09:30h - Arranque de São Teotónio
10:00h - Chegada a Zambujeira do Mar » ver percurso
10:15h - Apresentação na EB1 da Zambujeira
11:15h - Arranque para Aljezur
13:30h - Chegada a Aljezur » ver percurso
15:00h - Apresentação na EB1/J.I., de Aljezur
17:00h - Visita à vila e às praias da zona
Total: 43 km em 2:30h
- Vista da Arrifana, Aljezur, com maresia
RELATO PESSOAL
Começou bem este dia, que representou a entrada no reino dos Algarves.
De manhã despedi-me do propríetário da pensão onde fiquei albergado, em São Teotóneo. Gente que gosta de falar com "estrangeiros". Segui para a Escola Básica 1º Ciclo da Zambujeira do Mar, a 7 km quase sempre a descer. 20 minutos de bicicleta, a "esgalhar" a 35 km/h.
Na escola, esperavam-me duas turmas da primária. Miúdos dos 6 aos 9 anos, com uma atenção redobrada, tal era a curiosidade com o "senhor da bicicleta". A "poderosa" equipada com 5 malas também os impressiona.
- Na sala de aula da primária da Zambujeira do Mar
- Pergunta "Quem daqui tem bicicleta?"
- No final, a natural curiosidade de ver ao perto e tocar a "poderosa", gentilmente cedida pela MOTOVEDRAS para este projecto
Feita a apresentação, os alunos vêm ao recreio despedir-se de mim ao portão, acenando com o braço.
O sentimento de dever cumprido assola-me, e parto para a próxima escola, sentindo que esta primeira experiência com miúdos da primária correu bem.
- Pelo caminho, vejo esta relíquia, abandonada, da extinta Junta Autónoma de Estradas. A placa em azulejos mostra a data de 1933.
- Estradas do Algarve, com pavimento regular, mas praticamente sem berma em todo o percurso
- Ponte de Odeceixe, limite administrativo entre Alentejo e Algarve
- Num país desenvolvido, a via que vêm à direita seria certamente uma ciclovia paralela à estrada nacional, em todo o seu traçado. Aqui, é apenas um curto acesso rural.
- Estradas do Algarve, com rectas a perder de vista, mas sem ciclovias
Na chegada à Escola, em Aljezur, deparei-me com algo: a estrada que dá acesso è entrada principal da escola, que já teve dois sentido, foi reformulada de forma a ter apenas um sentido, e mais estacionamento para automóveis. Assim, sobrou espaço para um corredor para bicicletas. Infelizmente, não está lá definido, nem sequer em pintura.
- Arruamento com largura suficiente para ter um corredor para bicicletas
- Junto à entrada da escola, no exterior, uma bicicleta amarrada. De quem será?
- O auditório da escola, com 120 alunos e professores
- Um aluno a testar o mini gerador eólico da Bio Future House
- Pergunta: "Quem tem uma bicicleta em casa?"
- Na tela, um ciclista a transportar um bebé, no atrelado da sua bicicleta, na Moita
- E aqui está: o Maurice, dono da bicicleta amarrada no exterior da escola. Faz todos os dias 7 km de sua casa à escola, muitas vezes acompanhado pelo pai. Excelente exemplo.
Nota: tenho insistido com os responsáveis das escolas que, por razões de visibilidade, segurança e promoção do uso da bicicleta como meio de transporte, as estruturas para estacionamento de bicicleta devem estar no interior da escola, junto à portaria. E nunca do tipo "empena rodas"
- A natural curiosidade dos miúdos, para ver e tocar a "poderosa"
- Alunos a "dominar" o Magalhães 2, na internet.
Ao final da tarde, por convite de uma professora da escola, fui conhecer a vila de Aljezur, e as praias da Amoreira, Monte dos Clérigos e Arrifana. Lindíssimas e selvagens, num dia com maresia.
- Rochedo, na praia da Arrifana
SENTIMENTOS, EMOÇÕES, PENSAMENTOS E OUTRAS CAROLICES
Hoje o dia foi de uma intensidade estonteante. Visitas a duas escolas e respectivas apresentações. Pelo meio, mais de 40 km pedalados, visitas à vila e praias de Aljezur e actualização do blogue. Com tudo isto, tenho dormido 6 horas diárias.
Hoje, pela primeira vez na vida, pediram-me autógrafos. E este pedido, vindo de crianças dos 6 aos 9 anos, teve um gostinho muito especial. É que eles são do mais inocente e sincero que há. Se pediram autógrafos, é porque realmente gostaram de mim, da apresentação e do tema da mesma. Venham mais escolas. Venham mais adeptos da bicicleta.
DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Salas, sacos e alforges: 6, com um total de 20kg
Inclinação: parte suave, parte serra.
Consumo de líquidos: 1 litro de água
Consumo de sólidos: 4 bolachas de cereais
Outros modos de transporte utilizados:
Duches: 1, de aprox.20 minutos, aquecida por painél solar térmico
Refeições: Almoço: Bitoque
Jantar, Pizza
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 1 par de meias
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 500
Novos amigos no Facebook: 20
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos que me cedeu.
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Aos professores da escola, que simpaticamente me ofereceram o almoço e me deram guarida esta noite.
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.
Paulo Guerra dos Santos
426 km percorridos de bici em Portugal, desde 22.05.2010