terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dia 84 - Leiria a (Nazaré)

HIPERLIGAÇÃO DO DIA
Percursos cicláveis na Suiça aqui »»

DESCRIÇÃO 31.08.2010
11:00h - Saída de Leiria
13:30h - Chegada à Praia da Parede
17:00h - Regresso à Praia da Pedra do Ouro

Total do dia: 51 km em 3:20h
Total do projecto: 3.693 km desde 22.05.2010

RELATO PESSOAL
Um dia pedalado ao longo do impressionante Pinhal de Leira, com quilómetros e quilómetros de ciclovia a levar-nos até ao oceano, e a pedalar junto à costa.

- Alguns quilómetros depois de sair de Leiria, percebe-se que estamos na Marinha Grande

- À saída da Marinha Grande, começa a ciclovia do Pinhal, que com uma extensão de 6 quilómetros, nos leva atá à praia de São Pedro de Moel.

- A ciclovia é segregada da via de circulação automóvel, a N242-2, ora por separador rígido, ora por separador flexível

-A ciclovia

- Pelo Pinhal de Leiria, o zigzaguear na ciclovia acompanha a N242-2

- Mais ciclovia, segregada do trânsito automóvel, confere-nos uma maior segurança nas pedaladas

- Em São Pedro de Moel, um utilizador de bicicleta passeia-se na estrada

- Praia de São Pedro de Moel

- O centro da localidade

- Já em direcção à Nazaré, uma outra ciclovia é utilizada por um casal, que se passeia com o seu filho
- Civlovia junto à Praia da Pedra de Ouro. Desnecessária a pintura do pavimento, pois é em betuminoso, o que confere só por si conforto e segurança na rolagem da bicicleta.

- Na Praia de Paredes, após o almoço, a usufruir de um momento de descontração

- Ao longo da ciclovia, existem pontos de descanso e de observação da paisagem, que tornam este percurso ainda mais agradável

DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Horas de utilização de computador: 3:00h
Total de visualizações do blogue: 40.440
Amigos no Facebook: 1.565
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao José Candeias, da Antena 1, pelo apoio a este projecto

Ao Nuno Oliveira, pela hospitalidade por uma noite, em Praia da Pedra do Ouro
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos

Dia 83 - Pombal a Leiria

HIPERLIGAÇÃO DO DIA
Sistema de partilha de bicicletas no Instituto Politénico de Leiria aqui »»

DESCRIÇÃO 29.08.2010
17:30h - Saída de Pombal
20:00h - Chegada a Leiria

Dia Seguinte:
13:00h - Almoço com membros da wSMS e da C.M. de Leiria
14:30h - Visita ao campus do I.P. de Leiria e teste às bicicletas de uso partilhado
17:00h - Reunião na Câmara Municipal de Leiria

Total do dia: 39 km em 2:20h
Total do projecto: 3642 km desde 22.05.2010

RELATO PESSOAL
A passagem por Leiria marcou mais um ponto neste projecto. Existem pessoas em Portugal a desenvolver sistemas electrónicos de partilha de bicicletas, idênticos aos de Barcelona e Paris, adaptados ao mercado nacional, com bicicletas "made in Portugal". Uma boa notícia na área da mobilidade e qualidade de vida para os centros urbanos do nosso país.

- De Pombal, é possível pedalar pelos "caminhos de Fátima", por estradas municipais de tráfego reduzido, a caminho de Leiria.

- Por caminhos secundários, descobrem-se tradições seculares

- Na Bidoeira, um painel de betão com azulejos desenham um mapa que representa as vias principais da freguesia. Ideal para viajantes como eu, com necessidade de informação mais detalhada que o mapa à escala 1:250.000 que transporto

- Entrada em Leiria, pelo norte da cidade

- Num bairro novo, com boa arquitectura, as vias que o circundam não permitem a circulação de peões em segurança, pela falta de passeios. A mobilidade está comprometida para quem se queira deslocar a pé para o centro da cidade.

- Num protocolo entre o Instituto Politécnico de Leiria, a Câmara Municipal e a empresa wSMS, foi criado o sistema electrónico de partilha de bicicletas (Bike sharing). Ainda em fase de teste, foram colocados dois postos de entrega/levantamento de bicicletas, nos dois campus do instituto, que distam a cerca de 2 quilómetros um do outro. Inaugurado em Março deste ano, conta com cerca de 50 utilizadores registados, cada um com o seu cartão magnético de identificação. São disponibilizadas para já 12 bicicletas, fabricadas em Águeda, pela Órbita. Todo o sistema foi desenvolvido pela wSMS, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria.

