Municipal de Sines tem prevista, para breve, a construção de uma ciclovia que vai ligar a Porto Covo, a 15 km. Prevê também a redução do número de vias em algumas artérias, bem como outras medidas de acalmia de tráfego, no centro da cidade, começando assim a criar condições para a implementação de uma rede ciclável em Sines. O Duarte Sobral, que não estava presente, também ele utilizador diário de bici, encabeça alguns destes projectos.

Ao final da tarde, um passeio relaxante pela Costa do Norte de Sines, junto à Praia do Canto do Mosqueiro, seguida de uma típica Feijoada de Búzios, em restaurante panorâmico.

- Final de tarde, na Costa do Norte, em Sines


- Jantar com os anfitriões, Patrícia e Yuri, e a Cláudia


SENTIMENTOS, EMOÇÕES, PENSAMENTOS E OUTRAS CAROLICES
Nunca tinha trabalhado, pedagogicamente, com este escalão etário. Dos 11 aos 14 anos, são estes os jovens a quem tenho falado diariamente, nas escolas preparatórias por onde passo. Atentos, enérgicos, curiosos, absorvem toda a informação que lhes dou. Principalmente uma: o meu exemplo pessoal de professor e engenheiro, que se desloca de bicicleta para o trabalho, em Lisboa, e agora, durante 4 meses, por todo o País.
Fazem perguntas que não lembra ao diabo, querem ver e tocar, querem experimentar.


Um trabalho gratificante, pois sente-se que se está a ser/dar um exemplo positivo e construtivo, para estes homens e mulheres de amanhã.


Uma palavra sobre o Yuri: jovem de 38 anos, viajado e conhecedor de outras realidades, nunca foi muito dado aos estudos (palavras dele). Irrequieto e malandro na sua juventude, é agora pessoa responsável, e técnico de SIG na Câmara Municipal de Sines. Conhecido e adorado por grande parte da população de Sines, vive a cidade com uma intensidade cativante. Contactou-me por mail há uns dias dizendo que cá me esperava. E se esperava. Passou o dia inteiro comigo. Organizou o encontro com a Sra. Vice-Presidente, fez uma visita guiada pela cidade e planeou um jantar com amigos. Contou-me estórias de si, dos amigos, da família, da cidade. Amante acima de tudo de um estilo de vida jovem e saudável, consegue manter uma energia aparentemente inesgotável, mesmo com as duas filhotas de 1 e 3 anos, muita activas. Dá o seu BOM exemplo diariamente, ao deslocar-se para o trabalho com a sua bicicleta ou a pé. Os meus maiores agradecimentos a ele, pela hospitalidade.


Sines é um cidade plana. Pouca gente ainda utiliza a bicicleta como meio de transporte. Mas nesta cidade, o exemplo vem de cima. A Vice-Presidente da Câmara e o seu marido, bem como outros colaboradores, deslocam-se de bicicleta para o trabalho. Assim, com o seu exemplo, está dado o primeiro passo para a sensibilização da população para o uso da bicicleta como meio de transporte.


CURIOSIDADE DO DIA
- Sines, e as suas tradições pescatórias


HIPERLIGAÇÃO DO DIA

DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2 
Salas, sacos e alforges: 6, com um total de 20kg
Tempo total a pedalar: 2:15h
Inclinação: suave
Consumo de líquidos: 1/2 litro de água
Consumo de sólidos: 4 bolachas de cereais
Outros modos de transporte utilizados: Nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos

Refeições: Almoço: peixe assado no forno
                Jantar, Feijoada de Búzios
Peças de roupa lavada: 5 camisas, 4 pares de meias, 1 calções de ciclismo, 3 boxers
Horas de utilização de computador: 3:00h

Visualizações do blogue: 300
Novos amigos no Facebook: 30
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos que me cedeu.
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.

Yuri, por ter sido um cicerone extraordinário, e pela sua paixão à família, à cidade e à bicicleta.
Marisa dos Santos, Vice-Presidente da C.M. de Sines.
Yuri e sua família, por me terem albergado em sua casa

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma velinha de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos
289 km percorridos de bici em Portugal, desde 22.05.2010

6 comentários:

  1. No fim desta grande aventura já deves ter material suficiente para escrever um livro! Fica a ideia. ;)

    ResponderEliminar
  2. E aproveito a deixa para meter uma cunha (vá, estamos em Portugal) para o envio de um exemplar assinado por ti...

    Estou a acompanhar-te e-amigo!!!!! ;)

    Aqui á uns anos, em Itália, vi uma senhora com idade para ser minha avó, a chegar a casa das compras, com uma bicicleta. Se fosse aqui, pensavam que a "velha é maluca", ali, nada, ninguém olhaca sequer. Hoje, vejo um senhor que "vive do alcatrão" a abrir a mente destas gentes para o uso das bicicletas.

    PARABÉNS AMIGO

    Estou a acompanhar-te todos os dias. Se na altura te poder dar estadia por estes lados (Ermesinde, perto do Poro, ou Maia), é sem problema, senão poder, quero ir ouvir um desses teus "sermões" á mesa acompanhado de um belo café. Ok, pago eu!!!!

    Boa viagem!!!!

