Páginas

domingo, 30 de maio de 2010

Dia 7 - Sines » Vila Nova de Mil Fontes

DESCRIÇÃO
16:30h - Arranque de Sines
17:50h - Porto Covo
18:40h - Vila Nova de Mil Fontes
20:45h - Pôr-do-Sol no Atlântico
21:00h - Jantar
22:00h - Casa dos meus anfitriões

Total: 47km em 2:20h
- Alentejo no seu melhor

RELATO PESSOAL
O dia de hoje foi aproveitado para dormir um pouco até mais tarde. Durante a semana, tenho-me deitado sempre depois das 02:00h da manhã. Entre actualização do blogue e do Facebook, responder a e-mails e fazer contactos, sobram pouco mais de 6 horas por noite para dormir. Felizmente, são 6 horas de sono profundo.

Esta manhã, aproveitei para passar a ferro as camisas lavadas no dia anterior. Porque raio as camisas têm tantos vincos quando saiem da máquina de lavar?

- A passar a ferro, no meu quarto improvisado

Pelas 16:30h despedi-me do Yury e da sua famíia. Mais uma vez, uma família extraordinária, de uma simpatia e acolhimento de fazer inveja ao melhor dos cicerones. O meu bem haja a eles.

- A família de Yuri vem despedir-se de mim, na partida para V. N. de Mil Fontes


- Eu e o Yuri, no momento em que nos despedimos, em Sines. Voltaremos a ver-nos, amigo.


- Ciclovia ?

À saída de Sines, um troço de uma ciclovia. Deixo aqui um alerta para os projectistas, executantes e mandantes deste país: a utilização da bicicleta não se prende com uma brincadeira de passeio de final de tarde. As vias que se criam têm de ser, acima de tudo, corredores práticos, lineares, seguros e rápidos, para que se possa chegar ao local de trabalho, sem ziguezaguear pelos obstáculos da cidade.

- Complexo indústrial de sines

Pedalando na via rápida, com berma, questiono-me porque não se aproveita um parte desta para criar um corredor ciclável entre cidades? Veja-se o exemplo abaixo.

- Corredor para bicicletas em via extra-urbana

- Litoral Alentejano, entre Sines e Porto Covo

- Porto Covo

- Entre Porto Covo e V.N. de Mil Fontes


- Um adepto das duas rodas
- Outro adepto das duas rodas, este em sentido contrário

- Avenida principal de V.N. de Mil Fontes

- Loja de aluguer de bicis, e desportos diversos

A Ana, proprietária da SudAventura, e sua mãe, gentilmente me cederam guarida por esta noite. Bastou um telefonema, apresentar-me, e rapidamente se percebeu que a paixão pela aventura e a hospitalidade destas duas mulheres era do tamanho do coração. Os meus agradecimentos pela simpatia à Ana, Dona Isa (sua mãe) e Sr. Hélder (seu pai).


- Bicis amarradas em estacionamento próprio, junto a supermercado. Pena ser do tipo "quebra rodas".

- Bicicleta adaptada ao transporte de carga

- Estacionamento para bicis, com dois aspectos a melhor: a localização e a estrutura.

Importa referir que os estacionamentos para bicicletas devem estar junto aos locais de maior fluxo de pessoas. Este encontra-se localizado em zona de estacionamento para automóveis, longe da zona de atracção de pessoas. Também é do tipo "quebra rodas"


- Zona livre entre o estacionamento e a via de circulação

Exemplo de como o espaço para o corredor ciclável está lá (neste caso usado como valeta de escoamento de águas pluviais)

- A "Poderosa" depois de ter conquistado mais 47 km de estrada

- Pôr-do-Sol em V.N. de Mil Fontes

- Uma das vantagens da bicicleta é poder-se estacionar ao lado da mesa do restaurante onde se janta

- Primeira experiência de condução nocturna, enquanto procuro a casa da Dona Isa, a 3 km do centro da vila.

CURIOSIDADE DO DIA

- Parque Natural do "SouthWest" Alentejano e Costa Vicentina

DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Salas, sacos e alforges: 6, com um total de 20kg
Tempo total a pedalar: 2:20h

Inclinação: plano
Consumo de líquidos: 1/2 litro de água
Consumo de sólidos: 4 bolachas de cereais
Outros modos de transporte utilizados: Nenhum

Duches: 1, de aprox.10 minutos
Refeições: Almoço: massa com carne
                Jantar, Sardinha assada

Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo
Horas de utilização de computador: 3:00h

Visualizações do blogue: 300
Novos amigos no Facebook: 20
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos que me cedeu.
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.

Ana, Dona Isa e Sr Hélder, pela hospitalidade e serão tão agradável.

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma velinha de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos
336 km percorridos de bici em Portugal, desde 22.05.2010

3 comentários: