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sábado, 4 de setembro de 2010

Dia 87 - Rio Maior a Alcobaça

DESCRIÇÃO 03.09.2010
10:30h - Saída de Rio Maior
13:30h - Chegada a Alcobaça
14:00h - Encontro com elemento da C.M. de Alcobaça

Total do dia: 38 km em 2:40h
Total do projecto: 3.826 km desde 22.05.2010

RELATO PESSOAL
A terra que juntou o nome de dois rios, o Alcôa e o Baça, tem condições orográficas para juntar o útil ao agradável: recuperar uma ribeira e paralelamente criar uma ecovia, a ligar a cidade ao mar, a 13 km.

- À saída do Centro de Estágios de Rio Maior, onde pernoitei

- Rio Maior tem uma ciclovia, que circunda a cidade

- A circundar as Serras

- Um vale, no parque natural

- Próximo da localidade de Benedita, a Poderosa chamou a atenção do João, betetista e futuro viajante de bicicleta, que meteu conversa e contou os seus planos de viajar pelo país de bicicleta.

- Já em Alcobaça

- O Mosteiro, em todo o seu esplendor. Por baixo, passam uma antiga ribeira e os subterrâneos que ligam os diversos monumentos da cidade, utilizados em tempos para fazer passar bens e pessoas, em segredo.

- A usufruir da vista, numa esplanada da cidade

- Conversa com Júlio Moura, técnico da Vereação da Mobilidade, na C.M. de Alcobaça.

É comum, em conversa com técnicos e responsáveis autárquicos, ouvir falar da dificuldade em implementar determinadas medidas de acalmia de tráfego, bem como a desilusão por determinados arranjos urbanísticos, levados a cabo com conceitos de base dúvidosa, por arquitectos e urbanístas de renome. É urgente, acima de tudo, dar ouvidos à população, e respeitar o património, a história e as tradições. Não se pode pegar num conceito, aplicado p.e, numa rua duma cidade dinamarquesa, e copiá-lo tipo "chave na mão" às ruas das cidades e vilas de Portugal. É necessário ter em conta e respeitar o modo de vida, de estar e de pensar das populações, que efectivamente habitam os lugares. Os engenheiros e arquitectos, muitos deles desligados das realidades locais, não podem simplesmente aplicar as suas ideias como se fossem leis universais, obrigando os locais a viver com as suas criações, sem sequer ouvir o que estes têm para dizer e forçando-os muitas vezes a alterar o seu modo de vida, nas localidades onde vivem.

- O Hugo, que reconheceu a Poderosa e meteu conversa por instantes

- Câmara Municipal da Alcobaça

- Rua do centro de Alcobaça

- Estacionamento para bicicletas, infelizmente num local isolado, sem qualquer interesse para os utilizadores.


DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Horas de utilização de computador: 3:00h
Total de visualizações do blogue: 41.750
Amigos no Facebook: 1.580
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao José Candeias, da Antena 1, pelo apoio a este projecto

Ao Júlio Moura, da C.M. de Alcobaça
À Carmen, por me albergar uma noite em Alcobaça

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos

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