11:30h - Arranque de Grândola
13:45h - Chegada a Santiago do Cacém » ver percurso
14:30h - Apresentação aos alunos da EB 2,3 Frei André da Veiga
16:00h - Entrevista e sessão fotográfica para o DN
18:00h - Arranque para Vila Nova de Santo André
18:50h - Visita à Praia do Porto das Carretas (Vacaria)
19:45h - Chegada a casa dos meus anfitriões » ver percurso
Total: 49 km em 3:15h
- Corredor azul. Será um ciclovia?
Em Grândola, antes de partir para Santiago, encontrei esta faixa de pavimento azul. Apesar de não estar sinalizada como tal, esta faixa é, supostamente, um troço de ciclovia. É importante que os responsáveis da mobilidade em Portugal criem normas que uniformizem os diversos aspectos relacionadas com ciclovias, corredores para bicicletas e estacionamentos. Senão, em breve, teremos ciclovias cor-de-rosa e estacionamentos em forma de avestruz.
RELATO PESSOAL
Depois de tomar um belo pequeno almoço (pão e marmelada) oferecido pelos anfitriões, decidi fazer o percurso fora de IC's ou estradas principais, pelo que segui pela antiga Estrada Nacional 120, que liga Grândola a Santiago do Cacém ... por serra. Apesar da inclinação ser média, basicamente são 12 km a subir até Santa Margarida da Serra, uma aldeia bem lá no alto.
- Passagem superior para peões e bicicletas, ainda em Grândola
- E.N. 120, entre Grândola e Santiago do Cacém
25 km separam as duas localidades da etapa de hoje. A E.N. 120, com pavimento regular, não tem bermas para ciclistas, mas tem um tráfego mesmo muito reduzido. Terão passado por mim menos de 30 veículos nesta hora e meia de pedaladas.
- Bicicletas, na localidade de Sta Margarida da Serra
- Caminhos serpenteando pelo Alentejo
- Já percorri 4 destas 6 localidades, neste projecto. Amanhã: Sines
- Chegada a Santiago do Cacém, vindo de Este
- Alunos da E.B. Frei André da Câmara, junto a estacionamento para bicicletas no interior da escola
- Alunos no pavilhão desportivo, antes do início da apresentação
- Uma forma interessante de acalmar o tráfego automóvel junto das escolas: passadeira sobreelevada à cota do passeio. Para ser perfeita, só lhe falta pavimento anti-derrapante na aproximação à mesma.
Santiago praticamente não tem infraestruturas de apoio a quem queira andar de bicicleta. Cidade de pequena dimensão (aprox 10 000 habitantes), tráfego reduzido e não agressivo, acaba por dar, como única desculpa para não ser um cidade ciclável, o facto de estar construída na encosta de uma serra. Mas há semelhança de Lisboa, tem diversos percursos relativamente pouco inclinados, e de pequena distância (menos de 5 km).
Depois da apresentação na escola e de um lanche reforçado, arranquei para Vila Nova de Santo André. A convite de um dos responsáveis da escola, iria lá jantar em sua casa, e pernoitar. Já muito próximo desta cidade de 12000 habitantes, um sinal de informação: Para a esquerda indicava "Centro". Para a direita indicava "Praia". Hesitei. Analisei. Olhei para o relógio. E decidi.
- Ao fundo: Lagoa de Santo André. No inverno, toda esta zona, agora verde, fica inundada.
- "A Poderosa", acabada de rebatizar, junto à Praia do Porto das Carretas
- (sem comentários)
Depois de uns minutos a desfocar a vista no horizonte, pedalei 4 km para trás, e entrei no centro da V.N. de Santo André
- Mini-rotunda. Conceito muito utilizado nos centros urbanos, na Europa Central
- Em casa dos meus anfitriões: uma bici "chopper" de grande estilo
- A minha família de acolhimento por esta noite: Margarida, Antónia e Rangel
Vila Nova de Santo André é uma cidade nova (década de 50), construída e pensada para facilitar a deslocação de pessoas e mercadorias de, e para Sines, numa altura em que se previa que este porto iria ser estratégico para a Europa. Cidade plana, a poucos quilómetros do oceano, ruas largas e vias rápidas com bermas, oferece todas as condições para a utilização da bicicleta como meio de transporte. Contudo, não são visíveis infraestruturas de apoio à utlização/promoção da bicicleta. Existem registos recentes de algumas mortes de peões por atropelamento em passadeira, sinal de que talvez seja tempo de agir na geometria das vias, passeios e passadeiras, obrigando os condutores a circular a velocidades dentro do limite máximo nas vias, e reduzindo na aproximação das passagens de peões.
Hoje, durante o percurso pela E.N. 120, uma via de tráfego muito reduzido, todos os meus sentidos despertaram. Os cheiros do campo, a brisa fresca, os pássaros a cantar, os tractores a lavrar, a pureza do ar que se respira, o isolamento e distância à civilização, a inclinação média da serra, em tudo contribuiram para uma agradável deslocação entre estas duas localidades.
CURIOSIDADE DO DIA
- Dois locais, curiosos com a minha passagem
HIPERLIGAÇÃO DO DIAMenos um carro
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Salas, sacos e alforges: 6, com um total de 20kg
Tempo total a pedalar: 2:55h
Inclinação média: suave, com alguns troços inclinados, e vento contra
Consumo de líquidos: 1 litro de água
Consumo de sólidos: 4 bolachas de cereais, uma barra energética
Outros modos de transporte utilizados: Nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Refeições: Sandes e bolachas
1 Jantar, Frango guisado com arroz e salada.
Peças de roupa lavada: 1 par de meias, 1 calções de ciclismo
Horas de utilização de computador: 2:00h
Visualizações do blogue: 250
Novos amigos no Facebook: 50
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MotoVedras, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos que me cedeu.
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Professor Rangel, da E.B. 2,3 Frei André da Veiga, e sua família
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma velinha de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
254 km percorridos de bici em Portugal, desde 22.05.2010
BOA VIAGEM e-AMIGO
ResponderEliminarObrigado meu caro Frinxas.
ResponderEliminarCumprimentos de Sines, de onde arrancarei daqui a pouco para Vila Nova de Mil Fontes.
Paulo