domingo, 30 de maio de 2010

Dia 8 - V.N.M.F. a Zambujeira do Mar

DESCRIÇÃO
10:00h - Visita ao Moínho da Asneira
11:45h - Arranque de Galeado, a 3 km de V.N.M.F
13:15h - Chegada a Zabujeira do Mar » ver percurso
18:00h - Chegada a São Teotónio

Total: 47 km em 2:35h

- Antigo moínho de marés, a 4 km de Vila Nove de Mil Fontes, junto ao Rio Mira

RELATO PESSOAL
De manhã, o meu anfitrião convidou-me para me mostrar um pequeno segredo: um antigo moínho de marés, agora recuperado e utilizado como quinta de turismo de habitação

- Perspectiva da quinta, com vista para o Rio Mira

Um amigo combinou fazer comigo o percurso deste dia, utilizando a sua ... mota. Chegou pelas 11:00h a casa dos meus anfitriões, e feitas as despedidas e equipada a "poderosa", lá seguimos rumo à Zambujeira do Mar.


Daniel, Dona Isa, Sr Helder e eu

- A 10 km/h nas subidas, e 40 km/h nas descidas, o meu amigo Daniel acompanho-me na sua Yamaha "R1", com os intermitentes ligados. A média foi de 22 km/h

- Pela N393, a caminho da Zambujeira do Mar

- À chegada a Zambujeira do Mar

- Daniel, a estacionar a "R1"

- As "Poderosas" lado a lado

- Bicicletas amarradas nas ruas do centro

As ruas do centro da Zambujeira do Mar estão cortadas ao trânsito em muitos locais, não permitindo a circulação de veículos. Esta acção é uma excelente medida de redução do tráfego, permitindo ganhar espaço e segurança para peões e ciclistas, ou seja, todos nós.

- Esplanadas na estrada


- Avenida principal da localidade cortada ao trânsito

- A caminho de São Teotónio, a 7 km, onde iria pernoitar

DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Salas, sacos e alforges: 6, com um total de 20kg
Inclinação: suave
Consumo de líquidos: 1/2 litro de água
Consumo de sólidos: 4 bolachas de cereais
Outros modos de transporte utilizados: a mota do Daniel, que me acompanhou
Duches: 1, de aprox.10 minutos

Refeições: Almoço: Feijoada de Chocos
                 Jantar, Bitoque com ovo
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 300
Novos amigos no Facebook: 20
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos que me cedeu.
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.

Ana, Dona Isa e Sr Hélder, pela hospitalidade

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma velinha de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos
383 km percorridos de bici em Portugal, desde 22.05.2010

Dia 7 - Sines » Vila Nova de Mil Fontes

DESCRIÇÃO
16:30h - Arranque de Sines
17:50h - Porto Covo
18:40h - Vila Nova de Mil Fontes
20:45h - Pôr-do-Sol no Atlântico
21:00h - Jantar
22:00h - Casa dos meus anfitriões

Total: 47km em 2:20h
- Alentejo no seu melhor

RELATO PESSOAL
O dia de hoje foi aproveitado para dormir um pouco até mais tarde. Durante a semana, tenho-me deitado sempre depois das 02:00h da manhã. Entre actualização do blogue e do Facebook, responder a e-mails e fazer contactos, sobram pouco mais de 6 horas por noite para dormir. Felizmente, são 6 horas de sono profundo.

Esta manhã, aproveitei para passar a ferro as camisas lavadas no dia anterior. Porque raio as camisas têm tantos vincos quando saiem da máquina de lavar?

- A passar a ferro, no meu quarto improvisado

Pelas 16:30h despedi-me do Yury e da sua famíia. Mais uma vez, uma família extraordinária, de uma simpatia e acolhimento de fazer inveja ao melhor dos cicerones. O meu bem haja a eles.

