quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dia 3 - Setúbal » Alcácer do Sal

ETAPAS CUMPRIDAS
22.05.2010, Lisboa » Azeitão
23.05.2010, Azeitão » Moita
24.05.2010, Moita » Setúbal
25.05.2010, Setúbal » Alcácer do Sal

DESCRIÇÃO
11:30h - Volta por Setúbal
12:00h - Barco para Troia
12:30h - Mudança de 2 câmaras de ar
13:00h - Arranque para Alcácer do Sal
15:30h - Chegada à Escola 2,3 Pedro Nunes, Alcácer
16:20h - Apresentação sobre mobilidade em bicicleta
- Alunos e Professores da EB 2,3 de Alcácer do Sal e o fantástico Magalhães 2, que se portou lindamente ligado a um projector

DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 20kg
Distância total percorrida: 67km
Tempo total a pedalar: 2:55h
Inclinação média: suave, com alguns troços inclinados, e vento contra
Consumo de líquidos: 1 litro de água
Consumo de sólidos: 4 bolachas de cereais, uma barra energética
Outros modos de transporte utilizados: Barco, para Troia
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Refeições: Sandes
               1 Jantar, Sopa e bifanas com pão, fruta
Peças de roupa lavada: 1 par de meias, 1 calções de ciclismo
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 400
Novos amigos no Facebook: 80
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

RELATO PESSOAL
Este foi, até hoje, o dia mais longo em tudo: tempo de viagem, distância, eventos, surpresas e imprevistos.

O dia começou por um passeio pelo centro de Setúbal para ver as (poucas) infraestruturas existentes em termos de apoio à utilização da bicicleta como meio de transporte. Pouca coisa se vê nestas matérias, e com muito a corrigir.

- Bom exemplo de via promotora de baixas velocidades nos automóveis
   
- Pequeno troço de uma ciclovia, perto da Av. Luísa Toddy


- Suposto estacionamento para bicicletas

Para além de ser uma estrutura demasiado pequena, esta pode danificar as rodas das bicicletas. Além disso, não promove a utilização da bicicleta, pois está sempre vazio.

À chegada ao Porto de Setúbal, duas más notícias e duas boas.

A primeira boa notícia: uma senhora, acabadinha de sair do barco, vê-me com intenções de comprar o bilhete e diz-me "Pode ficar com o meu de volta. Afinal já não vou precisar"
A primeira má notícia: reparei que tinha o pneu de trás em baixo. Primeiro furo desta volta a Portugal.
Segunda má notícia: os barcos que transportam bicicletas estavam parados devido a obras. Não ía poder levá-la nos barcos pequenos, até Troia.
Segunda boa notícia: em conversa directa com o mestre da embarcação mais pequena, este acedeu em levar-me a "Farrusca", no exterior da embarcação. Ufa!


 - A "Farrusca", no exterior, junto a uma das portas de embarque


- O bilhete de ida, oferta de uma gentil senhora que não necessitava dele

A chegada a Troia pautou-se naturalmente pela substituição da câmara de ar furada.
Terceira má notícia. Assim que terminei de mudar a camara de ar da roda de trás oiço: PFFFFFFFFfffff ...... Rebentou a camara de ar do pneu da frente :)


- A oficina improvisada, junto ao Porto de Troia

Depois de substituídas as duas câmaras de ar, arranquei em direcção a Comporta. Troia está bonita, de cara lavada, com espaços verdes arranjados, lagos e pântanos, golfs, edifícios de arquitectura descontraída, etc .. E até tem ciclovias durante bastantes quilómetros. Medidas físicas no pavimento e na geometria das vias promotoras da tão desejada acalmia de tráfego, na zona do resort, são também visíveis. Algumas rotundas completam o quadro destas medidas.