- Em tudo semelhante a outros sistemas utilizados na Europa, as bicicletas encontram-se trancadas e ligadas a uma base rígida, em jeito de mobiliário urbano.

- O sistema de tranca é flexível, e encaixa facilmente na base

- Através de um cartão magnético, o utilizador pode escolher qual a bicicleta que pretende levantar

- Após a escolha, o sistema automaticamente desbloqueia a bicicleta, que está neste momento pronta a rolar até ao próximo posto, onde poderá ser entregue e trancada electronicamente após utilização

- A contar da esquerda: João Pedro Silva (investigador e professor do I.P.L), Daniel Pereira e Fernando Carvalho, mentores do projecto wSMS

O João Pedro Silva está a desenvolver um projecto muito interessante na área da segurança rodoviária e psicologia comprtamental do condutor, no âmbito da sua tese de doutoramento. "Artilhou" um automóvel com equipamento de medição de velocidade, aceleração vertical e câmaras de video, que registam dezenas de dados enquanto diversos tipos de condutores passam por 18 passadeiras diferentes, em vias de geometria variada. Apesar de ainda não ter compilado todos os mais de 6000 inputs de informação que tem, já afirma com alguma certeza: o condutor é o principal factor de variação dos resultados.

- Câmara Municipal de Leiria

- Sr. Vereador do Trânsito, Transportes e Segurança Rodoviária, António Carlos Martinho 

- A foto da praxe, despois de uma conversa que dá a entender que todos estão a puxar no mesmo sentido, entre a Câmara, o IPL e a wSMS. Falta agora apenas um pouco mais de atitude e coragem para mudar as mentalidades dos munícipes através de campanhas de informação e sensibilização para os modos suaves de transportes e medidas de acalmia de tráfego.

- O Castelo e o centro da cidade de Leiria

DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Horas de utilização de computador: 3:00h
Total de visualizações do blogue: 40.167
Amigos no Facebook: 1.564
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao José Candeias, da Antena 1, pelo apoio a este projecto

Ao Daniel Pereira e Fernando Carvalho da wSMS, João Pedro Silva do IPL, Andreia e Paulo da C.M. de Leiria pela simpatia e partilha de informação técnica.
À Sandra Gaspar e sua "família" pela hospitalidade por duas noites

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos

domingo, 29 de agosto de 2010

Dia 82 - Figueira da Foz a Pombal

HIPERLIGAÇÃO DO DIA
Cycle and Walking Tourism Congress, em Espanha aqui »»

DESCRIÇÃO 28.08.2010
09:30h - Arranque da Figueira da Foz
12:30h - Chegada a Pombal~

Total do dia: 49 km em 2:45h
Total do projecto: 3.603 km desde 22.05.2010

RELATO PESSOAL
Um dia calmo de pedaladas para chegar a uma cidade sem estresses, nesta altura do ano.

- Estação de Caminhos de Ferro da Figueira da Foz, vista da ponte, a caminho de Pombal

- Ao ver esta placa senti saudades de casa :)

- Continúo sem entender muita da sinalética por esse país fora. Alguém sabe o que é M.nha ?

- Num acto insólito, conheci esta senhora que se faz deslocar (bem devagar, diga-se) nesta moto eléctrica. Vai com frequência a Pombal, e volta, num total de 30 km, neste veículo que atinge os 35 km/h em plano.

- Um passeio de veículos clássicos, com muitas Vespas no meio, a cruzarem-se comigo.

- Já no centro de Pombal

- Visita ao Castelo

- A colocação de uma passadeira com semáforos, pode induzir o peão a erro. Muitas vezes, o peão ao ver uma passadeira, nem se apercebe que esta é semaforizada, pensando que tem prioridade ao atravessá-la, sem se aperceber do sinal vermelho. Com semáforos, ao invés de passadeira (zebra) deve ser colocado uma passagem de peões (2 guias paralelas)

- Uma boa prática em medidas de acalmia de tráfego: passadeira sobreelevada à cota do passeio, mobiliário urbano (vasos) e elementos paisagísticos (flores)

DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Horas de utilização de computador: 3:00h
Total de visualizações do blogue: 39.750
Amigos no Facebook: 1.563
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao José Candeias, da Antena 1, pelo apoio a este projecto

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dias 80 e 81 - Coimbra a Montemor-o-Velho e Figueira da Foz

HIPERLIGAÇÃO DO DIA
Cycle Chic, em Copenhaga aqui »»

DESCRIÇÃO 25.08.2010
12:30h - Arranque de Coimbra, pelo Choupal
14:30h - Chegada a Montemor-o-Velho
15:00h - Reunião na C.M. de Montemor-o-Velho
17:00h - Arranque para a Figueira da Foz
19:00h - Chegada à Figueira da Foz

DESCRIÇÃO 26.08.2010
10:00h - Visita à cidade da Figueira da Foz
14:30h - Reunião na C.M. da Figueira da Foz

Total dos dois dias: 71 km em 4:05h
Total do projecto: 3.554 km desde 22.05.2010
 
RELATO PESSOAL
O dia em que avistei pela primeira vez o carteiro ... na sua bicicleta eléctrica.