- A família de Yuri vem despedir-se de mim, na partida para V. N. de Mil Fontes


- Eu e o Yuri, no momento em que nos despedimos, em Sines. Voltaremos a ver-nos, amigo.


- Ciclovia ?

À saída de Sines, um troço de uma ciclovia. Deixo aqui um alerta para os projectistas, executantes e mandantes deste país: a utilização da bicicleta não se prende com uma brincadeira de passeio de final de tarde. As vias que se criam têm de ser, acima de tudo, corredores práticos, lineares, seguros e rápidos, para que se possa chegar ao local de trabalho, sem ziguezaguear pelos obstáculos da cidade.

- Complexo indústrial de sines

Pedalando na via rápida, com berma, questiono-me porque não se aproveita um parte desta para criar um corredor ciclável entre cidades? Veja-se o exemplo abaixo.

- Corredor para bicicletas em via extra-urbana

- Litoral Alentejano, entre Sines e Porto Covo

- Porto Covo

- Entre Porto Covo e V.N. de Mil Fontes


- Um adepto das duas rodas
- Outro adepto das duas rodas, este em sentido contrário

- Avenida principal de V.N. de Mil Fontes

- Loja de aluguer de bicis, e desportos diversos

A Ana, proprietária da SudAventura, e sua mãe, gentilmente me cederam guarida por esta noite. Bastou um telefonema, apresentar-me, e rapidamente se percebeu que a paixão pela aventura e a hospitalidade destas duas mulheres era do tamanho do coração. Os meus agradecimentos pela simpatia à Ana, Dona Isa (sua mãe) e Sr. Hélder (seu pai).


- Bicis amarradas em estacionamento próprio, junto a supermercado. Pena ser do tipo "quebra rodas".

- Bicicleta adaptada ao transporte de carga

- Estacionamento para bicis, com dois aspectos a melhor: a localização e a estrutura.

Importa referir que os estacionamentos para bicicletas devem estar junto aos locais de maior fluxo de pessoas. Este encontra-se localizado em zona de estacionamento para automóveis, longe da zona de atracção de pessoas. Também é do tipo "quebra rodas"


- Zona livre entre o estacionamento e a via de circulação

Exemplo de como o espaço para o corredor ciclável está lá (neste caso usado como valeta de escoamento de águas pluviais)

- A "Poderosa" depois de ter conquistado mais 47 km de estrada

- Pôr-do-Sol em V.N. de Mil Fontes

- Uma das vantagens da bicicleta é poder-se estacionar ao lado da mesa do restaurante onde se janta

- Primeira experiência de condução nocturna, enquanto procuro a casa da Dona Isa, a 3 km do centro da vila.

CURIOSIDADE DO DIA

- Parque Natural do "SouthWest" Alentejano e Costa Vicentina

DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Salas, sacos e alforges: 6, com um total de 20kg
Tempo total a pedalar: 2:20h

Inclinação: plano
Consumo de líquidos: 1/2 litro de água
Consumo de sólidos: 4 bolachas de cereais
Outros modos de transporte utilizados: Nenhum

Duches: 1, de aprox.10 minutos
Refeições: Almoço: massa com carne
                Jantar, Sardinha assada

Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo
Horas de utilização de computador: 3:00h

Visualizações do blogue: 300
Novos amigos no Facebook: 20
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos que me cedeu.
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.

Ana, Dona Isa e Sr Hélder, pela hospitalidade e serão tão agradável.

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma velinha de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos
336 km percorridos de bici em Portugal, desde 22.05.2010

sábado, 29 de maio de 2010

Dia 6 - V.N. Santo André » Sines

DESCRIÇÃO
09:00h - Arranque de Vila Nova de Santo André
10:00h - Chegada a Sines» ver percurso
10:30h - Apresentação aos alunos da EB 2,3 Vasco da Gama
12:00h - Passeio pela cidade
13:00h - Almoço na cantina da escola
14:30h - Reunião na C.M. de Sines
17:00h - Chegada a casa dos meus anfitriões

20:30h - Jantar na Costa do Norte, Praia do Canto do Mosqueiro

Total: 35 km em 2:15h



RELATO PESSOAL
Pela manhã, fresca, com algumas nuvens, arranquei até Sines. Da casa onde fiquei hospedado, em Santo André, até à escola EB 2,3 em Sines são cerca de 17 km.


