sexta-feira, 16 de abril de 2010

Dia 1 - Arranque do Projecto - 22.05.2010

Em hora e local a anunciar em breve, terá início no próximo dia 22 de Maio, o projecto "100 dias de bicicleta em Portugal", com arranque de Lisboa e destino à Moita, no primeiro dia de pedaladas.

11 comentários:

  1. Bela iniciativa!
    Se na jornada 71 para a 72 pensares em incluir Vagos no périplo (dá para ir daqui para Águeda sem grande desvio!), ofereço dormida e comida e poderias falar com os autarcas da zona, que têm uma ciclovia que começa na zona industrial, acabando a mesma no meio de nada. Em Vagos usa-se muito a bicicleta, mas nada está pensado para ajudar os ciclistas.

    ResponderEliminar
  2. João, está combinado !!! Aceito a tua hospitalidade :) A lista de cidades é apenas a "oficial", de partida e chegada. Pelo meio pretendo visitar outras tantas. Vamos mantendo o contacto. Boas pedaladas !

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns!

    Nasci em Vale de Cambra com família ligada a Aveiro e as histórias da infancia incluiam sempre mulheres que iam evinham de bicicleta.

    A minha filha comprou uma bicicleta para ir para a faculdade.aqui em Lisboa, onde residimos.
    Só tem coragem de a levar até a estação de comboio próxima e rezar para ainda lá estar a tarde.
    O primeiro dia foi ontem (27 de Abril) e hoje, segundo dia já caiu por causa de umas pedras deslocadas!

    Mas não vai desistir.
    Será que antes de acabar o curso ainda vai poder chegar, em segurança, à Cidade Universitária!!!!

    Cumprimentos e boa viagem.
    Rosário Vilaça

    ResponderEliminar
  4. Olá Rosário. Desde Setembro de 2009, o transporte de bicicletas no comboio é possível, sem custos, 24h/24h em qualquer sentido, nos comboios sub-urbanos. Porque a sua filha não leva a bici no comboio, até à cidade universitária? Lá estará sem dúvida amarrada em maior segurança. Em todo o caso ... boas pedaladas !!!

    ResponderEliminar
  5. Bem... Uma palavra... MALUCO

    Estou a brincar claro.

    Chamo-me Nuno Silva, a também sou um amamte das duas roas (com pedais) á muitos anos já! Olho para ela de uma outra maneira, pois faço competição, mas acima de tudo, olha para a bicicleta como meio de transporte e um modo de vida. Faço parte daquele pequeno grupo a que você, hoje, se referiu na Tsf, como aqueles que ninguém repara mas vai de bicicleta todos os dias para o trabalho, quer chova quer faça sol.
    É de louvar uma iniciativa como essa e resta-me desejar-lhe a maior sorte do mundo, e acima de tudo que se divirta e claro... Vá escrevendo no blog, para eu ir acompanhando.

    Sou de Ermesinde, uma cidade a norte do Porto, cerca de 10km do centro da cidade, e se poder ajuda-lo em alguma coisa, comunique. Estarei convencido de que dormida não lhe faltará por esta cidade, pois estou convencido que sendo a "capital" da zona norte, alguma entidade o irá apoiar, acho que, caso não seja o caso... ERMESINDE caro amigo!!! Come-se bem e somos todos simpáticos. Ok, tenho uma cadela que não é muito sociável, mas isso arranja-se!!! ;)


    Coragem!!!!

    Forte abraço e um grande bem haja

    Vou acompanhando esta sua viagem!!

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez eu......

    É de louvar, não que alguém finalmente se lembre das bicicletas, mas confesso, não deixa de ser "estranho" que seja um engenheiro de estradas que o faz!!!!

    Curioso este nosso mundo!!!!

    PARABÉNS GUERRA

    ResponderEliminar
  7. Olá Nuno. Obrigado pelo apoio efusivo. Vindo de gentes do norte, sem que é mesmo sincero. E não tenho dúvida em relação à hospitalidade. Vou comprovar isso em Agosto, altura que conto estar para essas bandas.
    O facto de ser especializado em Vias de Comunicação Rodoviárias é uma das razões que me faz embarcar nesta empreitada.

    Espero vê-lo a acompanhar-me quando passar por aí.
    Saudações ciclísticas !!!
    Paulo

    ResponderEliminar
  8. Foi através do http://faroparaacoisa.blogspot.com/ que te descobri, espero que passes realmente na data prevista pela minha cidade ;) Tenho passeado por alguns países da Europa e a Holanda e a Alemanha são dos países em que se dá mais "prioridade" é certo que são países planos em relação ao nosso mas acredita que se a minha cidade tivesse condições vias semáforos etc... por toda a cidade eu usaria sempre!

    ResponderEliminar
  9. Caro Piri-Piri, se tudo correr como planeado, chegarei a Faro durante a manhã, no dia marcado.
    Para que nas nossas cidades se construam ciclovias, é preciso que nós comecêmos a utilizar mais a bicicleta, pressionando as entidades competentes, e dando o exemplo aos outros.
    Paulo

    ResponderEliminar
  10. Grande aventureiro!!! Admiro a tua dedicação á causa.
    Concordo plenamente no apostar em (re)comecar a utilizar a bicicleta como meio de transporte simples, eficiente, relativamente rápido, económico e que faz bem á saude fisica e emocional. É que talvez não reparemos mas há não mais que 2 décadas atrás era bem mais comum utilizar a bicicleta para ir trabalhar ou ao café ou a qualquer lado dentro da cidade,vila ou aldeia. E ainda vemos velhotes a usar vigososamente a pasteleira ferrugenta de há 50 anos!
    Não fosse nos termos deixado levar pela emocional publicidade á variedade de novos automóveis e pelo que a sociedade considera ser inovador e moderno, e talvez tivessemos aprendido com os nossos avós e pais de que o andar de bicicleta não era só por não haver dinheiro para comprar carro, mas talvez um estilo de vida simples e adaptável a necessidades simples.
    Tenho 32 anos e vivi no entroncamento durante a adolescência e andava de bicicleta por necessidade e por gosto. Na altura muita gente andava de bicicleta, alguns apenas até aos 16 ou 18 anos (altura em que passavam para a mota ou carro), para se deslocar dentro da cidade. Agora quase só vejo quem usa a bicicleta para treino. Perdeu-se o espírito que havia.
    Felizmente como já começa a ser sinal de mentalidade "moderna" pois noutros paises lá fora "já se faz" vamos fazer também!
    Mas pelo menos libertam-se mentalidades e tabus e....."por que não ir ao café ou ao shoping de bicicleta? E se fosse para o trabalho de bici? Até já tenho ciclovia! :-)". Aqui em lisboa há poucas mas já se começa a ver mais pessoas a usar as ciclovias que estão a fazer. É bom sinal e bom exemplo.

    Muito boa iniciativa. Que corra tudo bem e que muita gente se junte a ti para percorrer alguns kms e promover o evento.

    João Bento

    ResponderEliminar
  11. João, obrigado pelo apoio e pelas palavras de paixão e de motivação pelo uso da bicicleta como meio de transporte. Aparece dia 22, sábado, pelas 15:00h, na Torre de Belém, e participa no arranque deste projecto.

    ResponderEliminar

Dia 1 - Moita Dia 2 - Setúbal Dia 3 - Alcácer do Sal Dia 4 - Grândola Dia 5 - Santiago do Cacém Dia 6 - Sines Dia 7 - Vila Nova de Mil Fontes Dia 8 - Zambujeira do Mar Dia 9 - Aljezur Dia 10 - Sagres Dia 11 - Lagos Dia 12 - Portimão Dia 13 - Silves Dia 14 - Albufeira Dia 15 - Loulé Dia 16 - Faro Dia 17 - Tavira Dia 18 - Vila Real de Santo António Dia 19 - Alcoutim Dia 20 - Mértola Dia 21 - Serpa Dia 22 - Beja Dia 23 - Moura Dia 24 - Portel Dia 25 - Évora Dia 26 - Arraiolos Dia 27 - Estremoz Dia 28 - Elvas Dia 29 - Campo Maior Dia 30 - Portalegre Dia 31 - Nisa Dia 32 - Vila Velha de Ródão Dia 33 - Castelo Branco Dia 34 - Idanha-a-Nova Dia 35 - Fundão Dia 36 - Covilhã Dia 37 - Belmonte Dia 38 - Guarda Dia 39 - Celorico da Beira Dia 40 - Aguiar da Beira Dia 41 - Moimenta da Beira Dia 42 - Lamego Dia 43 - Vila Real Dia 44 - Tabuaço Dia 45 - Carrazeda de Ansiães Dia 46 - Vila Nova de Foz Côa Dia 47 - Vila Flôr Dia 48 - Mirandela Dia 49 - Macedo de Cavaleiros Dia 50 - Santa Comba de Rossas Dia 51 - Bragança Dia 52 - Vinhais Dia 53 - Valpaços Dia 54 - Chaves Dia 55 - Vila Pouca de Aguiar Dia 56 - Cabeceiras de Basto Dia 57 - Vieira do Minho Dia 58 - Póvoa de Lanhoso Dia 59 - Guimarães Dia 60 - Braga Dia 61 - Ponte de Lima Dia 62 - Valença Dia 63 - Caminha Dia 64 - Viana do Castelo Dia 65 - Esposende Dia 66 - Póvoa de Varzim Dia 67 - Porto Dia 68 - Espinho Dia 69 - Ovar Dia 70 - Murtosa Dia 71 - Aveiro Dia 72 - Águeda Dia 73 - Sever do Vouga Dia 74 - Oliveira de Frades Dia 75 - São Pedro de Sul Dia 76 - Viseu Dia 77 - Tondela Dia 78 - Santa Comba Dão Dia 79 - Coimbra Dia 80 - Montemor-o-Velho Dia 81 - Figueira da Foz Dia 82 - Pombal Dia 83 - Leiria Dia 84 - Nazaré Dia 85 - Caldas da Raínha Dia 86 - Rio Maior Dia 87 - Alcobaça Dia 88 - Fátima Dia 89 - Tomar Dia 90 - Abrantes Dia 91 - Entroncamento Dia 92 - Alpiarça Dia 93 - Santarém Dia 94 - Coruche Dia 95 - Salvaterra de Magos Dia 96 - Alenquer Dia 97 - Torres Vedras Dia 98 - Mafra Dia 99 - Cascais Dia 100 - Lisboa Image Map Passe com o rato sobre as localidades e aguarde 1 segundo. ...........................................................