Páginas

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dias 50 e 51 - Macedo de Cavaleiros a Santa Comba de Rossas e Bragança

Projecto realizado com uma Specialized Crosstrail Deluxe Elite
Blogue actualizado com Magalhães 2

DESCRIÇÃO 18.07.2010
09:15h - Partida de Macedo de Cavaleiros
10:45h - Chegada a Santa Comba de Rossas
11:00h - Arranque de Santa Comba de Rossas
12:15h - Chagada a Bragança

Total do dia: 46 km em 2:30h
Total do projecto: 2211 km desde 22.05.2010

RELATO PESSOAL
Depois de um dia passado na praia fluvial da Albufeira do Rio Azibo, arranque para Santa Comba de Rossas com a equipa de cicloturismo do ACDR Bela Vista


- Planta e Perfil da etapa de hoje, utilizando http://www.ridewithgps.com/

- A foto de grupo, momentos antes do arranque

- Já na estrada nacional, agora com muito menos tráfego automóvel, desviado para o IP4

- Numa subida, perto de Santa Comba de Rossas

- Em Santa Comba de Rossas, paragem para reforço alimentar. Tempo para fotografar esta Garrafa/leitor de MP3 que veio a animar o grupo com musica popular portuguesa, alto e bom som.

Por indicação desta rapaziada, e por a aldeia de Santa Comba de Rossas ser pequena, não ter estruturas de apoio ao viajante, nem muita gente a viver lá permanentemente, optei por seguir para Bragança, adiantando assim um dia neste projecto. Ainda para mais, o caminho era maioritariamente a descer. Como informação útil, o facto de Santa Comba de Rossas ter sido durante muitos anos a estação de comboios a mais alta altitude, em Portugal, a cerca de 1000m acima do nível médio das águas do mar. Agora, está desactivada.

- Já a caminho de Bragança, um furo. Nada que não se resolva no local.

- A descer para Bragança

- Paragem para descanso. Por aqui, as fontes de água potável e fresca são um ponto de encontro entre cicloturistas, betetistas e viajantes. Aqui despedi-me dos cicloturistas do Bela Vista, que voltaram para Macedo de Cavaleiros e prossegui com outros 3 companheiros de pedaladas, que seguiam na direcção de Bragança.

- A entrada em Bragança fez-se por uma estrada com 3 vias de circulação. Pergunto-me se esta cidade, sede de um concelho com 35 000 habitantes terá assim tanto tráfego que justifique tanta área de ocupação de solo com betuminoso. Detectei também um passeio estreito e nada de corredores para bicicletas.

- Chegada ao ponto de encontro com a minha anfitriã em Bragança, a Céu.

- Castelo, Torre de Menagem e zona antiga de Bragança

-Rua reperfilada, com um só sentido de tráfego, passeios generosos, e obstáculos a evitar o estacionamento abusivo no passeio. O pavimento em blocos de basalto também ajuda a reduzir a velocidade dos automobilistas nesta zona do centro da cidade.

- Numa segunda-feira de manhã, este era o tráfego nesta artéria com 2 vias em cada sentido, mais via de stockagem para viragem à esquerda. Pergunto-me qual terá sido o critério para se construir tamanha via: tráfego para daqui a 40 anos? Questões estéticas? Querer passar a ideia de desenvolvimento? Estimular ainda mais a utilização do automóvel? Quanto terá custado a mais esta via? Quanto irá custar a nós, contribuintes, a manutenção da mesma, ao longo dos próximos anos?

- Vista para Norte-Nordeste. Vou lá amanhã, visitar Rio de Onor

- No interior do Castelo

- Via recentemente construída, para acesso à E.T.A.R. Acompanha o relevo, com uma inclinação mais suave. Assim, não são necessárias grandes escavações, aterros ou obras de arte (pontes ou viadutos)

- Outra rua no centro da cidade

- Boa solução de acalmia de tráfego. Equilibrio entre estética e acessibilidade

A cidade de Bragança tem, na sua generalidade, inclinações suaves para a utilização da bicicleta como meio de transporte. Contudo, as temperaturas elevadas que se fazem sentir nesta altura do ano, aconselham o seu uso apenas durante a manhã, ao final da tarde ou à noite. Não são visíveis no terreno medidas de promoção da bicicleta como meio de transporte.

DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Consumo de líquidos: 1 litros de água
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 1 par de meias
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 450
Novos amigos no Facebook: 15

Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.

Aos cicloturistas do ACDR Bela Vista, por me acompanharem nesta etapa
À Céu, por me albergar estes dias em Bragança

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos

4 comentários:

  1. Não te esqueças de ir a Gimonde comer a Posta... Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Já estas a meio das etapas sim senhor tou a gostar ver, um abraço e força nas "canetas".

    ResponderEliminar
  3. Paulo e Carlos, obrigado pelo vosso apoio. Sei que me seguem ao longe. Um grande abraço.

    Paulo

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez estou encantado com as fotos que são colocadas neste blog. Estive de férias e não segui por algum tempo as pedaladas, mas vejo que são pedaladas com bastante qualidade que me fazem inveja de não ter oportunidade de ficar a conhecer tão bem o País que temos "PORTUGAL".
    Vou recomendar a todos os que falarem mal de portugal que dêm uma vista de olhos por este blog, que para alêm das espetaculares paisagens, têm também, e neste blog é às claras a hospitalidade que o povo portugues sempre o soube ser, mas nem sempre reconhecer.

    Já marquei na minha agenda o dia 22 de setembro para te acompanhar de Cascais a Lisboa.

    Força (ENG.) Paulo
    Boas pedaladas

    ResponderEliminar