- Saída de V.N. de Santo André

A via rápida para Sines passa mesmo ao largo desta cidade. Sempre pela berma, inicío as pedaladas a cerca de 12 km/h, e só passado 20 minutos acelero para 25 km/h. Isto em plano, pois nas subidas faço acima de tudo uma boa gestão do esforço, reduzindo muitas vezes para menos de 10 km/h. Com 20 kg de carga, mais 15 kg da bicicleta, para garantir um esforço mínimo, reduzir a velocidade é a melhor opção.

- Via Rápida entre V.N. de Santo André e Sines, com guias sonoras

A meio do percurso, um pequeno aguaceiro obrigou-me a vestir o impermeável. Felizmente, a chuva parou ao fim de 10 minutos.

- O impermeável, gentilmente oferecido pela MOTOVEDRAS

Pelas 10:00h cheguei à EB 2,3 Vasco da Gama, em Sines, onde parecia que toda a gente estava à minha espera.
Uma professora que passava reconheceu-me, encaminhou-me à porteira, que me disse estar à minha espera, que me redireccionou para o ginásio, onde me aguardava outra auxiliar, que me ajudou a colocar a bicicleta nos balneários onde tomei um duche.
Pelas 10:30h, já de fato, encaminharam-me para o auditório da escola, onda a miudagem já me aguardava, com a energia típica das idades entre os 11 e os 13 anos. Energia essa que aumenta, quando vêm entrar a "Poderosa" equipada com 4 alforges, 1 mala e um saco cama. A euforia é total, quando me vêm tirar o Magalhães 2 da mala e ligá-lo ao projector de LCD.

- No auditório, vista da plateia

- No auditório, vista do orador

- Após a apresentação, os miúdos interessados em ver e tocar

- Foto para a posteridade

Após a apresentação, e cumprimentados diversos alunos, funcionários, cozinheiras, professores e responsáveis da escola, tempo antes do almoço para uma visita guiada ao centro da cidade.

- Eu e o Yury, homem da terra, e utilizador de bicicleta

Guiado pelo Yury (que apesar do nome é 100% Sineense) e acompanhados das nossas bicis, pedalámos pelo centro da cidade, enquanto ouvia relatos, antigos e recentes, da história desta cidade. O Yuri é um homem da terra. Filho do eleitor número 1 de Sines, é difícil andar 10 metros sem que alguém o cumprimente. 

- Visita guiada pela cidade, com o Yuri. Aqui, no Castelo de Sines, onde nasceu Vasco da Gama

- Vista da cidade

- Outra vista da cidade

- De volta à Escola, aqui, com um jovem adepto das pedaladas e, esperemos, futuro utilizador da bicicleta como meio de transporte

O almoço foi oferecido pela escola (o qual agradeço), após o qual, pelas 14:30h reuni com a Senhora Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sines. Um boa hora de conversa sobre mobilidade, modos suaves de transporte, experiências pessoais e claro, mentalidades.

- Eu e a Marisa dos Santos, Vice-Presidente da C.M. de Sines, durante uma agradável conversa

O actual executivo da C.M. de Sines é um movimento independente. Tendo sido uma Câmara ligada à CDU durante décadas, este grupo de "dissidentes" conseguiu mobilizar a população e ter um forte apoio nas últimas eleições autárquicas. A Marisa, além de Vice-Presidente é também Vereadora. Contudo, não é este facto que a torna peça importante neste projecto "100 dias". Mas sim o facto de a Marisa ser, também ela, uma utilizadora diária de bicicleta como meio de transporte, que se desloca de casa para a Câmara Municipal na sua bici.

