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segunda-feira, 12 de julho de 2010

Dia 43 - Lamego a Vila Real

DESCRIÇÃO 11.07.2010
07:20h - Arranque de Lamego
08:00h - Passagem por Peso da Régua
10:30h - Chegada a Vila Real

Total do dia: 41km em 2:50h
Total do projecto: 1920 km de bicicleta desde 22.05.2010

RELATO PESSOAL
Um dia interessante de pedaladas num sobe e desce constante, entre a cota do Rio Douro, a 100m de altitude, e o topo das serras, a mais de 500m, num total de 850m de altitude acumulada. Um dos percursos, teve 18 km de subida. Sinto que cada vez me ultrapasso mais. Mas o surpreendente, é que cada vez é mais fácil fazê-lo. Estarei a ficar vicicado, ao ponto de já ser normal subir e descer serras de bicicleta, com a "Poderosa" carregada com 25 kg de carga?

- Da janela do quarto, vista para nascente pelas 06:15h

- Os primeiros 12 km da etapa de hoje foram sempre a descer.

- Ainda em cotas mais elevadas, vista para a Serra do Marão que domina a paisagem

- 40 minutos de descida, e a Rio Douro avista-se pela primeira vez, neste projecto, em Peso da Régua

- Novamente a subir, num ponto alto, o maciço rochoso central da Serra do Marão

- Paragem a meio da subida para Santa Marta de Penaguião

- Um momento de contemplação

- Aqui tomei café na esplanada. No automóvel da foto, ouvia-se alto e bom som um "aperta, aperta com ela"

- A importância da vinha e do vinho é notória em cada metro que se percorre, nesta região

- A placa indica Vila Real a 7 km. A foto, mostra a cidade lá ao fundo

- Numa nova descida, moínhos de água

- As vinhas do Douro têm uma característica própria: acompanham as curvas de nível do terreno. Assim, conseguimos perceber a orografia, a forma das encostas e a sua evolução em altitude.

- Sou recebido em Vila Real com uma rotunda que não estimula o condutor a reduzir a velocidade, com ramos de entrada e saída a passar "ao lado" da placa central.

- Câmara Municipal de Vila Real

- Um centro comercial tem estacionamento para bicis, mas do tipo "empena rodas" e demasiado longe da entrada.

- Em Vila Real existe uma antiga linha férrea desactivada. Tem um potencial enorme como ciclovia ou ecopista.

- Para terminar o dia, fui visitar o Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Aqui, um garanhão para reprodução.

- Um burro de Miranda do Douro, em cativeiro para reprodução

DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Consumo de líquidos: 1 litro de água
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 1 par de meias
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 400
Novos amigos no Facebook: 10
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.

Ao Nuno Trigo e seus colegas de apartamento, por me facilitarem a estadia por uma noite, em Vila Real

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos

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