- O percurso de Coimbra a Montemor-o-Velho fez-se na totalidade pelo Choupal de Coimbra, sempre lado-a-lado com a vala artificial de rega

- Os extensos arrozais nas margens do Mondego estão verdes

- 27 quilómetros totalmente planos e avista-se o castelo de Montemor-o-Velho

- O largo da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

- Depois da reunião com a Sra. Vereadora da Mobilidade, Isabel Quinteiro, a foto da praxe, para registo no blogue.

- Vista do Castelo de Montemor-o-Velho, para poente

- Já a caminho da Figueira da Foz, uma bela surpresa: na pequena localidade de Ereira, uma bela praia fluvial, frequentada pelas gentes locais. Agradou-me o isolamento do local, fora dos grandes circuítos turísticos.

- A conversa com a Isabel Quinteira revelou que se planeia construir um centro de alto rendimento por estas bandas, para os desportos náuticos. Enquadrado nesse projecto, está a construção de um ciclovia que ligará Coimbra à Figueira da Foz, passando por Montemor-o-Velho. De acordo com a Sra Vereadora, o arquitecto responsável planeia contruir a ciclovia entre a estrada e a vala, ao lado desta última.

É fundamental que os responsáveis pelo planeamento e urbanismo, que agora começam a projectar ecovias e ciclovias: não olhem apenas para os conceitos tradicionais de urbanismo e arquitectura aquando da concepção de vias para ciclistas, sem antes terem a devida expriência e informação sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte. A bicicleta tem de ser encarada como muito mais que um veículo de lazer e deve ser enquadrada no espaço público com o devido respeito e atenção que merece, de forma a estimular a sua fácil utilização.

- A Poderosa, perto da Foz do Rio Mondego

- A Figueira da Foz já se avista, ao fundo

- Estacionamento para bicicletas no terminal rodo-ferroviário da Figueria da Foz. A melhorar: o tipo de estrutura e a localização mais próxima da estação.

- A Figueira da Foz tem uma ciclovia junto à marginal, com alguns troços em falta pelo meio. Contudo, vêm-se muitos utilizadores de bicicleta por toda a cidade, que é plana ou com inclinações muito suaves.

- Finalamente avistei um carteiro, a distribuir o correio nas novas bicicletas eléctricas dos CTT. Parabéns a este homem por ter escolhido a bicicleta como meio de transporte e distribuição de carga, no seu dia-a-dia de trabalho.

- Uma pequena loja/oficina de bicicletas, a lembrar que este é um negócio que permite a criação de emprego próprio, nas ruas e bairros históricos da cidade, próximo das pessoas.

- Um sinal de informação de direcções, a indicar o "futuro" parque urbano.

- Palacete recuperado pela C.M. da Figueira da Foz, agora centro da juventude.

- O Eduardo e a Teresa Gaspar, do Espaço Juventude, da C.M. da Figueira da Foz. Este ano, pela primeira vez, a Semana Europeia da Mobilidade vai ser celebrada nesta cidade costeira e vários eventos estão a ser preparados, na promoção aos modos suaves de transporte.

- Uma "Esmaltina" amarrada a um poste

- É muito comum ver os estrangeiros que nos visitam, trazerem as suas bicicletas nos seus veículos. Pena que na maioria das cidades portuguesas, tenham uma desilusão, pois ainda não existem redes cicláveis por cá.

- A Figueira da Foz é conhecida pelos seus extensos areais nas praias

. Uma boa solução: dois passadiços, paralelos. Um para peões, outro para ciclistas

- Ao fundo do passadiço, estacionamento para bicicletas. A melhorar: o estacionamento ainda está a uns 100 metros da praia. Um dos principais conceitos da bicicleta é o de porta-a-porta, pelo que o estacionamento deve estar o mais próximo possível do local de destino.

- A Poderosa numa praia da Figueira da Foz, já com os seus pneus novos, com rasto. Os pneus totalmente lisos e de baixo perfil revelaram-se ineficazes, a furar constantemente. Para uma viagem de touring como esta, são necessários pneus com perfil alto e cardados, para aguentar com os mais variados tipos de pavimentos, buracos, vidros e pedras que se encontram pelo caminho. A somar a tudo isto, o peso extra da carga transportada nos alforges aumenta a pressão sobre os pneus, contribuindo para a grande quantidade de furos que já tive.