    ResponderEliminar
  3. Frinxas, obrigado pelo apoio. Quando eu estiver mais próximo dessa localidade, lembra-me de novo essa possibilidade de pernoitar em tua casa.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Grande Paulo, já com saudades, cá está a família Morais Correia a torcer por ti.
    Foi um enorme prazer conhecer-te, dar umas pedaladas contigo e dar o nosso pequeno contributo para que realizes o teu, com a tua permissão, agora "nosso" projecto ;-)
    Já vimos que correu tudo bem no dia de ontem, lá para os lados de Vila Nova de Milfontes, também não era de esperar outra coisa, o sacana do vento é que não pára!

    Pessoal! Vamos lá apoiar o GRANDE Paulo ao longo do seu projecto.
    Para aqueles que o querem apoiar:
    Pessoa simples de bom trato, adora pedalar e conversar, não necessita, mas nós damos: um cantinho para pernoitar, um banho quente, uma comidinha caseira é sempre bem-vinda e um bom serão entre amigos, já agora se ele não pedir uma lavagem de roupa não se esqueçam de o fazer, dá sempre jeito nestas aventuras! Não se preocupem que na hora de engomar ele põe a mão na massa.

    Para aqueles que já tiveram o privilégio de o conhecer, só temos que manter viva e passar esta mensagem pedalando!
    Quando passares por Beja e se não te desenrascares, Sines fica só a 100km eheheh! por essa altura o que é isso para ti!

    Um grande abraço aqui da malta amigo e força.

    PS: Não te esqueças de alongar esse cabedal no final das tiradas.

    ResponderEliminar
  5. e já agora um centrum ou outro suplemento vitamínico, não vai mal.

    Gostei de conhecer o Paulo. Interessante a sua aventura solitária, que lhe permite conhecer uma multidão.

    Boa viagem e até ao teu regresso.


    António Braz

    ResponderEliminar

Dia 1 - Moita Dia 2 - Setúbal Dia 3 - Alcácer do Sal Dia 4 - Grândola Dia 5 - Santiago do Cacém Dia 6 - Sines Dia 7 - Vila Nova de Mil Fontes Dia 8 - Zambujeira do Mar Dia 9 - Aljezur Dia 10 - Sagres Dia 11 - Lagos Dia 12 - Portimão Dia 13 - Silves Dia 14 - Albufeira Dia 15 - Loulé Dia 16 - Faro Dia 17 - Tavira Dia 18 - Vila Real de Santo António Dia 19 - Alcoutim Dia 20 - Mértola Dia 21 - Serpa Dia 22 - Beja Dia 23 - Moura Dia 24 - Portel Dia 25 - Évora Dia 26 - Arraiolos Dia 27 - Estremoz Dia 28 - Elvas Dia 29 - Campo Maior Dia 30 - Portalegre Dia 31 - Nisa Dia 32 - Vila Velha de Ródão Dia 33 - Castelo Branco Dia 34 - Idanha-a-Nova Dia 35 - Fundão Dia 36 - Covilhã Dia 37 - Belmonte Dia 38 - Guarda Dia 39 - Celorico da Beira Dia 40 - Aguiar da Beira Dia 41 - Moimenta da Beira Dia 42 - Lamego Dia 43 - Vila Real Dia 44 - Tabuaço Dia 45 - Carrazeda de Ansiães Dia 46 - Vila Nova de Foz Côa Dia 47 - Vila Flôr Dia 48 - Mirandela Dia 49 - Macedo de Cavaleiros Dia 50 - Santa Comba de Rossas Dia 51 - Bragança Dia 52 - Vinhais Dia 53 - Valpaços Dia 54 - Chaves Dia 55 - Vila Pouca de Aguiar Dia 56 - Cabeceiras de Basto Dia 57 - Vieira do Minho Dia 58 - Póvoa de Lanhoso Dia 59 - Guimarães Dia 60 - Braga Dia 61 - Ponte de Lima Dia 62 - Valença Dia 63 - Caminha Dia 64 - Viana do Castelo Dia 65 - Esposende Dia 66 - Póvoa de Varzim Dia 67 - Porto Dia 68 - Espinho Dia 69 - Ovar Dia 70 - Murtosa Dia 71 - Aveiro Dia 72 - Águeda Dia 73 - Sever do Vouga Dia 74 - Oliveira de Frades Dia 75 - São Pedro de Sul Dia 76 - Viseu Dia 77 - Tondela Dia 78 - Santa Comba Dão Dia 79 - Coimbra Dia 80 - Montemor-o-Velho Dia 81 - Figueira da Foz Dia 82 - Pombal Dia 83 - Leiria Dia 84 - Nazaré Dia 85 - Caldas da Raínha Dia 86 - Rio Maior Dia 87 - Alcobaça Dia 88 - Fátima Dia 89 - Tomar Dia 90 - Abrantes Dia 91 - Entroncamento Dia 92 - Alpiarça Dia 93 - Santarém Dia 94 - Coruche Dia 95 - Salvaterra de Magos Dia 96 - Alenquer Dia 97 - Torres Vedras Dia 98 - Mafra Dia 99 - Cascais Dia 100 - Lisboa Image Map Passe com o rato sobre as localidades e aguarde 1 segundo. ...........................................................