- Eu, a Marisa, e respectivas bicicletas

- Paulo, Marisa e Sandra, todos utilizadores diários de bici como meio de transporte


A Câmara Municipal de Sines tem prevista, para breve, a construção de uma ciclovia que vai ligar a Porto Covo, a 15 km. Prevê também a redução do número de vias em algumas artérias, bem como outras medidas de acalmia de tráfego, no centro da cidade, começando assim a criar condições para a implementação de uma rede ciclável em Sines. O Duarte Sobral, que não estava presente, também ele utilizador diário de bici, encabeça alguns destes projectos.

Ao final da tarde, um passeio relaxante pela Costa do Norte de Sines, junto à Praia do Canto do Mosqueiro, seguida de uma típica Feijoada de Búzios, em restaurante panorâmico.

- Final de tarde, na Costa do Norte, em Sines


- Jantar com os anfitriões, Patrícia e Yuri, e a Cláudia


SENTIMENTOS, EMOÇÕES, PENSAMENTOS E OUTRAS CAROLICES
Nunca tinha trabalhado, pedagogicamente, com este escalão etário. Dos 11 aos 14 anos, são estes os jovens a quem tenho falado diariamente, nas escolas preparatórias por onde passo. Atentos, enérgicos, curiosos, absorvem toda a informação que lhes dou. Principalmente uma: o meu exemplo pessoal de professor e engenheiro, que se desloca de bicicleta para o trabalho, em Lisboa, e agora, durante 4 meses, por todo o País.
Fazem perguntas que não lembra ao diabo, querem ver e tocar, querem experimentar.


Um trabalho gratificante, pois sente-se que se está a ser/dar um exemplo positivo e construtivo, para estes homens e mulheres de amanhã.


Uma palavra sobre o Yuri: jovem de 38 anos, viajado e conhecedor de outras realidades, nunca foi muito dado aos estudos (palavras dele). Irrequieto e malandro na sua juventude, é agora pessoa responsável, e técnico de SIG na Câmara Municipal de Sines. Conhecido e adorado por grande parte da população de Sines, vive a cidade com uma intensidade cativante. Contactou-me por mail há uns dias dizendo que cá me esperava. E se esperava. Passou o dia inteiro comigo. Organizou o encontro com a Sra. Vice-Presidente, fez uma visita guiada pela cidade e planeou um jantar com amigos. Contou-me estórias de si, dos amigos, da família, da cidade. Amante acima de tudo de um estilo de vida jovem e saudável, consegue manter uma energia aparentemente inesgotável, mesmo com as duas filhotas de 1 e 3 anos, muita activas. Dá o seu BOM exemplo diariamente, ao deslocar-se para o trabalho com a sua bicicleta ou a pé. Os meus maiores agradecimentos a ele, pela hospitalidade.


Sines é um cidade plana. Pouca gente ainda utiliza a bicicleta como meio de transporte. Mas nesta cidade, o exemplo vem de cima. A Vice-Presidente da Câmara e o seu marido, bem como outros colaboradores, deslocam-se de bicicleta para o trabalho. Assim, com o seu exemplo, está dado o primeiro passo para a sensibilização da população para o uso da bicicleta como meio de transporte.


CURIOSIDADE DO DIA
- Sines, e as suas tradições pescatórias


HIPERLIGAÇÃO DO DIA

DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2 
Salas, sacos e alforges: 6, com um total de 20kg
Tempo total a pedalar: 2:15h
Inclinação: suave
Consumo de líquidos: 1/2 litro de água
Consumo de sólidos: 4 bolachas de cereais
Outros modos de transporte utilizados: Nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos

Refeições: Almoço: peixe assado no forno
                Jantar, Feijoada de Búzios
Peças de roupa lavada: 5 camisas, 4 pares de meias, 1 calções de ciclismo, 3 boxers
Horas de utilização de computador: 3:00h

Visualizações do blogue: 300
Novos amigos no Facebook: 30
Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos que me cedeu.
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.