- Ciclovia segregada em pavimento próprio, com sinalização vertical


- Rectas a perder de vista, e pouco tráfego automóvel, na estrada Troia-Comporta


- Estrada Comporta-Alcácer, com tráfego reduzido


- Chegada a Alcácer do Sal

A chegada à escola pautou-se por uma situação engraçada. Os alunos viram-me chegar equipado à ciclista, com calção e camisola, e depois do duche, viram-me sair de fato de executivo :)


 
- Os alunos, durante a palestra sobre modos suaves de transporte e tecnologia verde de carregamento eléctrico


- Telemóvel de um aluno, a ser carregado pela energia acumulada pelos painéis solares da Bio Future House

O dia não ficaria completo sem a procura de alojamento. Em Alcácer, não tinha contactos nenhuns, pelo que, por sugestão de um aluno desta escola, o Afonso, tentei os Escuteiro. Infelizmente não foi possivel por esta via. As pensões estavam cheias e a coisa estava a complicar-se, quando me apareceu um Anjo da Guarda: A Maria João, membro da direcção do clube de BTT das "Cegonhas do Sado". Sugeriu que eu ficasse a dormir na sede deles. Aceitei. Pelo meio, o Luís, outro membro da direcção de clube sugeriu apresentar-me a outros dois amantes das duas rodas: o Franciso e a Maria das Dores, que me ofereceram refeição e me deixaram pernoitar num espaço anexo à sua habitação. Bem hajam a todos pela hospitalidade e boa vontade em ajudar e receber um estranho.

Dona Licínia, Maria João, Luís e eu

Maria da Dores, eu e Francisco, em suas casas à mesa, depois de jantar

Os meus agradecimentos a todos os que, incondicionalmente, apoiam esta pequena aventura por terras Lusas e me têm no seu pensamento.

CURIOSIDADE DO DIA
- Quando a subida aperta, o ciclista apeia

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MotoVedras, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos que me cedeu.
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao mestre da embarcação de Atlanticferries, por permitir o transporte da bicicleta no barco
Professor Nelson Latas e alunos da EB 2,3 Pedro Nunes, em Alcácer
À direcção do clube de BTT "Cegonhas do Sado", pelos contactos para a estadia
Ao Francisco e à Maria João, por me terem alojado

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma velinha de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

PRÓXIMAS ETAPAS
26.05.2010, Alcácer do Sal a Grândola, arranque pelas 08:0h
27.05.2010, Grândola a Santiago do Cacém, arranque pelas 10:00h
28.05.2010, Santiago do Cacém a Sines, arranque pelas 08:00h

Paulo Guerra dos Santos

168 km percorridos de bici em Portugal, desde 22.05.2010

8 comentários:

  1. Então sempre foste por Troia! :)

    Um abraço,
    João

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  2. deve ser muito fixe conhecer Portugal assim.

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  3. Descrição muito completa do dia. Interessante de seguir. Boa viagem!

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  4. Boa tarde Paulo

    Parabéns pela grande aventura.
    Acompanho com grande interesse essa odisseia.
    Já vi o plano da viagem. Infelizmente o percurso não passa por Ponte da Barca. Mas se houver alterações cá estaremos para uma boa recepção à nossa maneira.

    Boa viagem
    João Pereira

    www.planetalima.com
    http://blogplanetalima.blogspot.com/

    João Pereira

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  5. Parabens pela ideia e pela coragem de a concretizar. Votos de Boas Viagem e fico sempre à espera de ler o diário pois vai decerto ser uma aventura para mim também.

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  6. Olá João. Sim, acabei por vir por Troia.

    BB, é extraordinário conhecer Portugal e os Portugueses desta forma.

    Luía, obrigado pelo comentário acerca da forma de escrita. Qualquer sugestão de melhoria será também bem aceite. Abraço.

    João Pereira, não pernoitarei em Ponte da Barca, mas irei ficar em Ponte de Lima. Passem por lá no dia 2 de Agosto.

    Abraço a todos os que têm acompanhado e/ou comentado sobre est projecto.
    Paulo

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  7. Impecável o report... uma pena andares sózinho (pelo menos parece pelas fotos). Espero que com o decorrer das etapas aumente o "caudal" de bikers ao teu lado.

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  8. Maria, obrigado pelo apoio.

    Paulo, tenho a certeza que com o tempo começarei a ter parceiros de pedaladas.

    Abraço a todos

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