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terça-feira, 13 de julho de 2010

Dia 44 - Vila Real a Tabuaço

DESCRIÇÃO 12.07.2010
09:00h - Saída de Vila Real
11:00h - Passagem pela Régua
12:00h - Almoço em Folgosa do Douro
15:30h - Chegada a Tabuaço

Tota do dia: 61 km em 3:45h
Total do projecto: 1981km desde 22.05.2010

RELATO PESSOAL
As cidade escolhidas para este projecto, obrigam-me a subir e descer os vales do Douro. Propositadamente, assim, sou levado a percorrer os vales desta região património mundial.

- Linha Férrea do Corgo (Vila Real), desactivada temporariamente (?)

- Todas as infraestruturas de sinalização estão lá. Faltam os carris e os comboios

- Superestrutura da linha férrea. Ideal para Ecovias pela sua suave inclinação.

- Linha férrea desactivada

- De novo o regresso ao Rio Douro

- Rio Douro

- Acampamento cigano com vista privilegiada sobre o Douro.

No Brasil, algumas favelas já fazem parte dos roteiros turísticos, com visitas guadas ao seu interior. Porque não fazer o mesmo com determinados acampamentos ciganos, para se ficar a conhecer o seu modo de estar na vida?

- Mais Douro

- Descida do Douro em barco

- Paragem para almoço, com vista para o vale do Douro

- Rio Douro

- Sinalização com tamanho desproporcionado, nesta via paralela ao Rio Douro e de inclinação quase nula.

- Quase a molhar os pés no Douro

- Comboio na Linha do Douro. Lindíssima viagem.

- Início da subida para Tabuaço, com o Rio Távora de novo no meu percurso. Apanhei-o na descida de Aguiar da Beira, a caminho de Moimenta de Beira

- Rio Távora

- Vale do Távora

- Tabuaço, bem lá no alto. Pelas suas características orográficas, a Vila de Tabuaço não é simpática para ciclistas. Tem ruas que atinjem os 20% de inclinação. E para chegar à vila, vindo do Douro, temos de escalar 550 metros de altitude



- Planta e perfil do terreno da etapa de hoje, retirado de http://www.ridewithgps.com/

- A ganhar cota para chegar a Tabuaço. No total do dia, tenho 905m de altitude acumulada. É o equivalente a meia Serra da Estrela :)

- Reunião na Câmara de Tabuaço. A contar da esquerda: Sr Presidente da Câmara Municipal João Ribeiro, eu e Alcino Loureiro, técnico superior.

- O meu quarto, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Tabuaço, a quem agradeço a hospitalidade e o bom tratamento.

DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Consumo de líquidos: 2 litros de água
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 1 par de meias
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 400
Novos amigos no Facebook: 10

Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.

Aos B.V. de Tabuaço, por me facilitarem a estadia por uma noite
Ao Sr Presidente João Ribeiro, e Alcino Loureiro, da C.M. de Tabuaço

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos

4 comentários:

  1. Esse site está muito bom para desenhar percursos e ver de imediato as paredes que é preciso subir!

    Também estou a trabalhar com outro, que é útil para o GPS, acrescenta altimetrias de percursos já gravados:

    http://www.gpsvisualizer.com/elevation

    Estou a ver é que a subida para a Guarda foi uma brincadeira de criança! :)


    Rui Sousa

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  2. A Guarda é uma cidade ciclável, comparado com isto aqui ;) Subir e descer os vales do Douro é extraordinário.

    Abraço.

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  3. Há que encarar as subidas pelo seu lado positivo: quando se sobe estamos a acumular "saldo" de energia potencial gravítica. :) Mais cedo ou mais tarde lá havemos de tomar partido desse saldo acumulado numa saborosa descida!

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  4. Paulo Ribeiro, resumindo: depois de uma subida vem sempre um descida :)

    Abraço

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