- Outro troço da ciclovia, na Figueira da Foz

- Mais uma loja/oficina num bairro da cidade. Estes espaços costumam ter equipamentos a bom preço, para além de um bom profisisonal por trás do balcão.

- A Figueira da Foz, cidade destino de muitos no Verão, tem todo o potencial de se tornar uma cidade com uma rede ciclável bem definida. Em muitas das suas ruas já chegaram as tão desejadas medidas de acalmia de tráfego, caminhando-se assim no bom sentido para uma mobilidade mais sustentável.

DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Horas de utilização de computador: 3:00h
Total de visualizações do blogue: 39.300
Amigos no Facebook: 1.564
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.
Ao José Candeias, da Antena 1, pelo apoio a este projecto

À Cláudia e ao Carlos Neto, por me albergarem na Figueira de Foz
À Sra. Vereadora das Obras Públicas e Mobilidade da C.M. de Montemor-o-Velho, Isabel Quinteiro
À Sra Teresa Gaspar, do Departamento da Juventude da C.M. da Figueira da Foz
À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos
Dia 1 - Moita Dia 2 - Setúbal Dia 3 - Alcácer do Sal Dia 4 - Grândola Dia 5 - Santiago do Cacém Dia 6 - Sines Dia 7 - Vila Nova de Mil Fontes Dia 8 - Zambujeira do Mar Dia 9 - Aljezur Dia 10 - Sagres Dia 11 - Lagos Dia 12 - Portimão Dia 13 - Silves Dia 14 - Albufeira Dia 15 - Loulé Dia 16 - Faro Dia 17 - Tavira Dia 18 - Vila Real de Santo António Dia 19 - Alcoutim Dia 20 - Mértola Dia 21 - Serpa Dia 22 - Beja Dia 23 - Moura Dia 24 - Portel Dia 25 - Évora Dia 26 - Arraiolos Dia 27 - Estremoz Dia 28 - Elvas Dia 29 - Campo Maior Dia 30 - Portalegre Dia 31 - Nisa Dia 32 - Vila Velha de Ródão Dia 33 - Castelo Branco Dia 34 - Idanha-a-Nova Dia 35 - Fundão Dia 36 - Covilhã Dia 37 - Belmonte Dia 38 - Guarda Dia 39 - Celorico da Beira Dia 40 - Aguiar da Beira Dia 41 - Moimenta da Beira Dia 42 - Lamego Dia 43 - Vila Real Dia 44 - Tabuaço Dia 45 - Carrazeda de Ansiães Dia 46 - Vila Nova de Foz Côa Dia 47 - Vila Flôr Dia 48 - Mirandela Dia 49 - Macedo de Cavaleiros Dia 50 - Santa Comba de Rossas Dia 51 - Bragança Dia 52 - Vinhais Dia 53 - Valpaços Dia 54 - Chaves Dia 55 - Vila Pouca de Aguiar Dia 56 - Cabeceiras de Basto Dia 57 - Vieira do Minho Dia 58 - Póvoa de Lanhoso Dia 59 - Guimarães Dia 60 - Braga Dia 61 - Ponte de Lima Dia 62 - Valença Dia 63 - Caminha Dia 64 - Viana do Castelo Dia 65 - Esposende Dia 66 - Póvoa de Varzim Dia 67 - Porto Dia 68 - Espinho Dia 69 - Ovar Dia 70 - Murtosa Dia 71 - Aveiro Dia 72 - Águeda Dia 73 - Sever do Vouga Dia 74 - Oliveira de Frades Dia 75 - São Pedro de Sul Dia 76 - Viseu Dia 77 - Tondela Dia 78 - Santa Comba Dão Dia 79 - Coimbra Dia 80 - Montemor-o-Velho Dia 81 - Figueira da Foz Dia 82 - Pombal Dia 83 - Leiria Dia 84 - Nazaré Dia 85 - Caldas da Raínha Dia 86 - Rio Maior Dia 87 - Alcobaça Dia 88 - Fátima Dia 89 - Tomar Dia 90 - Abrantes Dia 91 - Entroncamento Dia 92 - Alpiarça Dia 93 - Santarém Dia 94 - Coruche Dia 95 - Salvaterra de Magos Dia 96 - Alenquer Dia 97 - Torres Vedras Dia 98 - Mafra Dia 99 - Cascais Dia 100 - Lisboa Image Map Passe com o rato sobre as localidades e aguarde 1 segundo. ...........................................................