Yuri, por ter sido um cicerone extraordinário, e pela sua paixão à família, à cidade e à bicicleta.
Marisa dos Santos, Vice-Presidente da C.M. de Sines.
Yuri e sua família, por me terem albergado em sua casa

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma velinha de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos
289 km percorridos de bici em Portugal, desde 22.05.2010
Dia 1 - Moita Dia 2 - Setúbal Dia 3 - Alcácer do Sal Dia 4 - Grândola Dia 5 - Santiago do Cacém Dia 6 - Sines Dia 7 - Vila Nova de Mil Fontes Dia 8 - Zambujeira do Mar Dia 9 - Aljezur Dia 10 - Sagres Dia 11 - Lagos Dia 12 - Portimão Dia 13 - Silves Dia 14 - Albufeira Dia 15 - Loulé Dia 16 - Faro Dia 17 - Tavira Dia 18 - Vila Real de Santo António Dia 19 - Alcoutim Dia 20 - Mértola Dia 21 - Serpa Dia 22 - Beja Dia 23 - Moura Dia 24 - Portel Dia 25 - Évora Dia 26 - Arraiolos Dia 27 - Estremoz Dia 28 - Elvas Dia 29 - Campo Maior Dia 30 - Portalegre Dia 31 - Nisa Dia 32 - Vila Velha de Ródão Dia 33 - Castelo Branco Dia 34 - Idanha-a-Nova Dia 35 - Fundão Dia 36 - Covilhã Dia 37 - Belmonte Dia 38 - Guarda Dia 39 - Celorico da Beira Dia 40 - Aguiar da Beira Dia 41 - Moimenta da Beira Dia 42 - Lamego Dia 43 - Vila Real Dia 44 - Tabuaço Dia 45 - Carrazeda de Ansiães Dia 46 - Vila Nova de Foz Côa Dia 47 - Vila Flôr Dia 48 - Mirandela Dia 49 - Macedo de Cavaleiros Dia 50 - Santa Comba de Rossas Dia 51 - Bragança Dia 52 - Vinhais Dia 53 - Valpaços Dia 54 - Chaves Dia 55 - Vila Pouca de Aguiar Dia 56 - Cabeceiras de Basto Dia 57 - Vieira do Minho Dia 58 - Póvoa de Lanhoso Dia 59 - Guimarães Dia 60 - Braga Dia 61 - Ponte de Lima Dia 62 - Valença Dia 63 - Caminha Dia 64 - Viana do Castelo Dia 65 - Esposende Dia 66 - Póvoa de Varzim Dia 67 - Porto Dia 68 - Espinho Dia 69 - Ovar Dia 70 - Murtosa Dia 71 - Aveiro Dia 72 - Águeda Dia 73 - Sever do Vouga Dia 74 - Oliveira de Frades Dia 75 - São Pedro de Sul Dia 76 - Viseu Dia 77 - Tondela Dia 78 - Santa Comba Dão Dia 79 - Coimbra Dia 80 - Montemor-o-Velho Dia 81 - Figueira da Foz Dia 82 - Pombal Dia 83 - Leiria Dia 84 - Nazaré Dia 85 - Caldas da Raínha Dia 86 - Rio Maior Dia 87 - Alcobaça Dia 88 - Fátima Dia 89 - Tomar Dia 90 - Abrantes Dia 91 - Entroncamento Dia 92 - Alpiarça Dia 93 - Santarém Dia 94 - Coruche Dia 95 - Salvaterra de Magos Dia 96 - Alenquer Dia 97 - Torres Vedras Dia 98 - Mafra Dia 99 - Cascais Dia 100 - Lisboa Image Map Passe com o rato sobre as localidades e aguarde 1 segundo. ...........................................................